Dicas de adestramento de cães em Campo Grande MS do adestrador André Alves proprietário do Hotel Bom pra Cachorro. 

Podemos observar que nos últimos 25 anos, tivemos um aumento significativo na população canina Brasileira, se formos observar, a maioria das casas hoje tem na média de 2 a 3 cães. Nos últimos 100 anos tivemos uma grande mudança da população, do campo para a cidade, com isso muitos cães acabam apresentando algum problema comportamental devido à falta de exercício, falta de espaço e também a falta de exercer a função para a qual foram criados. Um labrador que fica o dia inteiro ocioso em um espaço minúsculo pode ser exatamente destrutivo pelo fato de não se exercitar e exercer sua função original que era de puxar redes de pesca na baia de Labrador no Canada.

Com o aparecimento dos problemas comportamentais muitos livros, manuais e técnicas de adestramento começaram a surgir. Muitos deles nos ensinam como manejar, executar comandos e corrigir o cão, enquanto executamos comandos e exercícios propostos. Esse modelo de ensino já ocorre a muitos anos e certamente tem algum tipo de êxito.

Os adestradores de hoje aprenderam a adestrar com os mais antigos, esse conhecimento muitas vezes já vem sendo passado a muito tempo. O grande problema dessa metodologia é que cada cão tem uma personalidade. O que funciona perfeitamente para um cão pode não funcionar para outro.

Isso ocorre devido a sensibilidade que cada cão tem, podemos observar que em raças como Pastor Belga Malinois, Boxer e Pastor Branco Suíço muitas vezes são extremamente sensíveis. Um método de adestramento com bastante contato físico, pode gerar ansiedade e insegurança ao cão, impedindo que o aprenda de forma correta.

Muitas técnicas de adestramento utilizam o uso da força, essa técnica pode até funcionar com cães que tenham um temperamento forte e conseguem suportar bem a pressão, porém não são recomendados para cães que tenham um nível de sensibilidade alto.

A falta de comunicação entre seres humanos e cães é provavelmente o maior problema de aprendizado que temos hoje dentro do adestramento. Adestradores mais experientes aprenderam durante os anos a como fazer uma leitura do cão e testar os métodos que melhor dão os melhores resultados de aprendizagem.

Porem muita gente ignora esse detalhe e acabam adestrando o cão de forma errada e que podem causar vários traumas ao cão, que muitas vezes são irreversíveis e quando são reversíveis levam muito tempo para serem corrigidos. Não seria melhor fazer da forma correta? 

Procure um profissional qualificado que possa te ajudar a educar seu amigo. Pesquise bastante antes de contratar esse profissional. Lembre se que preço muitas vezes não e tudo!