Para preparar-se para o vestibular, para estudar, por curiosidade, ou só por prazer mesmo, o que importa é que ler é uma atividade que faz parte do nosso dia a dia. Prazerosa para uns e custosa para outros, a ampla leitura de livros tem se tornado cada vez mais comum e necessário. Contudo, estudos apontam que 38% dos brasileiros têm dificuldade para interpretar aquilo que lê.

São válidas então algumas dicas de como estudar para você começar a ler bem, ou seja, não apenas passar os olhos pelas letrinhas, mas absorver o máximo de informações daquele material.

Um de cada vez

Se você deseja adquirir o hábito da leitura, então não tente o “mestre da leitura” desde o início! Se esforce para dar seu melhor em um livro de cada vez.

 

Escolha livros adequados para você

 

Para quem desejar começar a devorar esse mundo literário, pode escolher livros de acordo com a sua idade. Para os mais novos, as prateleiras de livros com temas juvenis estão cheias e são um excelente começo para pais e professores incentivarem a leitura para essa geração. Tentar empurrar clássicos da literatura para adolescentes e crianças não costuma ter muito sucesso. 

Crie uma rotina de leitura

Primeiro estabeleça uma meta: ler três livros no ano, terminar esse livro aqui em dois meses e etc. Depois disso, faça um pequeno cálculo entre a quantidade de painas ou capítulos e divida-os igualmente entre os dias estabelecidos. A partir daí, fica mais fácil ter uma rotina diária de leitura! Você pode ainda, determinar um horário e local para ler confortavelmente todos os dias. Mas lembre-se de que é necessário disciplina, pois um dia sem ler, é igual ao dobro de conteúdo para ler amanhã!

 

Não entendeu? Pergunte

É interessante manter um dicionário por perto enquanto você está lendo um livro. Se ficar em dúvida com qualquer termo, não exite em consultar o dicionário, isso trará mais clareza para o texto e enriquecerá seu vocabulário.

 

Revisado por Editor do Webartigos.com