Diário reflexivo

Feito por Aline Morgan de Queiroz Dias, Edilce Teresinha de Barros Miercalm e Mariane Damke*

No dia 04 de agosto, nosso 1º dia na escola com os alunos. Haviam em sala nesse dia 13 alunos. A professora deu continuidade a uma atividade que havia começado na semana anterior, confecção de um jogo de cartas, no qual as crianças trabalharam com numerais, contando escrevendo e pintando. Esta atividade durou o primeiro momento da aula, as crianças pararam na hora do lanche às 15h. Nós colaboramos auxiliando as crianças com maiores dificuldades.

No segundo momento da aula, foi desenvolvida uma nova atividade direcionada ao dia dos pais, o tema foi polêmico, ao tratar do assunto família, sugiram muitas falas das crianças, demonstrando como a estrutura familiar é diversificada, neste momento a professora conseguiu contornar as polemicas, e direcionar a atividade, em minha opinião faltou um pouco de tato com as crianças que não tem os pais em casa. A atividade se deu da seguinte forma, primeiro a professora distribuiu alfabeto móvel e pediu para as crianças sentarem em duplas e escreverem papai, houve muita dificuldade por parte das crianças. Após elas pintaram um desenho e no dia seguinte farão o recorte e montagem deste desenho. Saímos às cinco horas da sala de aula.

Minha primeira impressão sobre a professora: calma e tem um bom relacionamento com os alunos, na primeira atividade, foi possível observar a dificuldade da maioria dos alunos, e como eles têm tempos diferentes de aprendizagem, gostei do envolvimento da professora e da atenção com cada criança.

 

Dia 05 de agosto, nosso segundo dia em sala com as crianças do colégio Carlos Pereira Barbosa. 16 alunos em sala de aula.

Hoje a professora trabalhou letramento, onde a mesma usou como recurso o alfabeto móvel, pediu ao alunos que se organizassem em dupla para que um ajudasse o outro, e pediu que escrevessem a palavra papai, demorou um pouco para eles entenderem que precisavam um do outro pois o alfabeto móvel não se repete, mas no fim eles adoraram a atividade. Esta atividade demorou, pois antes houve a escovação de dentes realizada pelo pessoal da unidade de saúde do bairro.

Após o intervalo foi trabalhado em matemática, uma atividade que as crianças têm maior facilidade, eles estão fazendo o número de um a dez, porem alguns fazem até o vinte.

Sempre entre uma atividade e outra eles cantam uma música, o que torna as atividades mais prazerosas.

Já conheço alguns alunos e seus nomes, está sendo divertido estar com eles na escola, a professora tenta nos deixa à vontade e pede sempre nossa colaboração, nos tratando com respeito o que facilita o trabalho em sala de aula. Ela é organizada e traz sempre o plano de aula elaborado, tendo sempre alguma atividade extra.

 

Dia 06 de agosto, quarta feira as crianças começam a pegar o ritmo da professora novamente.Hoje haviam 17 alunos em sala de aula, um número que parece bem maior pelo pouco espaço da sala, a professora tentou organizar a sala em fila porem teve muitas dificuldades, pois não dá para acomodar a todos.Foram passadas algumas atividades com números de um a dez, e em seguida fomos todos para o salão da escola onde reuniram todas as turmas para a acolhida*, as crianças cantaram, e a professora teve uma breve conversa com elas, em seguida voltamos para a sala, dar continuidade nas atividades, foi trabalhado numerais todo o primeiro momento, nós auxiliamos as crianças com maiores dificuldades. Na maioria dos casos não é dificuldade de aprendizagem e sim de concentração.

Lanchamos as três horas 15h o intervalo para o lanche.

Retornamos a sala e a professora cantou uma música para acalmá-los, em seguida, passou uma atividade de mini pesquisa, para dar continuidade a semana dos pais, olhou a tarefa do dia anterior e corrigiu com todos na lousa.

Colamos as tarefas no caderno, e cantamos música para a saída.

Algo que me incomodou foi a resistência de alguns alunos em fazer a atividades para os pais, pelo fato de não terem pais, e mesmo assim a professora queriam eles fizessem a atividade. Ela tentou argumenta que podia ser para o avô, porem mesmo assim uma menina não quis e ficou bem chateada, acho que poderia ter dado outra atividade para ela desenvolver.

*momento em que os alunos de uma sala prepara uma apresentação especial para o restante da escola, momento também para os recados e reafirmar os combinados.

Dia 07 de agosto, Hoje em sala haviam 16 crianças.

A aula começou com a sala organizada em forma de roda, isso deixou o espaço bem apertado, a professora teve uma conversa com todos a respeito do dia dos pais, falou que ficou pensando no caso da menina não quis fazer as atividades, pelo motivo de não ter pai, e explicou as várias formas de estruturas familiar contemporânea e também contou a história do surgimento da data comemorativa.

Em seguida as crianças produziram um cartão para os pais onde foi trabalhado a escrita, a criatividade e também a mediação entre os alunos.

Após o intervalo trabalhamos ciências higiene e saúde, onde a professora trabalhou junto com os alunos os hábitos higiênicos e as partes do corpo. Como em todas as atividades o colega que termina primeiro ajuda os que estão atrasados.Como após o intervalo as crianças ficam muito agitadas, a professora colocou uma música de fundo durante toda a aula que trabalha com a letra P e canta para os pais.

Hoje foi muito bacana a aula, está dando para perceber o desenvolvimento de cada criança, e como a professora estimula a aprendizagem, gosto do comprometimento dela com os alunos, para mim ela é uma boa professora e faz o possível para que a aula renda, também acho legal ela passar todos os dias tarefa para casa.

 

 

Dia 08 de agosto.Hoje havia 16 alunos em sala de aula.

