Há quem pense que para perder alguns quilinhos basta fechar a boca ou optar por alimentos quem contenham em seus rótulos as palavrinhas diet ou light.
Mas “cá para nós” você sabe o que são e qual é a finalidade dos alimentos diet e dos lights?

DE BEM COM A BALANÇA

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio das portarias n° 27 e n° 29 de 13 de janeiro de 1998, define esses dois termos e regula as condições para a utilização desses termos:
Alimentos Diet: são alimentos que possuem restrição total de um ou mais ingredientes em sua composição, tais como açúcar, gordura, sal, etc.
1. Ausência de Gordura: indicado para pessoas com problemas de colesterol elevado ou controle de peso.
2. Ausência de Açúcar (sacarose, mel, glucose): é indicado para diabéticos.
3. Ausência de Sal: indicado para hipertensos.

No entanto, é importante ressaltar que um alimento diet nem sempre tem seu valor calórico reduzido, ou seja, muitas das vezes não é a melhor opção para aqueles que pretendem perder peso. Pense no chocolate diet, mesmo não contendo açúcar, em contrapartida possui mais gordura do que os convencionais.

Termos Semelhantes: não contém, livre, zero, sem, isento de, free, no, without.

Alimentos Light: são aqueles alimentos que apresentam redução de, no mínimo 25% de um de seus ingredientes, como o açúcar, gordura, sódio ou até mesmo calorias quando comparado aos alimentos convencionais, ou seja, se diferem por isto, o light não é totalmente isento como o diet.
Estes por sua vez, são indicados para as pessoas que tem como objetivo emagrecer, manter o peso e buscam também a qualidade de vida.
Lembre-se de que não é porque o alimento tem baixa caloria que se pode ou deva comer mais.

Mesmo que o produto contenha explicitamente no rótulo as palavras Diet ou Light, leia atentamente as informações nutricionais, pois podem existir alimentos que sejam os dois ao mesmo tempo. Como é o caso do iogurte natural desnatado, light por ter reduzido teor de gordura e diet porque não tem açúcar.

A palavra chave é MODERAÇÃO! Tenha atenção e leia as informações do produto, cuide-se! Opte pela prática da atividade física e sorria.
Boa semana!!!


Izaara Alvarenga
Nutricionista