Dicas para saber se o seu smartphone está infectado por malwares.

Por Álvaro Alvarenga Sousa | 13/11/2013 | Tecnologia

O sistema Android, da empresa Google, já domina a maior parte do mercado de smartphone e por isto mesmo é normal que ele seja alvo de uma grande maioria de malwares.

Além de atrapalhar o funcionamento de seu aparelho, as pragas virtuais infectam seu Android na tentativa de conseguir algum proveito, como o acesso a senhas e dados importantes, por isto os cuidados precisam ser redobrados.

 Um dos problemas mais graves é que os Malwares estão sendo aperfeiçoados, ficando mais poderosos e difíceis de serem detectados, por isto o usuário comum e sem experiência, tem cada vez mais dificuldades em saber se o seu smartphone Android estaria ou não infectado por um ou por vários malwares. Vale lembrar que até usuários mais experientes já estão encontrando dificuldade em detectar estas pragas virtuais em seus aparelhos.

 Mas é possível detectar a presença de malwares em seu aparelho com as dicas que você confere agora:

* Bateria com menos duração: já reparou que a bateria de seu smartphone está durando cada vez menos do que de costume? Este é um dos sinais de que pode ter um ou mais tipos de malware em seu smartphone, pode ser também um problema na bateria, mas não se arrisque: faça logo um teste com outra bateria para não haver dúvidas.

* Queda nas ligações: as operadoras no Brasil recebem muitas reclamações a respeito de queda nas ligações e esta também pode ser uma das características típicas de smartphone com malware. Observe se as chamadas feitas pelo aparelho estão sendo interrompidas de forma estranha, mesmo o sinal estando bom. Existem muitos programas espiões que interferem nas ligações e sendo assim: aparelho infectado.

 * Cobrança extra na conta de telefone: muitos usuários reclamam com as operadoras de telefonia móvel por elas estarem cobrando por ligações não realizadas, mas o que pode estar acontecendo é que seu smartphone pode estar infectado com um malware que esteja enviando mensagens de texto para outros aparelhos e você nem se deu conta disto.

Há malwares que se instalam, enviam várias mensagens e depois se desinstalam automaticamente, o usuário fica com o prejuízo na conta do telefone.

Outros sinais que podem indicar que seu smartphone com Android esteja infectado por malwares é o consumo de dados acima da média e a queda no desempenho do aparelho entre outros problemas.

Evite que seu Android seja contaminado, aumentando a atenção na hora de dar permissão a um aplicativo.

Exclua o aplicativo assim que for descoberto.

Para resolver o problema de vez, reinicie seu aparelho restaurando as configurações originais.

E baixe um aplicativo que fique monitorando seu Android, evitando assim que você tenha esta desagradável surpresa de vir a ter o aparelho infectado. Para corrigir problemas e verificar se o seu android ainda está exposto a risco, recomendo o app: Bluebox Security Scanner.