Neste artigo falaremos sobre a dieta Paleo e suas vertentes: low-carb ou não.

Mais do que uma dieta, eu, e a grande maioria dos praticantes, gosto de chamar o tipo de alimentação Paleo de estilo de vida.

Isso porque ele não é apenas recomendado para quem busca o emagrecimento mas para todos aqueles que querem ter uma vida mais saudável, com mais energia e até uma maior expectativa de vida, justamente por sua maior restrição ser com relação às comidas industrializadas.

Apenas por se retirar essa enorme quantidade de conservantes, açúcares e agentes inflamatórios, a qualidade de vida dos seus praticantes já aumenta drasticamente.

Só por isso já valeria a aderir a esse ao estilo de alimentação Paleolítico.

Dieta Paleo X Paleo Low-Carb

O modo paleo de alimentação é recomendado para todos, inclusive para aqueles que desejam emagrecer.

Para essas pessoas a única restrição é com relação à frutas e raízes, isso porque esses alimentos são que aqueles que possuem mais carboidratos. Neste caso, o foco deve ser totalmente em alimentos ricos em gordura e proteínas, como ovos e carnes em geral, e também folhas e legumes.

A restrição às comidas ricas em carboidratos que leva à denominação "low-carb". Essa restrição pode ajudar induzir a cetose em seu corpo e também na regulação dos seus níveis de insulina.

Ou seja, a dieta paleo também pode ser uma dieta cetogênica dependendo da quantidade de carboidratos ingerida diariamente.

Dessa forma é possível perder bastante peso ainda sim comendo comidas deliciosas, graças a esse mecanismo do corpo humano que é acionado com a restrição de carboidratos, a cetose.

Já para as pessoas que apenas querem manter seu peso as frutas e raízes são liberadas, especialmente nos dias de atividade física intensa.