Didática esua influência no processo de ensino-aprendizagem

Felipe Rodrigo Valoz da Silva

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da importância do conhecimento da Didática, bem como das tendências pedagógicas e de que modo esse conhecimento se reflete na prática docente. Abordaremos ainda as dimensões humana, técnica e sócio-política perpassando o estudo da didática e a necessidade de uma postura reflexiva por parte dos professores na atualidade. Desta forma traçaremos uma ponte entre a compreensão inicial da Didática, suas transformações no decorrer das décadas e a concepção mais atual desta disciplina e como a mesma atua de forma decisiva no âmbito da metodologia de ensino.

Palavras-chave: Didática. Prática Docente. Reflexão. Tendências Pedagógicas.

Introdução

O termo didática é conhecido desde à Grécia (technédidaktiké), representando uma ação de ensinar, presente nas diversas relações humanas. No século XVII, entre 1627 e 1657, João Amós Comênio – conhecido como o “pai da pedagogia moderna” - escreve a obra Didática Magna, com a finalidade de sistematizar e ordenar o ensino de maneira que um professor, por meio do livro didático, pudesse ensinar a um grande número de alunos concomitantemente. Essa obra preconizava o aprendizado contínuo, por toda a vida, e o desenvolvimento do pensamento lógico, em vez da simples memorização e apoiava o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola. Introduziu livros, textos escritos na língua nativa dos alunos, em vez de latim.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao nos debruçarmos sobre as questões que perpassam o estudo da Didática e sua evolução através do tempo, consideramos de grande importância que essa temática esteja sempre em discussão, visando uma melhor integração na metodologia docente entre os conteúdos, a realidade dos alunos e as constantes transformações sócio-políticas. É nesse sentido que concordamos com o ponto de vista de Bergas (2013) quando este afirma que:

O momento atual requer uma modificação das atitudes docentes frente às mudanças globais e, para tanto, a utilização de práticas educativas por meio de mídias e multimídias podem ser eficientes para o conjunto de mediações culturais que caracterizam o ensino.

 

Lamentavelmente, constatamos que ainda há um longo e árduo caminho a ser percorrido para que o modelo de educação praticado em nossas escolas públicas e privadas se distancie dos preceitos da pedagogia tradicional, centrados na figura de um professor que pouco incentiva a interação entre aluno, professor e conhecimento. Entretanto, pode-se considerar que a perspectiva de futuro é animadora, uma vez que é constante e crescente a preocupação com o aprendizado efetivo dos alunos bem como com todo o processo educacional.

Referências             

BERGAS, Orivaldo Peres. A didática no ensino superior e sua contribuição para o mercado de trabalho.  Revista Jurídica da Unic / Emam - v. 1 - n. 1 - jul./dez. 2013

CHAUÍ, Marilena.  Seminário: Universidade: Por que e como reformar? MEC/SESu: 6 e 7 de agosto 2003 Tema: Sociedade, Universidade e Estado: autonomia, dependência e compromisso social.

COMENIUS. 2002. Didática Magna. 2ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 390 p.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993.

_____________. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 11. ed. São Paulo: Edições Loiola, 1993.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. e ROMANOWSKI, Joana Paulin. A didática na formação pedagógica de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 205-212, set./dez. 2010

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos da educação e ensino)

QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de. e MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Fundamentos sócio filosóficos da educação. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

SANTO, Eniel do Espírito. E LUZ, Luiz Carlos Sacramento da. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios.  (2013), ISSN 1984-3879, SABERES, Natal – RN, v. 1, n.8, ago. 2013, 58-73