Mas afinal... o que um pedagogo faz?

Um pedagogo é uma pessoa que estuda para trabalhar nos processos relacionados ao ensino e aprendizagem, suas atividades estão ligadas aos docentes, sendo considerado um apoio educacional.

Esse profissional tem o título de licenciatura, que é o curso de nível superior que permite a pessoa trabalhar como professor na educação básica. Nesse caso seria os alunos até 5° ano do ensino fundamental, antigamente o curso de magistério era suficiente, hoje é o curso de pedagogia.

Para ser professor no ensino fundamental II, médio e profissionalizante, você precisa fazer um curso de licenciatura dentro de uma área específica (biologia, física, matemática, etc).

Um pedagogo também pode atuar na gestão escolar, como coordenador pedagógico, orientador educacional, vice-diretor e diretor de escola, cabe a eles organizar calendário escolar, organizar os horários dos alunos, planejar as atividades escolares, reunião de pais e mestres e organizar o currículo escolar, o que diz respeito aos alunos, eles trabalham junto ao professor para apresentar a realidade de cada aluno, discutem novas práticas para ajudar cada aluno superar a sua dificuldade, com os professores, eles fazem o trabalho de supervisão, sempre orientando e auxiliando os professores sobre como organizar melhor suas aulas, e as melhores maneiras para elaboração de avaliações e trabalhos escolares.

Ele também pode atuar na educação especial, auxiliando na aprendizagem de alunos que possuem necessidades especiais, essas podem ser limitações físicas (cegueira, surdez, etc.), ou com dificuldade de aprendizagem (autismo, dislexia, discalculia, etc.), o pedagogo observa o aluno, e procura o melhor método de ensino e os melhores materiais didáticos para cada situação, dessa maneira os alunos com esses materiais diferenciados terão grande evolução, dessa forma a sua capacidade de compreender será bem maior.

O pedagogo empresarial trabalha na gestão de pessoas, ele é responsável pelo treinamento e desenvolvimento da equipe, seu papel principal é trabalhar nas mudanças comportamentais de cada membro da empresa visando a missão da empresa, para que isso aconteça esse profissional aplica atividades no ambiente de trabalho para que todos os funcionários se sintam acolhidos e tenham todos os conhecimentos necessários para sua prática. Sempre que tiver alguma mudança na empresa, este será o responsável pelo treinamento, ele também coordena a equipe e desenvolve todos os projetos.

O Pedagogo Hospitalar cuida da educação de pessoas enfermas, ele elabora atividades educacionais, respeitando as limitações de cada paciente, que pode ser em hospitais ou na residência, seu maior objetivo é acompanhar e dar prosseguimento aos estudos do paciente, dando também assistência emocional, assim colaborando com uma recuperação mais tranquila.

Um pedagogo também pode trabalhar na produção de livros e materiais didáticos. Quando pegamos um livro em nossas mãos para estudar, tudo deve ficar bem claro, os exemplos, exercícios resolvidos, todas as ideias do autor devem estar bem objetivas, nesse momento que esse profissional se apresenta, para deixar bem lúdico e alto explicativo todo o material.

Por todos esses motivos pelo decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, foi instituído o dia nacional do pedagogo! Para discutir o papel da família e da escola na vida das pessoas e homenagear esse profissional tão presente em nossas vidas! Parabéns a todos os pedagogos!