O rei Mohammed VI, comandante supremo e chefe do estado-maior da Guerra Geral das Forças Armadas Reais dirigiu, quinta-feira passada, um discurso intitulado  "apelo do dia", pela ocasião do sexagésimo quarto aniversário da corporação das Forças armadas.

Eis o texto do discurso real:

Oficiais, oficiais não-comissionados e soldados

Neste importante dia que coincide com do mês sagrado do Ramadã, todos comemoram o sexagésimo quarto aniversário da corporação das Forças Armadas Reais, uma ocasião preciosa na qual se celebram os dados, significados nacionais e valores estabelecidos, perante a qual se acompanha o surgimento das forças pelas ordens do falecido o Rei Mohammed V, e seu companheiro na luta e na construção, o Rei Hassan II, revendo o processo que estas forças armadas reais  levaram a cabo durante o ano passado, bem como o que se espera, dando, mostrando disciplina e comprometimento, além do sacrifício incondicional de todos os membros de exército.

A esse respeito, como comandante supremo e chefe do Estado-Maior da Guerra Real das Forças Armadas Reais, não podemos deixar de não valorizar seus esforços incansáveis que visam fortalecer o controle e a proteção de nossas fronteiras, por terra, por mar e por ar. mobilizando o elemento humano, com equipamento necessário e os meios avançados de monitoramento para enfrentar efetivamente as várias ameaças, graças á firmeza de nossos soldados nas nossas províncias do sul, mobilizados em prol da defesa de nossa integridade territorial, e de todos os membros de nosso exército que mantém a segurança nas fronteiras com vigilância e firmeza.

No mesmo espírito de disciplina e dedicação que caracteriza seus esforços dentro da patria, continuando com abstrações a cumprir os nobres deveres no contexto das operações de manutenção da paz, como no caso da República Democrática do Congo e da África Central,  consolidando a equipe militar  no setor de saúde, como caso do hospital de campo em Zaatari. De acordo com os valores da solidariedade humana, enraizados com autenticidade e sabedoria, bem como pelo equilíbrio do Reino envolvendo as questão, de organização e estruturação de diferentes seminários internacionais, em parceria com as Nações Unidas, aproveitando as aquisições e ganhos valiosos, acumulados e experiências reais.

Oficiais, oficiais não-comissionados e soldados,

Orgulhamos  de nossas forças armadas e da sua pronta disponibilidade sob nossa liderança, podendo só agradecer pelos procedimentos promovidos sob Altas Ordens Reais no campo do serviço militar, constituindo um modelo para uma boa gestão e supervisão em todas as etapas do processo de integração do trigésimo sexto regimento, fornecendo infraestrutura, pelo ensino e recursos pedagógicos. Visando ainda as mulheres soldados, com um desenvolvimento profissional, aspirações das nossas jovens integrar o tecido social e engajar nos projetos de construção civil, com espírito de patriotismo e responsabilidade.

O entendimento constante ao apelo da nação e aos sacrifícios em prol do orgulho e da soberania, incrementando o registro histórico do ano, tornando-se um envolvimento imediato e forte com respeito ás instruções do rei no combate à epidemia, que afetou o país, tanto quanto outros países do mundo, mobilizando todos os recursos humanos, materiais, médicos e logísticos disponíveis. Cujas forças armadas mobilizadas, aptos a enfrentar essa pandemia e limitar a sua repercussão.

Demonstraram, como sempre, a boa vontade e qualificação para participar lado a lado com as demais partes na gestão deste flagelo, com preparação e através da implantação de hospitais militares de campo, com diferentes centros afiliados às Forças Armadas Reais, capacitados a abrigar e isolar as pessoas infectadas pelo vírus corona. As forças prontos ainda para fortalecer os centros hospitalares afiliados ao Ministério da Saúde com kits médicos e estruturas sociais e de enfermagem, pertencentes aos diversos quadros das Forças Armadas Reais, da Gendarmaria Real e das forças auxiliares.  Divulgando as mais magníficas imagens de solidariedade nacional e profissional, lado a lado com seus colegas civis, de todas as instituições do Reino de Marrocos.

A rápida interação das unidades pertencentes aos diferentes componentes terrestres, aéreos e marítimos, ligados às forças da gendarmeria real, com forte envolvimento nas linhas de frente contra essa pandemia, com apoio das agências de segurança nacional, das forças auxiliares e dos interesses da administração territorial e da proteção civil, o que possibilita a conscientização e a aplicação civil das medidas de quarentena, como compromisso de todos os marroquinos para sair deste impasse do quadro da saúde .

Oficiais, oficiais não-comissionados e soldados,

O importante desenvolvimento das Forças Armadas Reais, em termos do quadro profissional e da posição do país a nível nacional e internacional é ter um incentivo para lidar de maneira sábia e decisiva com todas as situações e desafios futuros, sem perder de vista as tarefas básicas de defesa e dos compromissos diários, com a mesma eficácia e vigilância.

Nesse contexto, nosso interesse é de continuar a modernizar e equipar as unidades que decorre de nossa ânsia, constante para capacitar e fortalecer a defesa com os meios necessários, de acordo com um plano de interesse abrangente e integrado, com a próxima do final da década, sob às diretrizes supremas, permitindo a realização o que foi programado, protegendo a pátria e defender seus santuários e ganhos.

Finalmente, espera-se alcançar o senho da pogramação militar em termos, da segurança, de planos medicais e sociais, bem como em todos os projetos, extraíndos as lições para apoiar as energias promissoras nas fileiras das forças armadas, incentivando a inovação e a criatividade em todos os campos, sobretudo na pesquisa científica, de modo que estejam sempre prontos para enfrentar novos desafios com mais eficiência e eficácia.

Esperando que o nosso país perpetue as bênçãos da segurança, de estabilidade e de prosperidade, tornando este dia um amanhã brilhante, que leve consigo as sementes de esperança, de bondade e de desenvolvimento para nosso povo, chamando o Todo-Poderoso para que conceda grande misericórdia e perdão nesta ocasião, ao falecido rei, Mohamed V e Hassan II, bem como a todos falecidos, mártires, e todos aqueles que morriram por uma justa causa.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Rabat- Marrocos