Iracenilda dos Santos1, Kelison de Souza Rodrigues1, Léia Silva de Souza1.

Mirna do Carmo Ribeiro Ordones2.

[email protected]

1Pós Graduandos em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB.

2Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

RESUMO:

Introdução: O estudo explana sobre a realidade educacional vivenciada por profissionais da educação relativo a dificuldades e transtornos de aprendizagem, criança essas analfabetas na leitura que só copiam, mas não conseguem ler, e ficam sem produzir a escrita na ausência do professor. Método: A pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário composto por 5 (cinco) perguntas discursivas sendo aplicado a uma professora pertencente a escola pública de Manaus-AM. Resultados: Demonstra que quando os educadores se qualificam e buscam trabalhar novas ferramentas e novas abordagens tornam o aprendizado mais criativo e motivador. Conclusão: Os profissionais que fazem educação que é plausível conquistar um ensino de qualidade com de parcerias comprometidas com a sociedade a família a escola e com o uso de métodos e técnicas psicopedagógicas pode chegar a um caminho de sucesso onde a o professor se qualificado esteja comprometido com crescimento cognitivo, emocional e social de cada criança.

Palavras-chave: Dificuldade; transtorno de aprendizagem; Pratica pedagógica.

ABSTRACT

Introduction: The study explores the educational reality experienced by education professionals regarding learning difficulties and disorders, children who are illiterate in reading who only copy but can not read and do not produce writing in the absence of the teacher. Method: The field research, through the application of a questionnaire composed of 5 (five) discursive questions being applied to a teacher belonging to the public school of Manaus-AM. Results: It shows that when educators qualify and seek to work on new tools and approaches, they make learning more creative and motivating. Conclusion: Professionals who make education that is plausible to achieve a quality education with partnerships committed to society to family and school and using psychopedagogical methods and techniques can reach a successful path where the qualified teacher is committed to Cognitive, emotional and social growth of each child.

Keywords: Difficulty; Learning disorder; Pedagogical practice.

INTRODUÇÃO

O presente estudo explana sobre a realidade educacional vivenciada por profissionais da educação relativo a dificuldades e transtornos de aprendizagem, um fator comum é encontrar nas escolas, criança analfabetas na leitura que só copiam, mas não conseguem ler, outras ficam sem produzir a escrita na ausência do professor. Por causar vergonha, timidez e desmotivação, algumas preferem para de ir à escola aumentando com isso o abandono escolar, para explicar e alcançar essas dificuldades na obtenção da leitura e da escrita procura-se base teóricas que possibilite o conhecimento para colaborar ou amenizar com essas situações em sala de aula.

Discutir sobre a relação ensino e aprendizagem torna se um aspecto complicado, pois sofrem influência de diversos fatores: sociais, políticos, econômico, que acabam por interferir na dinâmica da sala de aula, devido a escola não ser uma instituição livre. A aprendizagem depende basicamente do grupo cultural, partindo da interação com outros indivíduos.

De acordo com (Vygotsky,1989), “o professor é forma essencial do saber, por ser ele, o elo mediador entre o aluno e o conhecimento que encontra se disponível no ambiente a qual a criança está inserido”

O papel principal na aquisição da escrita, é o educador, o alfabetizador, que entenda como funciona cada processo de ensino, quais as etapas a considerar, as presunções levantadas e compreender que cada criança tem seu tempo de aprender e elas aprender de formas diferentes. De posse destas informações o educador tem a possibilidade de delinear quais as atividades que estejam combinadas com as condições de desenvolvimento cognitivo de seus alunos.

Ao mesmo momento em que discorrermos sobre Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem, deve se levar em conta que a aprendizagem abrange muitas variáveis, como questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras. Ou seja, quando citamos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos ponderando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender. Transtorno de Aprendizagem está ligado a “um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica” (BARKLEY, 2008).

Dentre as várias dificuldades que interferem na pratica da leitura está a “Dislexia”, distúrbio na escrita, “Disgrafia”, envolve a questão motora no ato de escrever, “Discalculia” dificuldade na aprendizagem de números, TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade uma síndrome caracterizada por distração, agitação, impulsividade, esquecimento, desorganização, entre outras.

Dessa forma o estudo busca compreender a pratica pedagógica, no ensino de criança com dificuldades e transtornos de aprendizagem numa abordagem psicopedagógica.