RESUMO

A autoestima e autoimagem da criança com discalculia devem ser trabalhadas com caráter afetivo e emocionalno processo ensino aprendizado. E a autoestima é a valorização de si mesmo, e é primordial ao ponto de partida do desenvolvimento da vida da criança educacional e social. Autoestima e autoimagem se torna uma avaliação do autoconceito, ou seja, não depende de outra pessoa, além de si mesma e a autoimagem está ligada a autoestima.

Palavras – chave: Autoconceito, Fracasso, Insegurança.

INTRODUÇÃO

A autoestima e autoimagem influenciam diretamente no aspecto de caráter afetivo e emocional da criança. A autoestima é a maneira que se olha e ama a si mesmas e muitas crianças não tem autoestima devida não se alto conhecer (POLAINO LORENTE, 2004).

Aautoimagem e autoestima, ambas são importantes na interação da criança com o mundo que ela vive, epodem acontecer variações bem sucedidas através do fisiológico e psíquico (BERNARDI, 2014).

A maneira do ser humano aprender está ligada ao biológico, sendo aspectos de carácter internos e externos, a diferença que um está relacionado ao desenvolvimento e o funcionamento cognitivo e o outro é construído pela família e escola e ambos estão associados pela razão social, à criança com discalculia manifesta uma incapacidade, carência de amor próprio, sente-se desvalorizado ao realizar atividades em conjuntos com outros colegas, eadquirindo uma autoestima baixa que é a falta de autoconfiança (BERNARDI, 2014).

Smilh e Strick (2001) comentam que, os pais são fundamentais na participação do desempenho de seus filhos, levantar sua autoestimae autoimagem mostrando que eles são capazes, poisa maioria dos casos, os próprios pais e pessoas mais próximas colaboram para ter uma baixa autoestima, porque pensa que a criança está com preguiça transformando os erros em fracasso escolar.

O aluno para ter uma boa aprendizagem é necessário se sentir motivado ao realizar as atividades, salienta-se a importância do seu autoconceito da autoestima positiva da aprendizagem, superandoseus desafios e suas dificuldades o educando colabora para que isso aconteça, proporcionando atividades que possibilita a realização com êxito, contribuindo para a autoestima e autoimagem do aluno (BALLÚS, 2000).