Ana Maria de Paula e silva

Graduada em Pedagogia pela FAEL – Faculdade Educacional da Lapa

MC Educacional Pós-Graduação Latu Sensu em Neuropsicopedagogia

 

Resumo

            Em observação de algumas crianças que aponta dificuldades em fase de alfabetização dentre elas leitura, escrita e compreensão de textos, percebe-se que há várias desordens que afetam a capacidade do cérebro de aprender ou receber informações para assimilar ou até processar essas informações e por isso muitas elaborações de projetos realizados nas escolas que visa desenvolver uma melhor aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica, se preocupando em ensinar ler com conceito e significado de fonética onde os sons da fala auxilia a sua produção, combinação, descrição e representação por símbolos escritos, onde as crianças tentam aprender falar através de sons que escutaram elas passam a reconhecer palavras do seu cotidiano através da escrita , som , sílabas , números de letras , número de vezes que abre a boca para pronunciar a palavra escrita ou ouvida de forma gradativa o seu aprender ler a cada som da palavra e associar com a escrita. A parti do momento que a criança começa a aprender ler ela começar a se interessar e aos poucos deixa de ser indisciplinado.

 

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento – Indisciplina  

 

Introdução 

     Linguagem oral faz uso de recursos como gestos, expressão - a compreensão é fácil entender, já a linguagem escrita compreensão, ou de mais adequada expressão há necessidade de explicitar alguns significados que na língua oral são expressos por meios não verbais.

    O professor deve levar a criança entender que as letras representam sons e de como organizar para criar as representações através da escrita de uma palavra desejada e ir ensinando que há regras nas palavras de formas ortografias e ainda acompanhada de quatro tipos de escrita a Maiúscula e minúscula de forma ou caixa alta, manuscrita maiúscula e minúscula que ao escrever necessita de coordenação motora, visão e áudio para ler pronunciando letras e sons conforme a palavra que escreveu.

    É comum muitas crianças ao ler um texto ela improvisar palavras para encaixar no texto, é antecipar à ação mecânica de traduzir sinais gráficos e assim estimula a ser leitor e reconstruir na oralidade seu texto.

     O protagonista é a própria criança na sua alfabetização no ato de ler e desta forma passa identificar e decifrar os mecanismos da leitura juntamente com a escrita pronuncia e perceber os sons emitidos pela boca e há aquelas que aprendem ler e demoram mais tempo para escrever.

     A construção é adquirida por parte de cada indivíduo, da significação onde exigi capacidade criativa e tomar iniciativa para formular hipóteses nas suas habilidades interpretativas.

     É notório que todas crianças observar o mundo que a cerca a todo momento, experimenta e realiza descobertas.

     Então instigar a criança com os seus conhecimentos que ela construiu até ali já é um passo que a escola deve aproveitar esse saber já construído naturalmente. Ela terá liberdade para prosseguir expandindo suas capacidades de iniciativa, de reflexão, de experimentar e construir se tornando protagonista da sua aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

O fator importante da aprendizagem está no fato de poder contar com cada criança, uma partilha de experiências, de iniciativas, de potencialidades, onde cada um atua com elemento formador do outro. O mesmo acontece com o professor troca de experiências, metodologia aplicada e teoria. Valorizar conhecimento prévio, trazido pelo aluno, deve ser valorizado e utilizado na construção do conhecimento com mediação no processo de aprendizagem.

Observar sempre o comportamentos problemáticos e autoimagem negativa que poderá acarretar aluno indisciplinado.

Ao deparar com a indisciplina, é importante que o professor garanta em sua relação com os alunos condições igualitárias de participação, proporcionando diferentes contribuições para o processo de aprendizagem. Na verdade, a questão da indisciplina tem sido muitas vezes utilizada para justificar a dificuldade de aprendizado, a criança ao perceber que o seu comportamento não apropriado na sala de aula estimula uma espécie de domínio e controle sobre os colegas, o que prejudica o projeto pedagógico da escola.

Então cabe o professor participar da formação de seus alunos, garantir uma relação que evite que uns se calem, outros apenas obedeçam e outros dominem. O professor estabelecer condições para a colaboração, a compreensão mútua e uma boa comunicação.

A intervenção do professor é fundamental para que as interações sociais que acontecem na sala de aula façam parte da formação de todos os que dela participam e possibilitem uma relação de confiança e respeito mútuo para que as questões afetivas, emocionais, presentes no processo de aprendizagem.

