Lastreado pelo tema somos impulsionados a pensar no desenvolvimento sustentável e ecológico, vislumbramos um novo horizonte afim de diminuir os impactos causados ao planeta pelo homem. Desta feita atores dos Setores públicos, privados e ONGs, que vem ganhando destaque no desenvolvimento sustentável, onde se objetiva um meio ambiente equilibrado, limpo em uma linha sustentável.

Os povos indígenas assim como outras culturas minoritárias lutam para permanecerem ávidos e salutares em meio a tantas mudanças tecnológicas. Por conta das mudanças que o mundo vem passando nos padrões de consumo, vários setores públicos e privados e marcas famosas, tanto em nosso pais como no mundo estão investindo pesadamente em soluções sustentáveis, divulgando-as aos consumidores através do marketing verde.   

Nos últimos anos houve-se uma preocupação maior em preservar o meio ambiente, no qual a implementação da sustentabilidade nos negócios e   no modo de viver, vem ganhando cada vez mais força e sendo aderido por um número maior de empresas e vários outros setores e segmentos. Vislumbrando incentivar   os indivíduos a buscarem produtos sustentáveis, aqueles que contribuem para um meio ambiente equilibrado causando assim menor impacto. Além de ajudar na recuperação do planeta proporcionando uma vida com saúde e bem estar.

Conciliando-se sustentabilidade e ecologia em empresas do setor público, empresas do setor privado e do 3º setor, com a sociedade.  Entendemos que a preservação de todo e qualquer ser vivo, desde do maior que seja, até aqueles microscópicos. Visto que cada um tem sua importância para manter o perfeito funcionando e equilíbrio do habitat no seu aspecto geral. Fato e que não basta apenas ter vida em nosso planeta, é necessário pensar em uma vida saudável, e para que esse feito aconteça, não depende apenas das empresas, é importante ressaltar que essa responsabilidade no quesito preservação, que as empresas devem ter, também se estender a cada um de nós, os quais temos o privilégio de raciocinar e colocar em ação esse aspecto   de sustentabilidade, isto é, efetivá-las na diariamente. 

São exemplos de setores que ganharam destaque com relação ao desenvolvimento sustentável, os quais têm como perspectiva um meio ambiente equilibrado a partir de ações sustentáveis, renováveis e de fontes limpas. Destaca-se o Banco do Brasil como exemplo de empresa do setor público:  Com seu ODS, objetivo de desenvolvimento e sustentabilidade voltado para a energia limpa e acessível, o destaque em temos de sustentabilidade é por ser pioneira como instituição bancária a usar energia solar para abastecer as suas agências. 

No setor privado temos a Samsung: Com seu objetivo de desenvolvimento e sustentabilidade ligado ao consumo e produção responsáveis, a empresa é uma das marcas mais lembradas quando o assunto é tecnologia, responsável pela fabricação de aparelhos de última geração, a Samsung, ainda assim também está seguindo a tendência da sustentabilidade, através de ações de reciclagem e energia responsável. 

Instituições sem fins lucrativos, fundações, entidades filantrópicas, associações comunitárias e organizações não governamentais formam o terceiro setor, no entanto, o que diferencia das instituições públicas ou privadas é voluntariado sem fins lucrativos. Destaco aqui como esse de empresa do 3º setor a Route Brasil, com seu Objetivo de desenvolvimento sustentável atrelado a vida terrestre, a Route Brasil prática que mitiguem gradualmente a degradação ambiental. 

Conclusão 

Conclui-se que, os direitos humanos são além de diretrizes e bases norteadoras, os principais firmamentos para todas as tomadas de decisões no tocante a vida em nosso planeta tornando importante desde a ideia até a implementação de projetos astronômicos, visto que, toda ação gera um impacto, ademais, sustentabilidade é fato e ato pertinente uni e exclusivamente do ser humano, detentor do saber e operador da ação. 

Reconhecer o mais fraco é um dos princípios basilares dos direitos humanos, que enxerga os indígenas, os ribeirinhos, e tantos outros que vivem, quase que exclusivamente dos recursos naturais do planeta, extravasando a fronteira do limite territorial e chegando a garantia individual do ser, nos faz entender profundamente a essência do que é DIREITOS HUMANOS. 

Referências biográficas: 

Livro: Desenvolvimento e sustentável e direitos individuais:

https://www.livrariagruposer.com.br/desenvolvimento-sustentavel-e-direitos-individuais-6509354/p 

Aevo Innovate

Livro: Consciência e Desenvolvimento sustentáveis nas organizações:

https://www.estantevirtual.com.br/eldoradolivros/arnoldo-de-hoyos-e-outros-consciencia-e-desenvolvimento-sustentavel-nas-organizacoes-1723513349?show_suggestion=0 

Banco do Brasil

https://ri.bb.com.br/faq/estrategia-em-sustentabilidade/ 

SAMSUNG do Brasil

https://www.samsung.com/br/sustainability/overview/