Resumo                                                                                                  

Esta pesquisa foi realizada sob uso da metodologia qualitativa, aprimorada através das técnicas bibliográfica, discussão, confronto e consenso de ideias. O objectivo da pesquisa consiste em contribuir na formação qualitativa e continua dos professores, primando na busca específica das dimensões didácticas que devem ser desenvolvidas aluno, a fim de torna-se o ser humano competente. O estudo teve uma participação de sessenta e cinco (65) professores, quatro (4) gestores escolares e um (1) inspector. Todos participantes advieram das províncias de Cuanza Norte e Uíge. Os resultados da pesquisa mostram que constituem pilares basilares para a formação progressiva, qualitativa e multifuncional do aluno. Por isso, os professores devem ser conscientes da sua essência profissional, dotados de qualidades didácticas e aprimorem cada vez mais os seus perfis internos e externo. Há necessidade de maior investimento para um ensino de qualidade, onde as escolas devem ter gestores especializados em matéria de gestão, economia e liderança escolar, fazendo com isto surgir instituições escolares capazes de estimular a aprendizagem do aluno e a aperfeiçoamento didáctico do professor.

1. Introdução

As dimensões didácticas na formação do aluno, constituem factores fundamentais para a construção de uma sociedade sã. Pois, são as dimensões didácticas que permitem construir a identidade e a dignidade do aluno. Para conhecer as dimensões didácticas na formação do aluno, é necessário que os autores do processo de ensino e aprendizagem, aprendam a Didáctica por ser uma área das ciências pedagógicas que se destaca no contexto de estudo, análise e interpretação do processo de ensino e aprendizagem. É, este campo de pesquisa que estuda os fundamentos gerais do processo de ensino e aprendizagem, especificando de forma sistemática as múltiplas dimensões didácticas que devem ser desenvolvidas para a formação integral dos alunos. É, a Didáctica que estuda de forma mais clara e evidente as normas, leis, princípios e regras gerais que regem o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a Didáctica as directrizes fundamentais par a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes positivas dos alunos. Os professores de forma particular devem estudar a Didáctica a fim de conhecer as diferentes dimensões didácticas e contextualiza-las no decorrer da formação dos alunos. Entre várias dimensões didácticas, os professores devem necessariamente procurar desenvolver nos alunos os conhecimentos, habilidades, atitudes e Valores. Assim, para o professor a didáctica é um instrumento orientador das suas actividades socioprofissionais, fazendo do professor um verdadeiro arquitecto na formação da vida social e profissional dos alunos. E, acima de tudo engenheiro das almas dos seus aprendizes. Por meio da Didáctica, o professor deve saber aperfeiçoar a sua perícia pedagógica, dinamizando-se a nível da sua própria formação, tendo por fim o domínio da formação intelectual dos alunos e a construção da identidade dos mesmos. O professor deve saber como se processa o conhecimento. Isto, saber como o aluno pode adquirir os conhecimentos, pratica-los e se tornar cada vez mais útil na sua vida e no desenvolvimento social. O professor deve ter amplitude nos conteúdos de ensino. Pois, cada lição que o aluno aprende, deve significar progresso, não somente para o processo de formação, mas na vida toda do aluno. Os conteúdos que o professor ensina, devem inspirar no aluno um futuro mais risonho desenvolvendo nele as habilidades, atitudes e valores éticos e morais. 

1.1.Didáctica na formação do aluno

A Didáctica como simples vocábulo surgiu do grego “Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por “arte” ou “ técnica de ensinar” (Tavares, 2011, p. 13). É a parte da pedagogia que estuda os fundamentos gerais que regem o processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o professor seja um profissional hábil e capaz de formar os alunos nas suas diversas dimensões. A Didáctica na formação do aluno, é um meio conducente ao processo reflexivo de ensinar e aprender. Pois, ela julga criteriosamente o modo sob qual o ensino deve ser orientado, fazendo do professor um verdadeiro mestre que orienta o seu aprendiz as vias necessárias para a descoberta do saber. Assim, a Didáctica dentro deste processo de formação do aluno, serve de factor dinamizador do processo de ensino e aprendizagem, envolvendo neste processo, todos autores da arte de ensinar, e todos dinamizados pelo prazer no saber, saber ser e saber fazer. Para além de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, a Didáctica, estuda as condições e modos pelo qual o ensino e instrução devem ser realizados em plenas condições. Com isto, consegue-se transformar o aluno num ser profissionalmente desenvolvido e socialmente integro no seu meio ambiente social. Por isso, é óbvio dizer que a formação do aluno está directamente ligada com a Didáctica do professor. Pois, sem a Didáctica, a formação do aluno torna-se algo de difícil realização. E, quando os professores não são didacticamente qualificados e altamente habilitados para ensinar, criam dificuldade para a formação contínua e integral do aluno. A falta da Didáctica no professor implica défice no domínio dos métodos e técnicas para ensinar e aprender. Antes porém, quando o professor é bem preparado no ponto de vista didáctico, torna o ensino algo mais fácil de realizar. O professor neste caso, torna-se mais racional, simples e competente. [...]