 O professor juntamente com sua gestão da escola envolvendo coordenadores e diretor poderá liderar o trabalho de construção de práticas organizacionais e pedagógicas que levem em conta as características das crianças frequentam as escolas. Com o tempo e um trabalho sistematizado estará criada na escola uma cultura humanística que certamente facilitara as relações: práticas pedagógicas poderá trabalhar o desenvolvimento de atividades voltadas para a valorização do indivíduo aumentando sua autoestima, através, por exemplo, da criação de grupos de música, oficinas de vídeo, oficinas de artesanato, de teatro, cultivo de hortas coletivas descobrindo assim o potencial.

Incentivar ao aluno para cuidar e zelar do prédio escolar pedir aos alunos auxilio nas decoradas da sala onde a escola ter um significado para eles, a mesma energia que leva ao envolvimento do processo pertencer aquele ambiente.

Trabalhos em grupos para facilitar a socialização e reponsabilidade naquilo que foi dividido em grupo.

        A escola poderá optar por fazer o recreio monitorado ou utilizar música ambiente, cantigas de roda, jogos dirigidos e outras opções que os alunos podem sugerir.

Dificuldades de aprendizagem remete algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade.

 

As dificuldades de aprendizagem correspondem a uma categoria ampla de fenômenos que podem influenciar negativamente o aprendizado. Abrangem os problemas de aprendizagem e os problemas escolares, isto é, o modo como a escola lida com o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto os problemas de aprendizagem concentram o peso da dificuldade no aluno, as dificuldades de aprendizagem incluem os fatores externos ao aluno. No caso da escola, são os problemas de origem pedagógica. (CIASCA, 2003, p. 31 apud LEITE, 2012, p. 16)

 

Nesse contexto deve salientar que os professores devem buscar diversas formas de ensinar e estar se atualizando sempre para inovar suas aulas com metodologias focado para tentar sanar os dois fatores dificuldade de aprendizado e a indisciplina.

            Ao iniciar o processo de ensinar ler o professor associa imagens com silabas e palavras.

A maioria dos professores relacionam o processo de alfabetização como a codificação e decodificação de símbolos gráficos. Para Cagliari (1989, p. 26) a alfabetização:

Parte-se do princípio de que o aprendiz deve unicamente conhecer a estrutura da escrita, sua organização em unidades e seus princípios fundamentais, que incluiriam basicamente algumas das noções sobre a relação entre escrita e oralidade, para que possua os pré-requisitos, aprenda e desenvolva as atividades de leitura e de produção da escrita.

 

A criança será capaz de associar e perceber a relação da escrita com o mundo demonstrando uma perspectiva de criar e recriar no seu próprio desenvolvimento de aprendizagem.

            Há vários outros fatores que podem acarretar a dificuldade de aprendizagem e a indisciplina, mas é necessária uma análise psicologia aprofundada e que querer uma equipe multidisciplinar com vastos conhecimentos mentais.

                      CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            Diante do exposto, conclui-se que as dificuldades de aprendizagem poderão ser acompanhadas de indisciplina comportamental, deverá ser observada pelo professor e familiares e se for o caso ir em busca de outros profissionais para realizar testes na área psicomotricidade, cognição e outros.

            Quando bem trabalhado os problemas de aprendizado e indisciplina terá bons resultados no rendimento escolar e os fatore de intelecto tendo boa relação com a escola e família e a comunidade em geral.

            A forma de trabalhar com esses tipos de alunos é um olhar diferenciado, material diversificados com bom planejamento que facilita o executar e observar o desenvolvimento do aluno e os registros acadêmicos que possibilita ir para frente ou fazer uma retomada ou até modificar tudo e replanejar, readaptar, rever as metodologias. Nada é pronto e acabado é sempre ir e voltar se necessário.

 

 

REFERÊNCIAS 

 

Ciasca sm, rossini sdr. Distúrbios de aprendizagem: mudanças ou noã? Correlação de dados de uma década de atendimento. Temas sobre desenvolvimento. 2000;8(48):11-6.

Ciasca sm. Diagnósticos dos distúrbios de aprendizagem em crianças: análise de uma prática interdisciplinar [dissertação de mestrado]. São Paulo: instituto de psicologia, universidade de são paulo;1991.

MC Educacional Dificuldades de aprendizagem e de escolarização

Sousa Leandro Quaresma de. As dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/as_dificuldades_de_aprendizagem_nos_anos_iniciais_do_ensino_fundamental.pdf