O mês de Dezembro, normalmente, chega com a certeza de que o tempo de realizar qualquer coisa no presente ano está se esvaindo rapidamente. Ao adentrar na reta final do ano, os profissionais precisam não apenas se preparar para a programação familiar para o Natal e o Ano Novo, porém, também iniciar o planejamento para os novos desafios. Está no momento de analisar o que foi realizado no decorrer dos últimos 12 meses e já iniciar a preparação para o que pode acontecer no ano seguinte. Mas, no caso do seu negócio, ou seja, o seu escritório de advocacia, essa época é apropriada para pensar a respeito de que?

1. Pesquisa de satisfação interna e externa

O sucesso de um empreendimento não deve se basear apenas nos lucros. Por isso, se você possui um escritório de advocacia essa é uma época perfeita para checar o índice de satisfação dos seus clientes com relação aos seus serviços prestados, atendimento, disponibilidade e até mesmo agilidade no trabalho. Além disso, o fim de ano é a época mais apropriada para fazer isso, já que determina a passagem do tempo e também torna mais simples a organização das suas próximas prioridades.

A partir dos resultados de uma pesquisa de satisfação interna e externa, você tem mais chance de virar o ano tendo a noção exata do que os seus clientes, colaboradores e funcionários pensam a respeito do seu empreendimento e ainda analisar os erros e acertos do seu escritório. E toda essa análise deve levar em consideração as pessoas que mais importam para o bom andamento da sua atividade: seu cliente e seu colaborador.

No Blog do Jurídico Correspondentes, você encontra dicas mais específicas para a análise de fim de ano dos escritórios de advocacia.

2 – Aproveitar os últimos dias

O ano está acabando, mas, ainda não acabou! Por isso, é essencial trabalhar ligado na rotina e dar prosseguimento aos casos mais urgentes e emergenciais. Mesmo que restem apenas alguns dias para a chegada de janeiro, esse ainda é um prazo muito importante dentro de um empreendimento. Então, não vale a pena ficar pensando no próximo ano e deixar tudo pendente. O empenho deve seguir no mesmo embalo. Nesse período, já está na hora de verificar os resultados dos últimos meses, checar se os objetivos programados foram atingidos, melhorar o que for necessário e efetuar diversas medidas que podem ser úteis nessa reta final.

3 – Planejamento 2016

Após realizar todas as tarefas previstas para esse ano, está mais do que na hora de relaxar e aguardar somente pela chegada de 2016, não é mesmo? Não. Esse é o momento preparar os seus próximos 365 dias. Definir novos objetivos, construir as perspectivas e definir as táticas para o ano seguinte são algumas das ações que devem fazer parte da reta final de 2015.

Vale lembrar que em função de resultados positivos ou negativos existem muito trabalho e esforço garantidos nos próximos meses. Por isso, pense um pouco e faça de tudo para corrigir as falhas que o seu escritório encontrou em 2015. A partir do fim dessa tarefa, agora sim está tudo liberado para se concentrar no descanso e na confraternização.

Encontre mais dicas para o planejamento 2016 da área jurídica no Jurídico Correspondentes.