No dia 23 de março, o álbum Kaya, do maior nome da reggae music, Bob Marley, completou 35 anos desde o seu lançamento oficial. O disco, gravado com os Wailers, banda base de Marley, foi aclamado pela crítica e embalou a primavera dos fãs de reggae com canções como “Is This Love” e “Sun Is Shining”.

Para celebrar o 35º aniversário de lançamento, uma reedição especial do disco, em formato duplo, chegará às lojas especializadas no final do mês de abril. Um álbum será constituído pelas 10 faixas originais (remasterizadas) e o segundo disco irá conter um show inédito, que fez parte da turnê Kaya, gravado em 7 de julho de 1978. A reedição incluirá ainda um livro de 23 páginas com todas as letras das canções do disco, fotografias de backstage e shows, além de vários apontamentos e frases de Bob Marley.

Kaya é, de longe, o álbum de estúdio mais pop de Bob Marley. O disco contribuiu imensamente para a construção de sua imagem como compositor pop, revolucionário e musicalmente afinado. Em Kaya, Bob adotou uma estética musical suavizada com canções mais sentimentais e românticas como “She’s Gone” e “Is This Love”, sendo esta última o single que alçou Bob à fama mundial e disseminou o reggae. Para a edição comemorativa, faixas antigas como “Sun is Shining”, “Kaya” e “Easy Shanking” ganharam novos arranjos e uma roupagem menos agressiva.

Durante o One Leave Peace Concert, que marcou seu retorno à Jamaica, Marley apresentou seu lado mais tranquilo acalmando os ânimos em sua terra natal, que sofria com a repressão policial e inúmeras complicações políticas. Dessa vez, Bob preferiu a diplomacia ao enfrentamento direto dos problemas sociais. O show e o álbum concomitaram com o momento em que o rei do reggae passava. O som calmo e relaxante, contrastando com o aspecto militante dos Wailers, refletiu em canções com temas como o amor, a maconha e frases de reflexão sobre a tentativa de homicídio sofrida por Bob.