FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

ENSINANDO E APRENDENDO

 

DIFICULDADES E ANÁLISE DE CUSTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE PAREDE COM TECNOLOGIA DRYWALL EM UMA OBRA EM ANDAMENTO.

Fortaleza – 2018

 

 

RESUMO

Em busca de satisfazer as necessidades do mercado da construção civil, as construtoras estão buscando a utilização de materiais que acelerem a produtividade, afim de reduzir custos e desperdícios na obra. Atualmente se tem uma grande preocupação em relação a sustentabilidade, e a utilização do drywall torna a obra mais sustentável pois gera menos resíduos, causando uma boa impressão no mercado para futuros clientes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades encontradas na utilização do sistema drywall substituindo por bloco de gesso em uma obra em andamento. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza exploratória, descritiva e qualitativa. Segundo Yin (2009), o estudo de caso classifica-se em exploratório, explanatório ou descritivo, entretanto, registra o autor que não existe um padrão hierárquico entre as referidas estratégias, sendo possível sua utilização com fins específicos. O estudo exploratório, de acordo com Yin (2009), almeja ao desenvolvimento de hipóteses referentes à inquirições adicionais, de forma que, considerando a abordagem da pesquisa exploratória a um estudo inédito, busca-se aprimorar o entendimento e a compreensão a seu respeito. A incessante busca por redução de custo, desperdícios, rapidez de execução e conforto acústico para atender a Norma Brasileira ABNT NBR (15575:2013) fizeram com que substituísse o bloco de gesso pelo sistema de placas drywall.Os objetivos desse trabalho foram atingidos, para esse empreendimento foi verificado que o drywall não foi uma opção viável, pois a obra não estava em um ritmo acelerado, com isso o ganho de produtividade com o drywall não reduziu o orçamento final, pois o prazo de entrega está sendo cada vez mais postergado devido o mercado imobiliário está em crise.

Palavras-chave: Drywall. Custos. Construção civil. Engenharia civil.

1. INTRODUÇÃO

A inovação da tecnologia na construção civil enfatizou a importância de novos métodos construtivos, a fim de reduzir custos e quebrar paradigmas arcaicos que existem na construção civil atual.

Segundo Knauf (2007), os sistemas de gesso acartonado são utilizados nos Estados Unidos a mais de 100 anos, porém no Brasil ele apareceu um pouco mais tarde, na década de 90.

A substituição do bloco de gesso pelo sistema de gesso acartonado drywall para vedações verticais está sendo cada vez mais utilizado, devido a rápida montagem e a redução de resíduos da construção civil com relação aos blocos de gesso e blocos cerâmicos, contribuindo cada vez mais para o meio ambiente com foco na sustentabilidade.

O drywall é composto por uma estrutura de perfis de aço galvanizado e placas de gesso acartonado que são fixados com uma cola especial ou parafusado no piso. O tipo de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigência de cada ambiente, seja termos mecânicos, acústicos ou térmicos.

Existem três tipos de chapas para drywall. Para a aplicação em áreas secas é utilizado a chapa Standart (ST); aplicação em áreas molhadas é utilizado a chapa resistente a umidade (RU); aplicação em áreas secas que necessitam de um maior desempenho em relação ao fogo é utilizado a chapa resistente ao fogo (RF)

Esse sistema construtivo com chapas de gesso acartonado é utilizado apenas para áreas internas, porém o mesmo sistema pode ser utilizado para áreas externas com a substituição das placas de gesso por placas cimentícias, que são bem mais resistentes que o gesso.

Muitas empresas se preocupam com a sustentabilidade, e o drywall é uma opção mais sustentável que os métodos tradicionais, por ser um sistema reciclável diminuindo a extração de matérias-primas. E outro fator que anima bastante os construtores, é que o drywall produz menos entulho, facilitando a coleta e o transporte, tendo em vista que os resíduos da construção civil obtêm uma porcentagem alta do custo de execução da obra.

A problemática desse tema é a mudança de um sistema que já vinha sendo utilizado em outras obras, onde já se conhecia todo o processo e já se tinha uma Estrutura Analítica de Projeto definida da obra para um sistema totalmente novo que iria acarretar mudanças de processos, materiais e procedimentos de execução, podendo ou não onerar o orçamento final previsto.

O drywall é conhecido pela rapidez na execução, porém tem que ser feito algumas mudanças para isso acontecer. A concepção inicial de instalações hidrossanitárias estava previsto tubulações em PPR para Água fria, porém todo o sistema e todos os projetos tiveram que ser mudados para o sistema de tubulações PEX, que são constituídos por tubos flexíveis, facilitando a execução. O drywall é um sistema LEAN CONSTRUCTION e sua execução deve ser enxuta. Diferente do bloco que gesso que é executado a parede e posteriormente é quebrado para passar a tubulação, no drywall não é necessário quebrar a parede para passar a tubulação, pois ela é embutida junto a montagem entre as chapas de gesso, e isso requer rapidez nas instalações, pois se torna um caminho crítico para a finalização da parede.

O presente trabalho enfatiza as dificuldades que são encontradas ao substituir o sistema de bloco de gesso por um sistema novo, nunca utilizado na construtora em uma obra em andamento. O planejamento já previsto com o sistema antigo, teve que ser modificado devido ao processo do novo sistema ser diferente, e isso acaba impactando custos inesperados no orçamento base da obra.