Está se preparando para o exame TOEIC? Quer saber como estudar corretamente e conquistar uma ótima pontuação? Então você está no lugar certo, pois neste artigo darei 5 dicas TOEIC valiosíssimas!

O teste TOEIC (Test of English for International Communication) é um dos mais populares mundo a fora e sendo assim, há candidatos concentradíssimos nessa prova, almejando uma boa pontuação TOEIC

Uma nota satisfatória pode abrir um mar de infinitas oportunidades para quem tem planos no exterior, como um intercâmbio em uma das melhores universidades da Europa, uma vaga de trabalho em uma multinacional consolidada no mercado, enfim.

Mas, para isso acontecer é preciso que o candidato estude da maneira correta, conhecendo a estrutura da prova TOEIC, focando nas habilidades que tem maior facilidade, exercitando o que ainda não domina tão bem assim, entre outras dicas TOEIC importantes.

 Quer saber como garantir um maravilhoso resultado no exame de proficiência TOEIC? Então confira a seguir 5 passos que podem lhe levar ao sucesso no inglês, isto é, a pontuação máxima no teste TOEIC!

  1. CONHEÇA A ESTRUTURA DA PROVA TOEIC

Qual a melhor forma de nos prepararmos para uma prova? Conhecendo-a, não é mesmo? É justamente essa a primeira dica TOEIC para você!

            De nada adianta estudar mil palavras novas por dia, fazer centenas de interpretações de textos durante a semana ou treinar a comunicação com o colega diariamente, se isso não lhe ajudará na hora do teste.

            Sendo assim, é importante que primeiramente você aprenda como funciona a prova toeic, qual sua estrutura, quantas questões de cada habilidade são exigidas, qual o tipo de tema mais recorrente, quanto tempo terá para resolver cada parte da prova, enfim.

            Todos esses fatores lhe ajudarão a ter mais domínio na hora de realizar o exame TOEIC, visto que se trata de um teste de proficiência um pouco diferente do TOEFL.

            De modo geral, a prova TOEIC possui um vocabulário mais acadêmico, traz temas presentes na atualidade e ilustrações que representam o cotidiano do profissional que trabalha e também dos estudantes.

            Além disso, esteja preparado para as principais habilidades, considerando que são 100 questões de listening e 100 questões de reading, enquanto que se tem apenas 11 questões de speaking e 8 de writing.

 

  1. PRATIQUE O MOMENTO DE APLICAÇÃO DO TESTE TOEIC

Após ter conhecimento da estrutura da prova toeic, é indispensável conhecer e praticar sobre a aplicação da mesma, para que no dia do teste você esteja realmente preparado.

            Para isso, é fundamental que você realize simulados TOEIC, para que aprenda e tenha controle sobre o tempo que está gastando em cada habilidade e a concentração que está conseguindo manter em cada parte da prova.

            Isso ajudará você a se preparar física e mentalmente para o exame TOEIC, pois através dos simulados online TOEIC você estará tendo contato direto com a aplicação da prova, se sentindo mais confiante para o dia marcado do teste oficial, respondendo tudo mais rapidamente e com maior facilidade.

Lembrando que, a prova TOEIC aborda questões que envolvem situações do cotidiano do candidato, tais como:

  • Sessões de entrevista de emprego;
  • Compreensão acerca de reportagens e notícias mundiais;
  • Momentos presentes em reuniões de trabalho e conversas entre colegas;
  • Entre outras situações do dia-a-dia que avaliem a capacidade de desenvoltura em inglês. 

 

  1. VIVENCIE A CULTURA INGLESA

Nessa dica TOEIC não estou falando que você deve se mudar para fora do país, mas que dentro das suas possibilidades comece a imergir com mais intensidade na cultura inglesa, pois com certeza aumentará a sua pontuação TOEIC.

Para realizar esse tipo de ação, é essencial que você se estimule a ter mais contato com séries e filmes legendadas, noticiários estrangeiros, rádios internacionais, entre outras formas de imersão no inglês.

Esse tipo de atitude além de lhe ajudar a treinar as habilidades como compreensão oral e leitura, com toda a certeza do mundo lhe trará mais experiência para a hora da prova, pois você estará antenado sobre o que está acontecendo no mundo, isto é, os assuntos da atualidade que geralmente são mencionados.

 

  1. AMPLIE SEU VOCABULÁRIO EM INGLÊS

Muitas vezes passamos anos estudando em cursos de idiomas, aprendendo a formular frases, a usar a gramática corretamente, a entender as expressões, mas não nos atentamos quanto a importância do vocabulário.

Assim, para conquistar uma boa pontuação TOEIC é crucial que você amplie o seu vocabulário, especialmente para entender os termos mais comuns do ambiente corporativo e acadêmico.

Além disso, praticar o vocabulário em inglês, através da leitura de livros específicos do preparatório TOEIC, filmes e séries legendados, simulados online e etc. lhe permitirá melhorar suas habilidades, principalmente para compreender o sotaque utilizado.

 

  1. CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO E DO SEU SONO

Achou essa dica banal, não é mesmo? Mas, saiba que é uma das mais importante, pois de nada adiantará estudar exaustivamente, isso além de não lhe ajudar muito, também piorará o seu desempenho no exame TOEIC.

Assim, de acordo com pesquisas o cérebro humano só mantém a concentração total em no máximo 90 minutos de estudo, precisando então realizar pausas de 10 minutos posteriormente.

Pensando nisso, é preciso que você cuide da sua alimentação e do seu sono, para que consiga manter uma rotina de estudos adequada, tendo disposição e concentração para se preparar diariamente.

Por isso, na reta final procure manter uma alimentação balanceada e leve, rica em alimentos que ajudem a melhorar a memória e a sua concentração, assim como durma no mínimo oito horas durante a noite, para descansar e manter a sua saúde mental ok.

Dessa forma, mantendo bons hábitos alimentares e com uma qualidade de sono adequada, com certeza preparará seu cérebro para o momento maçante que é a prova TOEIC, visto que são bastante questões em um curto tempo de aplicação da prova.

Portanto, esses foram as 5 dicas TOEIC para que você melhore as suas habilidades linguísticas no idioma em questão, familiarizando-se com a prova TOEIC e assim aumentando a sua pontuação.

Aposte nessas estratégias de otimização e veja como conquistará uma nota máxima no exame TOEIC, basta ter foco e muita dedicação na hora do estudo, pois o resultado final com certeza valerá a pena.