Artigo – Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e a pandemia provocada pelo Covid-19. Roberto Cavalcanti é jornalista, servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Cipeiro.

O Dia Internacional da Enfermagem ou do Enfermeiro é celebrado nesse 12 de Maio. A data foi criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e foi escolhida para comemorar o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem a profissão é definida como uma ciência, arte e uma prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde; tem como responsabilidades a promoção e a restauração da saúde, a prevenção de agravos e doenças e o alívio do sofrimento; proporciona cuidados à pessoa, à família e à coletividade; organiza suas ações e intervenções de modo autônomo, ou em colaboração com outros profissionais da área; tem direito a remuneração justa e a condições adequadas de trabalho, que possibilitem um cuidado profissional seguro e livre de danos.

De acordo com o compacto Dicionário de Saúde. Carlos Roberto Lyra da Silva, Roberto Carlos Lyra da Silva e Dirce Laplaca Viana, Yendes, 6ª Edição, 2011, revista e atualizada, 1120 páginas, extraí do mesmo as seguintes definições dos verbetes abaixo:

Saúde - estado de total bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas em ausência de doença ou enfermidade.

Saúde do trabalhador - conjunto de atenções de saúde dirigidas para o trabalhador, no tocante a patologias profissionais e não-profissionais.

E Saúde ocupacional - área de atuação da saúde que visa a preservação da saúde do trabalhador, melhorando suas condições de trabalho e atenuando-lhe as conseqüências prejudiciais.

Hoje é o Dia Internacional da Enfermagem ou do Enfermeiro – 12 de maio - e estão na linha de frente contra o Covid-19 milhares ou milhões de enfermeiros ou enfermeiras em todo o mundo.

No Brasil, a situação tem sido muito difícil, com os trabalhadores da área ou setor da Saúde executando seus serviços de forma precária em muitos hospitais, sejam eles na rede pública (SUS) ou privadas.

E os enfermeiros e enfermeiras estão dando tudo de si pelos acometidos pelo Covid-19, numa guerra incessante contra um inimigo que ainda pouco se sabe dele no atual momento. Embora a maioria de infectados pelo Coronavírus se recupere, ainda ficarão as seqüelas.

Uma vacina ainda irá demorar. Atualmente estão sendo testadas aproximadamente cem, sendo que somente umas dez é que estão em fase adiantada (2 ou 3), já sendo testadas em humanas, havendo a possibilidade de que talvez em agosto ou setembro tenhamos uma que seja eficaz.

O problema dos hospitais públicos no Brasil tem se agravado ultimamente em face da falta de profissionais, principalmente de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e de técnicos em Enfermagem.

Na UNCISAL a situação é de quase catástrofe. Ao todo, somente no Hospital Escola Portugal Ramalho, o déficit entre profissionais de Enfermagem e os médicos psiquiatras já chega à casa dos 30, e o governador se nega a fazer concurso público para essa instituição.

Já está na hora de o Ministério Público estadual intervir e obrigar o governador a realizar o devido concurso público, porque a situação só tende a piorar ainda mais. E o caos já está presente em alguns setores.

Com o Covid-19 então a situação está catastrófica, sobretudo nos Hospitais “pertencentes” à Uncisal.

Concurso público já, para as áreas da saúde, educação e segurança Pública. Caso o governador se negue, as autoridades dessas instituições tem o dever de procurar o Ministério Público para solucionar essa situação. E caso não o façam, podem ser processadas pela prática de improbidade administrativa.

Claro que o concurso público só poderá realizado após a pandemia pelo coronavírus (Sars-Cov2 ou Covid-19, ser controlada ou debelada até o fim do ano.

Como diz um dos principais princípios do SUS: “Saúde é um direito de todos, e obrigação do Estado”.

Que se cumpra a lei.

Referências:

https://souenfermagem.com.br/fundamentos/etica/codigo-de-etica-dos profissionais-de-enfermagem/

Da Silva, Carlos Roberto Lyra, da Silva, Roberto Carlos Lyra, Viana, Dirce Laplaca, Dicionário de Saúde. Yendes, 6ª Edição, 2011 revista e atualizada, 1120 páginas.