Impressione seus amigos ao fazer com que eles realmente queiram assistir o vídeo de suas últimas férias na Bahia. Explore o poder de sua bela câmera digital com essas dicas.

1. Seu filme balança muito
Como nossos olhos se movem rapidamente e cobrem uma grande área em poucos segundos, a tentação é movimentar a câmera da mesma forma. No entanto, isso torna o vídeo desagradável e desorienta o espectador, exatamente como no filme a Bruxa de Blair. O resultado são filmes caseiros que parecem ter sido filmados durante um terremoto.
Solução: movimente sua câmera de forma deliberada e com calma, enquanto a mantém firme e estável. Caminhe devagar, como se tivesse um livro sobre sua cabeça. Ajuste a alça de apoio para sua mão da forma mais justa possível e procure usar sua mão livre para manter a câmera estável.

2. Zoooooom
A maioria das pessoas se sente uma mistura de paparazzi com espião da CIA ao comprar uma câmera com zoom de 40x. Pena que o vídeo não compartilhe dessas aspirações hollywoodanas e o resultado costume ser confuso e enjoativo.
Solução: use o zoom com moderação, somente para enfatizar aspectos realmente importantes, caso contrário, se torna irritante. Procure ajustar o zoom na posição desejada antes de começar a filmar. Não use o zoom e se movimente ao mesmo tempo. E, por último, nunca use o zoom digital, use somente o ótico. O zoom digital deixa a imagem granulada e com péssima qualidade.

3. Quem precisa de luz?
Com uma câmera que custe mais de R1000, a maioria das pessoas simplesmente parte da premissa que existe um mini Steven Spielberg lá dentro que vai fazer todo o serviço necessário manualmente. Apesar da câmera de fato conseguir filmar em qualquer iluminação, a qualidade pode ser extremamente prejudicada em casos onde há pouca luz ou excesso de luz.
Solução: quando filmar dentro de casa ou em ambientes fechados, lembre-se de sempre acender a luz e posicionar as pessoas/objetos próximos da fonte de luz. Não filme as pessoas contra uma forte fonte de luz, como o sol, isso vai fazer aparecer somente as silhuetas. Também não as coloque diretamente a favor do sol, elas não vão abrir o olho direito. Procure colocar os protagonistas num ângulo de 45º em relação à fonte de luz, para ter um efeito mais suave e agradável.

4. Diferença entre essencial e não-essencial
Pegar seu amigo dançando de cueca no meio da rua é essencial. O trajeto até você alcançá-lo, com a câmera balançando e o som da ventania é dispensável. Um bom vídeo tem cenas interessantes e apresenta uma certa lógica, conta uma história.
Solução: procure o melhor ângulo para a cena antes de ligar a câmera, para evitar captação de cenas desnecessárias. Saiba quando parar, não seja um chato que fica filmando sem parar por 10 minutos. E, principalmente, edite seu filme. Corte as cenas dispensáveis e deixe sua produção concisa e direta.
Abraço e boa sorte com seu próximo filme!

Guilherme
http://www.papodehomem.com.br