RESUMO 

A educação em saúde trabalhada no Programa de Diabetes Mellitus no Município de São José do Calçado é a discussão deste estudo. Por meio do trabalho da equipe multidisciplinar, o Serviço Social identificou o desconhecimento do paciente diabético em relação a sua doença e suas prováveis complicações. Considerando que o tratamento amplia a qualidade de vida do paciente, o Serviço Social juntamente com o serviço de enfermagem elaboraram um trabalho sócio-educativo por meio de palestras, para assegurar uma maior adesão ao tratamento. O conhecimento das doenças está diretamente relacionado à melhora da qualidade de vida e ao menor índice de internações.

Palavras- chave: Diabetes Mellitus. Educação. Prática Profissional.

Serviço Social.

INTRODUÇÃO 

Este trabalho versa sobre a importância da Educação em Saúde no Programa de Diabetes Mellitus no Município de São José do Calçado/ES, afirmando que Saúde é qualidade de vida e, portanto, encontram-se ligada aos direitos humanos, sendo um ambiente onde os pacientes merecedores desses direitos, por meio de métodos desempenhados por sujeitos sociais críticos, capazes de edificar conhecimentos, ações que apóiam a participação das pessoas na busca de uma vida saudável e de qualidade.

Atualmente o conhecimento da doença por meio de informações e educação constitui aspecto relevante para o tratamento. No caso de doença  crônica o seu início é insidioso, duração longa e indefinida perdurando, muitas vezes, para o resto da vida, impõe limitações às capacidades funcionais do indivíduo.

O diabetes mellitus, é uma doença que acarreta para os pacientes, várias dificuldades para adesão ao tratamento. Quanto mais informações através de um trabalho educativo em saúde, contribuirá para reduzir o agravamento da doença.

A importância de entender alguns aspectos da situação vivencial dos pacientes com Diabetes e auxiliá-los a compreender suas principais dificuldades com relação à doença e seu tratamento, são propósitos que nortearam este trabalho. Assegurar os conhecimentos aos pacientes são condições que favorecem uma melhor qualidade de vida para eles.

Na unidade de saúde de São José do Calçado junto aos pacientes diabéticos, formou-se um grupo onde as informações sobre a importância da atividade física, dieta alimentar e fornecimento de medicamentos.

Objetivou-se discutir também neste estudo a intervenção do profissional de Serviço Social nesta área que é desafiante, devido às várias dificuldades dos pacientes para adesão ao tratamento.

É necessário, que se consolide a ruptura com o Serviço Social tradicional.

Mas, para isso se faz indispensável fortalecer o projeto de intenção de ruptura, responsável pela construção do atual projeto ético-político profissional e, em especial, avançá-lo para os serviços, para o cotidiano de trabalho do assistente social.

Desvelar que a prática reflexiva, é uma prática que, envolvendo dois sujeitos sociais - usuário/profissional -, politiza as demandas dirigidas ao Serviço Social, ao democratizar informações necessárias e fundamentais quando do acesso dos usuários a serviços e recursos como direito social na busca da superação da práxis cotidiana, a partir de sua análise, desvendamento o que contribui para o fortalecimento dos envolvidos no processo, enquanto sujeitos políticos coletivos.

[...]