As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se como uma gigante areia na engrenagem que dificultam o sucesso escolar das nossas crianças.  Estas dificuldades aparem quando o aluno tem dislexia discalculia e afeta o cognitivo da criança. As crianças com estas dificuldades apresentam troca fonológicas agitação psicomotora: Um grande déficit na leitura silábica e dificuldade ortográfica. Na existência de um destes sinais de alarme deve ser realizado uma avaliação conjunta entre escola, família e profissionais de saúde de modo a existir uma intervenção atempada não comprometendo assim o percurso pessoal e acadêmico da  criança . A escola tem o papel de sinalizar juntos dos pais e intervenientes educativas quais as dificuldades das crianças com necessidades intelectuais com déficits no cognitivo no social sendo que as perturbações motoras e reatadas mentais.  Os pais devem ser aluídos da escola neste processo para melhorar compreender a situação a questão criança escola e dificuldade. Evitando procura rótulos imediatos sem ajuda de um profissional perceber qual o modus aprendi que melhor para seu filho é esta informando conscientes das medidas tomadas para permitir o desenvolvimento intelectual da criança. A partir dessa atitude é fundamental um trabalho atento em trono dos fundamentos da leitura e escrita que se assumem como essências para dotar o percurso das crianças com dislexia crianças com o diagnóstico de pé-silábico e com transtornos psicológicos de personalidades mentais intelectuais.

Exemplos de dificuldades de Aprendizagem específicos:

DISLEXIA – resulta de alterações neurobiológicas na forma como o cérebro codifica, representa e processa a informação linguística.

DISCALCULIA – manifesta se uma baixa capacidade para o processamento da informação numérica da aprendizagem de fatos aritméticos e realizações de cálculos mentais precisos e fluentes.  Adicionalmente verificam-se, a dificuldade de raciocínio matemático.

DISORTOGRAFIA – manifesta se ao nível da expressão escrita com dificuldades na precisão gramatical e da pontuação, clareza ou organização da pontuação escrita.

DISGRAFIA – A disgrafia afeta o componente motor do ato de escrever dificultando a coordenação motora da criança trata-se de um problema de execução da escrita que influência a qualidade da letra na sua realização gráfica. Manifestam-se por uma caligrafia deficitária revelando irregularidade em características como a forma a dimensão a orientação o espaçamento, o alinhamento e a apresentação geral das suas produções.

PRÉ – SILABICO – neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.

Autora: Adinelma Alexandre Da Silva, PROFESSORA PSICOPEDAGOGA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PELA FACUDADE AMADEUS.