A aula começou com atividade de copiar da lousa, e alguns foram terminar as lembranças para os pais, ajudamos os que demoram mais para copiar, levamos as crianças para lanchar e fomos para o intervalo, o qual foi bem tumultuado, pois ocorreram duas brigas.

Após o intervalo a professora leu uma estória, para acalmá-los, em seguida produzimos um cartaz coletivo para o dia dos pais.Em seguida outra atividade de letramento, e a tarefa para casa. Antes de encerrar a aula fez uma recreação com as crianças.

No desenvolvimento das atividades é possível observar muito das teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nas fases de escritas das crianças, pois em uma mesma turma com a mesma faixa etária de idade há diferentes fases de escrita, alguns alunos ainda não sabem escrever apenas copiam, outros já conseguem juntar silabas, mas a maioria conhece o alfabeto e os números.

A professora observando esta diversidade na aprendizagem se utiliza das teorias de Vygotsky e trabalha a mediação entre os alunos, além do professor como mediador os alunos mais avançados auxiliam os que estão atrasados, e funciona bem.

 

 

Dia 11 de agosto, estivemos em sala com 13 alunos.No primeiro momento os alunos foram conduzidos ao pátio para discutir as melhorias na escola. De volta à sala de aula a professora propõe aos alunos que conversem mais sobre as mudanças que ocorrem e que estão ocorrendo na escola. Organização do quadro branco, as crianças copiam no caderno o nome da escola, data e as melhorias discutidas anteriormente.Após o intervalo, a professora iniciou uma conversa sobre brigas na escola. Em seguida seguiu-se a atividade de leitura de uma parte do livro Pinóquio, a professora pediu uma interpretação de texto e desenho.

 

Dia 12 de agosto, hoje com 16 alunos em sala de aula.

A professora Rosiclei finalizou a leitura do livro Pinóquio com atividades de perguntas e respostas em grupo. Após esse momento a professora passou no quadro branco uma mensagem sobre os pais e um vídeo de uma música sobre a letra “P” do papai. Isso ocupou o primeiro horário de aula. Depois do intervalo, a professora desenvolveu uma atividade de recorte e colagem com imagens de homens que simbolizassem o pai de cada aluno. No cartão cada aluno escreveu uma mensagem para seu papai e recortou de uma revista um presente para ele.

Dia 13 de agosto, Hoje havia 18 alunos na sala.

Começamos a aula com a acolhida dos alunos, todos foram para o salão onde foi cantado o hino nacional e outra canção, após conversa os alunos voltaram para a sala, as cadeiras estavam organizadas em forma de círculo, a professora olhou os cadernos para ver quem estava autorizado a ir ao passeio nas ruas ao redor da escola. Uma mãe não compreendeu o intuito da atividade e não autorizou seu filho a ir, disse que ele não iria catar lixo.

Em seguida continuamos as atividades de produção das cartinhas numéricas, quem já havia concluído auxiliou os colegas.

Após o intervalo a professora fez uma conversa sobre o meio ambiente, explorando os conhecimentos prévios dos alunos.

Na sequência nos organizamos para fazer a caminhada junto com as outras turmas do primeiro ano, cada um levou uma sacola plástica e teria por objetivo recolher um lixo jogado na rua, observando o ambiente em que está localizada a escola.

A atividade foi bem sucedida, as crianças gostaram e interagiram bem.

Achei bem elaborada a aula pois ela teve intencionalidade, já que vai ser começado a trabalhar o meio ambiente, e a caminhada começou a sensibilizar as crianças da necessidade de conservação do local em que ocupamos.

 

Dia 14 de agosto.15 alunos em sala de aula.

Hoje reunimos as crianças em fila e distribuímos os lixos coletados no dia anterior, em seguida fomos para o pátio onde há lixeiras de coleta seletiva, uma criança por vez trazia sua sacola e ia distribuindo o lixo nos latões conforme indicado no sexto de lixo, todos participaram e se divertiram com a atividade. A professora fez questão de registrar cada momento e me pediu para fotografar ela com as crianças. A professora do outro primeiro ano me pediu par fazer o mesmo, mas sem muita paciência para tantas fotos, ela foi bem mais rápida. Longe de mim criticar outra professora, nem mesmo a conheço, mas acredito que a ela faltou conhecimento prévio sobre o assunto coleta seletiva.

No segundo momento na sala de aula, foi trabalhado letramento, porem com o tema educação ambiental, foi enfatizada as cores das lixeiras e todos copiaram, e também copiaram um texto sobre a temática, foi feito leitura em sala.

A aula hoje foi bem produtiva, a contextualização da coleta seletiva foi bem legal, e a professora deixou que os alunos desenvolvessem a atividade com liberdade e colaboração em grupo, o que torna a atividade mais produtiva.

 

 

Dia 15 de agosto. 16 alunos em sala.

Início da aula com a correção da tarefa de casa, que consistia em pesquisar sobre o lixo que produzimos em casa, a professora trouxe diferentes amostras de lixo doméstico bem diversificado, foi mostrando aos alunos e perguntando que tipo de lixo era, e qual lixeira deveria ser descartado, ela escreveu o nome de vários na lousa e pediu que eles escolhessem dois de cada para copiar.

Após o intervalo fomos para o pátio fazer uma atividade de arte com garrafas pet, que foram recortadas e transformadas em flores por mim e a minha colega estagiaria, e as crianças coloriram, foi bem legal, eles adoraram, porém não deu tempo de concluir a atividade, que ficou para a semana seguinte.

Voltamos para a sala e nos despedimos dos nossos novos amiguinhos e da professora. Estou ansiosa pela regência.

 

*Professoras efetivas da rede municipal de Rondonópolis-MT