Introdução

O presente trabalho tem como tema principal o Diagnostico de estudo de saúde de uma comunidade e sucede-se dos temas Indicadores de Nível de Saúde e Fontes de dados de recomendação.

É importante abordar estes temas visto que, quando se trata de Promoção da Saúde, surge o desafio de compreendê-la a partir da subjetividade de seu significado. Para isso, dar voz e oportunidades de expressão aos moradores de territórios das cidades contemporâneas facilita o entendimento da teia sociológica, onde se inserem indivíduos e comunidades. Promover a saúde suscita elaborar estratégias que garantam, minimamente, a justiça social, a qual apresenta uma relação estreita com o princípio da equidade.

Estes temas nos dão a perceber dentre as estratégias, que se destacam noDiagnóstico Participativo (DP), um método de escuta para a aquisição e a construção coletiva de dados sobre determinadas realidades. De acordo com CASTRO e ABRAMOVAY, o DP envolve os atores sociais residentes na comunidade, sendo utilizado para fazer levantamento da realidade local, incluindo a identificação dos principais problemas nas áreas da saúde, social, econômica, cultural, ambiental, físico-territorial e político-institucional. Entende-se a participação social como pré-requisito institucional e político para conceituar a saúde, além de ser uma condição imprescindível para a viabilidade e a efetividade das políticas públicas.

Objetivos

Geral

  • Abordar o diagnostico de estado de saúde de uma comunidade.

Especifico

  • Compreender o que são indicadores de saúde e como caracteriza-los;
  • Saber a importância de escolher os indicadores de saúde adequados para avaliar o resultado das ações que podem ser realizadas por uma equipe de Atenção Primária à Saúde;
  • Perceber quais são fontes de dados de recomendação.

Metodologia

No âmbito da realização deste trabalho recorreu-se a consultas bibliográficas de obras literárias de alguns autores com destaque, que falam sobre o tema, com uma reflexão dos conhecimentos adquiridos e com a auxílio de bibliotecas virtuais "internet", foram retirados dados importantes para o desenvolvimento do trabalho.

O DIAGNOSTICO DE ESTADO DE SAÚDE DE UMA COMUNIDADE

O diagnostico de estado de saúde de uma comunidade é um processo de ensino e aprendizagem baseado na realidade da comunidade. É realizado com base uma pesquisa de participante e com a construção de parcerias comunitárias, buscando garantir a sustentabilidade e a efetividade de futuras intervenções. Os participantes do estudo devem ser constituídos por moradores de uma determinada comunidade a qual pode contemplar um marcante cenário de contrastes e desigualdades.

Busca-se então os dados institucionais, geográficos estatísticos da região para se ter em conta qual o numero de habitantes da região e qual a media dos moradores por domicilio.

Conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no período de realização do diagnostico de estado de saúde da comunidade, este, de acordo com a posição geográfica pode assim apresentar uma determinada classificação que pode vir a se baixa, media ou alta. Onde devem participar principalmente os moradores que já estão la a aproximadamente 5 anos de vivencia. O estudo, deve ser feito com base uma determinada facha heteria e que devem apresentar condições para responderem a pesquisa se forem a concordar a participar da pesquisa. Os que são denominados informantes chaves (IC).

São denominadas IC pessoas com envolvimento ativo na comunidade ou indivíduos que tenham informações amplas e profundas sobre o sistema ou o assunto de interesse do pesquisador. A identificação dos IC dá-se por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com os quais discute-se a viabilidade das técnicas de coleta de dados e estratégias de acesso aos moradores. Para proteger as identidades dos participantes, adotam-se as letras “IC” (informante-chave) seguidas dos números dependendo de quantos participantesirão fazer parte. Exemplo: IC1, IC2…

Deve-se determinar o período de ocorrência de coleta de dados, utilizando ferramentas participativas: entrevista (primeira fase), pode se dar o caso de caminhada de rua (segunda fase) e grupos focais (terceira fase). Realizar entrevista nos domicílios dos IC norteada por questões, por exemplo: na sua opinião, quais problemas da comunidade levam a uma condição precária de saúde?

Ressalta-se que os IC são visitados individualmente pelos pesquisadores, os quais devem gravar as entrevistas e aplicar um questionário com dados socioeconômicos para a caracterização dos participantes.

Ao finalizar a entrevista, dependendo da disposição de cada IC pode ser necessário que realize uma caminhada na companhia do pesquisador, partindo de seu domicílio e percorrendo a rua em que mora e adjacências, apontando os problemas da comunidade que interferem nas condições de saúde, os quais devem ser filmados, fotografados e ou registrados por escrito em formulário específico pelos pesquisadores.

Os grupos focais (GF), realizam um roteiro com os IC os convidados a participar. Esteroteiro é feito com questões norteadoras sobre os problemas da comunidade que interferem nas condições de saúde, propiciando uma discussão aprofundada sobre o tema proposto.

Os dados são transcritos na íntegra e lidos em profundidade pelos pesquisadores; os quais são analisados seguindo as etapas previstas pelo método da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (inferência e interpretação).

Os resultados são provenientes da entrevista, da caminhada de rua e dos dois grupos focais, sendo as falas apontadas representativas de todos os participantes.

É importante destacar as estratégias de enfrentamento dos problemas visto que ao mencionarem os problemas da comunidade, os moradores também apontam estratégias de enfrentamento, que são agrupadas em duas sub-temáticas: “ações de mobilização social” e “apoio de instituições presentes no território”.

As ações de mobilização social são apresentadas como um somatório de esforços capazes de envolver uma maior quantidade de pessoas e instituições na busca de resolver problemas de interesse coletivo. [...]