Engana-se quem acha que o mês das noivas é o mês de maio. Segundo o IBGE, o mês recorde de oficialização de união no Brasil é dezembro. Em seguida, vem o mês de setembro e, depois sim, o mês de maio. Mas para casar-se em dezembro, além de arcar com as tradicionais precupações, os noivos têm que levar em consideração a competição com outros eventos de final de ano, o forte calor e as chuvas de verão.

Os casais tradicionais preferem casar em maio

Existem os casais tradicionais que ainda preferem se casar no mês de maio. Há quem diga que a tradição vem de costumes antigos do hemisfério norte. Como citado pelo padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo, "naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria".

fotografia de casamento

Fotógrafo de casamento: a estação e a influência nas fotos

Independentemente da estação do ano na qual se deseja casar, é importante conversar com o fotógrafo de casamento no Rio de Janeiro, ou na cidade em que o casal for fazer a cerimônia, para acertar os detalhes dos cliques. De acordo com cada estação, e o estilo de cada cerimônia, as fotos de casamento vão reproduzir o clima da festa, animação dos convidados, detalhes de decoração e tudo mais que ficar acordado com os noivos. Então, lembre-se: em caso de casamento na igreja em dezembro, por exemplo, ela estará decorada também com itens de Natal. Vale o planejamento e a atenção aos mínimos detalhes.