Dia quase vira noite para o Lynno

 

Edson Silva

 

O Lynno Typpo ligou e começou me enrolar com papos como se eu sabia que a Escola de Samba Beija Flor pode homenagear o Rei Roberto Carlos, em 2011, e se eu vi o Armero, do Palmeiras, ensaiar coreografia de gorila em treino, um dia  antes de enfrentar a Ponte de Campinas, time conhecido como Macaca, do qual aliás o “Parmeira” tomaria uma piaba... Eu já falei: “Para, Lynno, sei que Carnaval e Futebol não são teu forte. Aconteceu uma coisa braba com você, o que foi ?” Ele então me faria o relato medonho que transmito para vocês:

 

“Estava eu (o Lynno) no Bar do China, por volta dos 13 minutos do sábado e pedira a 13ª. dose de Brasil Globalizado (para quem não sabe, a famosa caninha pernambucana Pitu, em copo americano, com uma moeda de Euro dentro e servida por autênticos chineses) quando  cinco grandalhões, trajando paletós pretos tucano me abordaram. Eu tinha quase certeza que pagara a conta ao Fung Lee, não podia então ser os dragões da segurança do boteco. Me agarraram, me colocaram um capuz e me arrastaram para um camburão preto.

 

Quando tiraram o capuz eu estava num porão iluminado só por uma lâmpada fraca e a umidade podia ser sentida no ar e os pingos de goteira podiam ser ouvidos. Sentado na cadeira fria, eu nem bem de recompus e veio a pergunta: Um candidato seria perigoso terrorista e esteve envolvido em seqüestro e roubo. Ele é magro, cabeludo e barbudo, mas pode estar careca e sem barba, porém continuaria magro, quem é?  Só pude responder, sei lá e pela descrição dada arrisquei se era o Serra.

 

O inquisidor se alterou, que serra rapá?! A gente não é trouxa, serra é montanha, tem pedras, árvores, cascata, nada a ver com o que descrevemos. Disse então, sei lá, o Ciro? E o cara respondeu: este folgado vai pro saco ... Ciro não é aquela manifestação religiosa do Pará ?  Eu disse, não aquela é Círio... e o cara ficou pensando, ah então o Ciro Porto, da EPTV, não é ele não. Ele gosta de pescaria, parece que esteve no rio Araguaia, mas é muito novo... De minha parte eu não entendia nada...e arrisquei: o Aécio ? 

 

E um outro cara se invocou e disse ‘tá pensando que gente somos burros”, isso é quando dois cachorros atraídos pelo desejo são levados à compulsão sexual e alguém diz: “ah, é cio”. Pensei em rir, mas lembrei da música do Zé Ramalho que nas “torturas toda se carne se trai...” e disse baixinho: a Diiilmaaaaaaaaa !? E o cara falou o quêêêê ?! Repeti, a Dilma ?!. E ele disse, este cara tá de brincadeira. A Dilma não é aquela senhora ‘assim’ com o homem, que subiu 13% na pesquisa ? Aquela da música se votou no cara, agora vota na coroa ?

 

Um dos brutamontes disse para ele: espera aí, Zé, assim ninguém vai acreditar que você é dissidente. E neste momento ele deixa cair a PT 45 e eu pensei: Pronto, que Deus me ajude, e falei alto, que agora será o demo... E os caras se revoltaram. Demo não, no último afogamento em Sampa, o demo mandou uma enchente danada... vamo soltar o rapaz.

 

Na confusão achei papéis que identificariam os milicianos, formados pela “U.T.I.” (Unidade Tucana de Inteligência). Eram da CAGB e SIA (a grafia está incorretamente correta): C.A.G.B. (Contratamos Asnos, “Gegues” e Burros) e S.I.A. (Só “Impregamos” Asnos). Formação nos padrões educacionais tucanos paulistas dos últimos 15 anos.

 

Edson Silva, 48 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

Email: [email protected]