Os projetores multimídia são grandes aliados no sucesso de uma apresentação, seja de um projeto profissional ou pessoal.

Para fazer uma apresentação em locais desconhecidos é preciso saber previamente qual equipamento será oferecido, se a sala/auditório tem suporte para projetores, se é necessário levar cabos ou outros acessórios.

Os projetores facilitam a desempenho, além de proporcionar suporte gráfico com material fotográfico, links, textos, tabelas, áudio, vídeos, entre outros. Mas, para aqueles que não se sentem à vontade para falar em público, não basta utilizar o recurso. É preciso treinar para parecer bem natural diante do público, sem necessariamente depender do projetor. Lembre-se: você será um apresentador, não um leitor.

O material deve ser o mais simples possível. Deve servir para atrair a atenção da plateia, não distraí-la. Muita informação pode acabar atrapalhando em vez de ajudar.

Em locais amplos, um projetor que fique no teto normalmente é o mais adequado. Mas, para isso é preciso saber se o contratante oferecerá um funcionário para cuidar da exibição do material. O ideal seria conversar com ele antes para explicar pontos cruciais da apresentação, por exemplo, quando ele deve alterar um slide.

Se o ambiente for menor, ambiente-se com antecedência ao projetor que vai utilizar. Se ainda não tem o costume de manuseá-lo, é necessário ler o manual e tirar dúvidas com pessoas já habituadas ao aparelho.

Ao montar uma apresentação, não se esqueça de que o que se vê na tela do notebook ficará diferente em uma sala escura, necessária para a projeção. O ideal é evitar utilizar tipos de letras muito finas, itálicos ou palavras sublinhadas, pois elas podem não funcionar muito bem à distância.

Se possível, faça um teste no ambiente onde irá executar a apresentação para certificar que sua plateia poderá enxergar todas as informações perfeitamente.

Não conte com a sorte! Problemas técnicos podem acontecer. Por isso, tenha uma lâmpada de reserva para o projetor multimídia. Caso contrário, a apresentação pode ser um fracasso.

A apresentação pode usar tanto material fotográfico, como vídeos, animações e músicas para ser mais dinâmica. Use os recursos disponíveis para reforçar a mensagem que você deseja passar, mas sem excessos.

E lembre-se: tenha cuidado com a ortografia. Pois, por mais impecável que a apresentação possa estar, erros com a língua portuguesa podem colocar tudo a perder. Se possível, revise o material mais de uma vez antes de apresentá-lo.