Está pensando em viajar para o exterior, mas ainda tem algumas dúvidas sobre documentação e moeda da região? Independente do local, as viagens precisam ser planejadas com antecipação, desde os locais que serão visitados, até mesmo o planejamento financeiro. Confira algumas dicas para garantir um passeio turístico sem preocupações.

Sobre a entrada e permanência de estrangeiros, cada território adota seus próprios critérios e exigências. Enquanto alguns países não exigem visto para turistas brasileiros, outros impõem restrições de acesso e objetivos para o país.

Desta forma, é interessante sempre antes de pensar em viajar para o exterior, verificar os documentos necessários para entrar no país de destino. O Portal Consular do governo brasileiro sugere que o passaporte seja providenciado com pelo menos um mês de antecedência. Outro ponto importante é verificar a data de validade e fazer uma cópia do documento para eventuais problemas são passos que não podem ser ignorados.

Vale se preocupar também com a conversão de moeda, um item importante na hora da viagem. Informe-se a respeito da condição do mercado e programe as finanças para a viagem. Estipule o quanto deseja gastar e planeje o orçamento com antecedência.

Isso vale também para as contas que ficarão após a viagem. Apesar de ser um belo sonho conhecer os lugares fora do país, a vida normal continua após o passeio e as contas que ficarem para depois precisam ser programadas com antecedência.