Segundo Álvaro Modernell, especialista em educação financeira,  realizar uma compra consciente é “cuidar bem da natureza pode também fazer bem ao bolso. Se faz bem ao bolso, ajuda a sensibilizar mais gente”.

Não se encaixa no perfil de consumidor consciente aqueles que têm o costume de gastar mais do que ganha, por isso é preciso reavaliar a maneira como está gastando seu dinheiro. O consumo responsável começa com respeito ao próprio bolso. Sendo assim, é importante saber o quanto gasta para descobrir os limites do que pode ou não comprar.

Também é importante reforçar aos consumidores a ideia de que eles possuem direitos e deveres. Por isso, procure seus direitos e também seus deveres durante uma compra, leia o Código de Defesa do Consumidor, exija nota fiscal, cumprimento de prazos e boa qualidade nos produtos e no atendimento que receber.

Para encerrar, quem valoriza produtos certificados, de baixo consumo, não apenas está ajudando o próprio bolso, mas também está contribuindo com o planeta. Ao comprar, busque produtos com a possibilidade de reciclagem e evite o uso de sacolas plásticas.