Segundo o textp bíblico Deus é um Ser pensante. O profeta Isaías diz que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Então, o que diferencia os pensamentos de Deus dos nossos pensamentos?

Os pensamentos humanos são por escolhas, juízos, cognitivos e prazer. Enfim, os pensamentos humanos relacionam-se diretamente com nossa Alma em termos de Razão, Emoção e Vontade.

Deus, porém,  difere de nós neste aspecto, pois Deus não necessita fazer escolhas, pois se o fizesse Ele não seria Onisciente. A lógica nos leva a pensar que Deus sabe de tudo, e, portanto, não há conhecimento que Deus desconheça. Conhecendo tudo, por que faria escolhas?

Fica evidente que Deus não necessita fazer escolha, pois não há conhecimento que Ele já não o tenha. Sendo assim, Deus diferencia dos humanos neste aspecto, pois os seres humanos necessitam adquirir conhecimento, e para isto fazem muitas escolhas.

Justamente aí é que reside o grande problema, pois ao fazer escolhas o ser humano pode escolhe-las erroneamente e disso poderá vir fracasso, decepções, mágoas, tristezas, perdas, idolatrias, imoralidade, ceticismo, vícios, doenças e até morte. Não que isso venha só por esse fator, mas esse é o fator preponderante.

O problema se agrava quando o ser humano deixa de entender que há um Deus e passa a querer ser o próprio deus, com fez o filósofo Nietzsche, que disse: "Os deuses não podem existir, pois como poderia existir um deus e eu não ser Ele?

O mundo está nessa situação em que está nestes últimos dias devido ao erro de pensar que é um deus, quando na verdade é apenas um humano que mal sabe pensar! 

Pense, mas não exagere: você não é Deus! Ou, então, terminará num hospício como o filósofo Nietzsche terminou!