Professor Me. Ciro José Toaldo

No decorrer de minha vida profissional, tenho estimulado meus alunos a escrever, entretanto, essa tarefa que não fácil, requer, além de determinação, cuidados para o autor não ser ‘queimado’ em sua primeira publicação.

Deforma sucinta e didática, seguem algumas ‘dicas’ que julgo importante para quem se disponibiliza à tarefa do escrever:

A primeira delas é ter a consciência que escrever para ser publicado é diferente de escrever para si próprio. Ao propor-se em apresentar algo ao público, tenha cuidado ao escrever.

Quando você escolhe o tema que vai escrito, por favor, escreva somente o que sabe e entende daquele assunto, o leitor é capcioso e sabe quando quem escreve tem ou não conhecimento do que escreveu.

Quem escreve precisa gostar de ler, uma vez que a leitura nos oportuniza, além de ter muitas ideias, obter melhorar conceitos, visão de novas palavras e te todo que compõe o ato de escrever.  

Outra dica muito coerente é que ao escrever, deve-se ter o cuidado com os erros do português. Nossa língua é complicada, mas quem se predispõe ao ato do escrever, precisa ter esta preocupação.

Antes de publicar, escreva num rascunho, revendo o que escreveu, somente depois de várias revisões, faça a publicação. 

É interessante que você possa ler o que escreveu para outra pessoa, não apenas para buscar elogios, mas para perceber se a outra pessoa entendeu o que foi escrito.

Como dito anteriormente, quem deseja escrever bem, precisa ser um amante da língua portuguesa. Obviamente que a língua é a ferramenta do escritor. Como um pintor tem um amor muito grande pelas suas tintas, assim, o escritor precisa ter fascínio pelas palavras.

Uma dica preciosa que vale para qualquer atividade da existência: quer escrever bem, primeiro confie em você mesmo, depois faça com o coração, seja sempre verdadeiro, isto vai estar imbricado em seu texto e seus leitores irão perceber com o passar do tempo.

Sempre é bom lembrar que, como tudo na vida, o que mais conta não é talento, mas dedicação, persistência e a vontade de demonstrar um bom trabalho.

E, algo que priorizo: a simplicidade, humildade o não querer aparecer, o exibicionismo, em muitos casos é a arma do incompetente.  

Espero estas dicas tenha ajudado e, seja bem vindo ao maravilhoso mundo da escrita!