DICAS DE ECONOMIA – 2ª Parte

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

 

          Manter o orçamento sobre controle é mais que crédito consciente, transforma automaticamente em melhoria de vida.

          O crédito no mercado financeiro trabalha com taxas de juros pré-fixadas e pós-fixadas. Na taxa pré-fixada o tomador do empréstimo sabe quanto vai pagar em determinado tempo, já na pós-fixada, fica a mercê das oscilações do mercado que num momento de crise como vivemos não é aconselhável, apesar das taxas de juros estarem altas, com forte pressão para diminuição, mas a incerteza do sistema pode provocar aumento e desequilíbrio de suas contas. Não arrisque fazer empréstimos com taxas pós-fixadas e nem atreladas a moedas internacionais.

          Quando tomar empréstimos, pesquise e opte pelas taxas mais baratas, mesmo que um atendente de um banco, financeira ou loja falar que a taxa cobrada é de tanto, peça para fazer o cálculo total pago e o valor mensal a ser desembolsado, pesquise em outro local e verifique taxas administrativas, além de impostos que podem surpreender na hora da compra.

           O cheque especial é uma forma de empréstimo, bem como o crédito pessoal, o crédito consignado, quanto maior for à garantia menor será a taxa cobrada pelos bancos, portanto negocie. Preciso de um crédito pessoal e pode dar o veículo em garantia, tendo a certeza de que pode pagar as prestações, coloque o bem em consignação, a taxa de juros será muito menor e você equilibrará suas contas de forma mais rápida.

          Financiamentos podem ser de veículos, imóveis, máquinas e equipamentos, bem é um sistema diferente e de longo prazo que varia em cada situação, cuidado aos índices de reajustes, sistemas de amortização do saldo devedor e verifique as taxas cobradas em caso de atraso, como multa, juros e outras despesas, exija sempre um contrato e leia integralmente este contrato, não assinem sem ler, que é um hábito do brasileiro, cuidado, muitos assinam contratos com cláusulas abusivas, mas que são difíceis de serem alterados uma vez assinados.

            A forma mais adequada de utilizar o crédito é somente quando precisar para uma situação de emergência, reorganização financeira, antecipação de compras (oferta que valha a pena) ou realização de um plano de compra, como casa, veículo novo e etc.

           Evite dar cheques pré-datados, o risco de ser colocado antes da data é muito grande além de ser uma prática ilegal e, portanto, não dá para reclamar.

           Antecipação de 13º, não é vantajoso, deve ser utilizado em último caso, nesta regra vale a negociação das taxas com o banco e verificar a utilidade da solicitação, se for para completar para compra de um bem a vista com desconto, pode ser compensatório.

           Crédito em financeiras geralmente utiliza de juros maiores, que podem ser menores do que a rolagem da dívida do cartão de crédito ou não, utilizar este recurso em último caso, porque, provavelmente com o desequilíbrio do orçamento doméstico você tenderá a fazer outro empréstimo para pagar o anterior e provoca um efeito dominó estourando o orçamento e estabelecendo restrição de crédito.

           O cartão de crédito é vantagem quando ganha prazo para o pagamento a vista de determinado produto ou parcelamento em 3 vezes pelo preço a vista. Como os juros estão altos, o parcelamento no cartão consta os juros embutidos, portanto, pedir descontos e pegar uma única vez com o cartão de crédito é mais vantajoso. A comodidade do cartão de crédito faz com que seja muito prático, mas lembre-se de pagar sempre o total da fatura, no caso de rolagem de parte do valor, procure pagar com dinheiro mais barato, tomando empréstimo e pagando a vista a fatura do cartão.

            Nunca incorpore a suas receitas o limite do cheque especial e dos cartões de crédito. Troque sempre encargos de financiamentos de juros mais altos por outros com juros mais baixos. Pesquise o mercado oscila muito e uma boa oportunidade de economizar no pagamento de prestações pode surgir quando menos se espera, mas nunca se esqueça de verificar corretamente os encargos cobrados.

             A consciência de economia transforma o tomador em poupador.