Deus é Bom!

Jesus disse àquele que o inquiria: --Por que me chamas bom? Bom só um que é o Pai. (Mt.19.17)

Deus necessariamente tem que ser bom, pois a bondade existe na humanidade, Portanto, essa tem que ser uma característica de Deus. A origem da bondade tem que estar em um ser ou em algo bom.

Em nosso dia-a-dia podemos ver tantas pessoas boas fazendo coisas boas. Pessoas cuidando de pessoas, pessoas plantando árvores, ajudando outras pessoas. Alguns ensinando coisas boas, outros socorrendo o aflito, há aqueles que cuidam das feridas do corpo e outros cuidam da alma. Enfim, todos os dias há manifestação de bondade entre os seres humanos.

Porém, esses são episódios de bondade, pois ninguém é cem por cento bondoso em todo tempo. O mesmo que socorre o ferido, algum dia já feriu alguém, aquele que trata o corpo machucado, já machucou a alma de alguém. Portanto, não há nenhum ser humano que nunca tenha machucado e ferido, magoado alguém, mas isso, também, não o faz uma pessoa má, mas uma pessoa que comete alguma maldade.

Deus, porém diferentemente do ser humano, não pode ter o mal em si, pois isso faria de Deus um Demiurgo, um deus bom e mau que cria o bem e o mal, um deus dualista. Deus é o Bem Absoluto!

Deus não pode ter em si o mal, pois se assim fora, ele não seria bom em grau absoluto. Não se pode ter oxigênio puro com um pouco de gás carbônico presente. O oxigênio em grau absoluto de pureza, não pode ter em si gás carbônico, isso se chama contaminação. Assim Deus, também não pode ter em si a impureza do mal! 

Para trazer o mal à existência por um ato de criação, Deus teria que ter pré-ciência do que é o mal, logo, esse mal teria que estar presente nele, pois nele são criadas todas as coisas. Deus seria um pouco bom e um pouco mau, isso em proporções não relevantes. O relevante é que isso faria de Deus um ser também mau.

Deus é bom! Deus é bom em grau absoluto, em sua totalidade, e nele não há variação de sombra, de mancha, de trevas.

O que é bondade? Bondade é aquilo que alguém faz de bom para o outro. Bondade é a Qualidade daquele que é bom, benevolente. Sendo a bondade uma virtude, então, Deus é bom, pois Ele tem essa virtude em grau absoluto. Deus não pode ser um pouco bom, pois se assim fosse Ele seria incompleto, não seria todo bom. Isso faria de Deus um ser Mutável, pois haveria espaço em Deus para Ele ser melhorado. Isso em si acaba com a Divindade de Deus, pois não teríamos um Deus pleno em bondade, teríamos um deus passível de melhora. Isso também limitaria Deus, pois sua bondade seria mensurável, e, portanto, finita. 

Deus para ser Deus tem que ser totalmente bom. Bom em si mesmo. Bom infinitamente! Com bondade imensurável!

Jesus disse no Evangelho de Lucas 6:43:  “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto”.