Algumas vezes cometemos excessos alimentares nos finais de semana, quando vamos a alguma festa ou um churrasco em família. Em época de comemorações dos jogos da Copa, é muito fácil ingerirmos grandes quantidades de frituras, salgadinhos calóricos, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

O resultado logo aparece com os quilos a mais na balança, além de ficarmos com uma sensação de desconforto, cansaço e inchaço no corpo.

Para ajudar a eliminar as calorias a mais e as toxinas do organismo, muitas pessoas aderem a uma dieta desintoxicante ou dieta detox, como é mais conhecida. Em que consiste essa dieta?

Basicamente, a dieta detox consiste na ingestão de frutas, chás, legumes e verduras batidos, ou seja, os alimentos são consumidos em forma de líquidos e sopas exclusivamente.

A recomendação é que essa dieta não seja seguida por mais do que 2 dias, pois pode causar graves carências nutricionais no organismo, se o período dela prolongar-se por mais tempo.

Após os 2 dias, devem ser incluídos alimentos sólidos como carne, peixe, pães e frutas.

O objetivo da dieta detox é eliminar as toxinas acumuladas no organismo, em especial no fígado e acredita-se que a ingestão exclusiva de sucos e sopas irá facilitar esse processo. Aliás, deve-se beber bastante água durante o período da dieta, de forma a ajudar a hidratação do corpo.

Essa é uma das vantagens da dieta detox : o corpo fica bem hidratado, já que o regime consiste em alimentos líquidos e diuréticos.

Outra vantagem é que a predominância de frutas, legumes e verduras consegue trazer uma sensação de saciedade no organismo, além de que esses alimentos são nutritivos,  fontes de vitaminas e sais minerais.

O fato de constituir-se exclusivamente dos alimentos mencionados acima também acaba por ser uma desvantagem da dieta detox. A quantidade de calorias ingeridas é muito baixa, podendo causar dores de cabeça, tonturas e até mesmo desmaios. Portanto, deve ser feita com cautela.

Especialistas também afirmam que há uma falsa perda de peso corporal, pois o que ocorre na verdade é uma perda de líquidos, e desaconselham fortemente que se siga esse regime por mais do que 2 ou 3 dias.

É uma dieta de emergência, de desintoxicação mesmo. Pode ser um incentivo para que a pessoa comece a se cuidar melhor, mas é  bastante radical.

Se alguém quiser obter uma perda de peso consistente e contínua, deve procurar um nutricionista, que fará uma avaliação do paciente e indicará um regime adequado e baseado em uma reeducação alimentar. Só assim os benefícios serão realmente duradouros.