Independentemente de se ter um novo negócio ou uma empresa já estabelecida no mercado, ter um plano de negócio é fundamental para gerir bem qualquer tipo de empreendimento e, assim, solidificar o sucesso profissional. Nele, contém todo o diagnóstico da empresa, além de seu histórico, projetos e metas e orçamentos.

Ou seja, na prática, um plano de negócios deve conter todas as finanças do seu empreendimento a fim de garantir maior assertividade nas tomadas de decisão. Ele oferece um bom panorama da empresa e, com ele, é possível geri-la da melhor forma.

Dentro de um plano, é imprescindível conter a saúde financeira e administrativa detalhada e realista. Afinal, além de utilizado para controle interno, é por meio dele que se garantem os aportes financeiros de cada vez mais investidores, fazendo com que seus negócios obtenham ainda mais sucesso.

Mas como fazer um planejamento bem estruturado? Para quem ainda não está familiarizado com esse processo, é possível pedir a colaboração de uma empresa especializada, mas com o tempo, o ideal é mantê-lo internamente. Por sorte, existem algumas dicas simples para elaborar esse tipo de documento de forma organizada, segura e muito eficiente.

Os detalhes fazem toda a diferença!

O primeiro passo para todo plano de negócios é fazer um levantamento de dados completo para garantir o histórico registrado detalhadamente e, assim, estudar melhor as possibilidades de cenários futuros. Isso significa registrar todos os gastos, investimentos e ganhos da abertura da empresa até a atualidade.

Por essa razão, é preciso priorizar a qualidade para não errar nas informações, desde as mais básicas, como a data de abertura da empresa, até as complexas, como as porcentagens de lucro de acionistas, caso tenha. Então, como regra, não tenha pressa: leve o tempo necessário para concluir essa etapa com um nível de detalhamento significativo, sem perder as informações ou encaixar números errados.

Como o plano de negócios é fundamental para qualquer tomada de decisão, é imprescindível que ele esteja completo. Pelo contrário, quando feito de maneira superficial, as decisões tornam-se duvidosas, pois não são baseadas em todas as variáveis possíveis. É a etapa mais trabalhosa e mais demorada, mas tenha paciência e não se precipite; afinal, quanto mais sabemos do passado, mais acertamos no futuro.

Não coloque no plano de negócio qualquer informação

A grande quantidade de dados levantados e analisados na primeira etapa do plano exige um pouco de trabalho e paciência. Mas é importante ressaltar que nem todo tipo de informação é útil para esse documento: elementos incompletos, por exemplo, com dados desatualizados ou insuficientes podem atrapalhar mais do que ajudar, assim como informações não confiáveis e projeções aleatórias.

Por essa razão, é essencial selecionar as fontes para coleta desses dados: livros de caixa, comprovantes, documentos são muito bem-vindos, não se baseie em nada que não seja oficial e armazene em um local seguro esses papéis para ratificar o plano, caso seja necessário.

Uma dica valiosa é buscar consultorias e outros serviços especializados em dados para colaborar com esses primeiros passos. Ainda assim, o ideal é centralizar as atividades internamente e garantir que alguém da empresa o faça, pois além de conhecer melhor os negócios, ainda traz maior segurança nas decisões estratégicas.

Um bom plano de negócios vai além das finanças

Um planejamento financeiro detalhado é parte importante de um plano de negócios, mas é preciso abranger outras diversas áreas para garantir mais assertividade nas ações: logística, administração, recursos humanos, comercial, marketing e tantas outras! Isso certamente explica o nível de detalhamento e a exigência de tempo no levantamento de dados, sendo todas elas essenciais para criar um bom diagnóstico da saúde da empresa.

Por isso, conte com um time ao seu lado: ter um líder em cada área, que tenha conhecimento específico, facilita a união de todas as informações e garante maior retorno sobre investimentos e ainda possibilita enxergar oportunidades e pontos a desenvolver em cada setor.

Trabalhe com vários futuros sempre

Uma dica excelente é sempre trabalhar com diferentes cenários. Conhecer o histórico da empresa é um tanto possível, mas acertar o que pode vir já é um pouco mais difícil! Por esse motivo, é preciso trabalhar com diferentes panoramas: utilize dados para criar oportunidades, antecipar problemas e definir quais metas devem ser priorizadas perante outras.

Assim, é mais improvável que as surpresas o peguem desprevenido. A saúde de uma empresa é garantida também pela prevenção, portanto é necessário identificar quaisquer pontos que podem afetar direta ou indiretamente seus negócios e, assim, trabalhá-los a seu favor a fim de garantir o sucesso da empresa.