Quem deseja realizar um planejamento financeiro e conquistar seus sonhos precisa de iniciar uma poupança para isso.

Não estamos falando daquela Caderneta de Poupança, tradicional investimento dos brasileiros, mas da poupança, no sentido econômico, que significa reservar parte da renda que recebe para ser consumida no futuro, seja por você mesmo, em caso de necessidade, seja por seus herdeiros, caso dela você não precise.

poupar

Comece a poupar cedo

Vários estudos já apontaram que é mais importante o momento em que você inicia a poupar do que o valor ou o rendimento da poupança.

Lembre-se que o que você poupa, aplicado a juros compostos sofrerá os efeitos da fórmula matemática para o anatocismo:

        capital * (1 + taxa) ^ tempo

Nesse caso, perceba que o capital é multiplicado por um fator, o chamado fator de atualização, e que esse fator possui uma base e um expoente, que é justamente o tempo.

Assim, você pode perceber o quanto o acréscimo na variável tempo é capaz de potencializar (no duplo sentido!) sua poupança.

Controle seus gastos

Os americanos gostam da seguinte expressão: rastreie seus gastos.

E é isso mesmo que você deve fazer. Baixe um aplicativo de celular, dos vários que existem (Minhas Economias, por exemplo) e adicione a sua renda mensal, seu patrimônio atual e suas despesas.

Toda vez que realizar alguma despesa, lance no aplicativo. Se você não tiver a disciplina necessária para lançar todo e qualquer gasto, por menor que seja o valor, sque no início do mês uma quantia para itens gerais e de pequeno valor e lance esse saque pelo valor global. Essa dica ajudará você a se concentrar nos grandes gastos.

Mas atenção: lembre-se que muitas vezes é nos pequenos gastos que o dinheiro se vai.

Faça um planejamento

Com todos esses dados em mãos, comece a se planejar.

Se você tem um objetivo como a compra de um imóvel próprio ou de um carro, use um simulador de poupança para saber quando você conseguirá adquiri-lo com o seu atual nível de economia mensal e para o rendimento da poupança que você estiver acostumado a obter.

Busque o apoio de todos os membros de sua família para o processo que vocês iniciarão. Se você tiver objetivos definidos, será muito mais fácil conquistá-los para a sua causa, que é economizar. Se não o fizer, você correrá muito mais riscos de sofrer boicote dentro de sua própria casa.

Trace metas realistas

Uma última dica, não menos importante, é traçar metas de curto prazo dentro da realidade e ir elevando-as na medida em que as alcançar.

Isso possui um fator psicológico importantíssimo para motivar as pessoas.

Trace grandes objetivos de longo prazo e as pessoas desistirão de alcançá-los, por parecerem muito distantes no tempo e nas possibilidades.

Trace o mesmo grande objetivo, mas por meio de seguidas metas pequenas e que você consiga alcançar e você verá como a motivação aumenta a cada vez que se vê o grande objetivo cada vez mais próximo.