DEUS É AMOR

A Palavra de Deus revelada aos homens de boa vontade, demonstra que o amor é a essência de tudo. Desde os primeiros livros da Sagrada Escritura, percebemos que Deus é amor e quem procura seguir os caminhos da verdade, luz, fé e esperança se encontra na trajetória certa.

A vinda de Jesus entre nós é a máxima prova do amor de Deus pela humanidade. Deus Pai mostra seu amor, enviando seu Filhos e comunicando-lhe a plenitude seu Espírito Santo, isso ocorreu quando Jesus foi batizado no rio Jordão. Deus-amor desceu sobre Jesus. Deus-amor que veio até nós quando também fomos batizados.

No Evangelho Jo 15, 9-11, Jesus demonstra seu amor aos discípulos comunicando-lhes o Espírito que está n’Ele, esse rio de vida que fluirá do interior do cristão, saciará a sede do coração humano. A fonte do amor é o amor entre o Pai e o Filho.

Somos convidados a permanecer no amor de Jesus e se inserir nesta dinâmica de amor e vida entre o Pai e o Filho. Partindo de uma adesão pessoal, o permanecer no amor de Cristo significa uma inserção na comunidade de discípulos. É irradiar envolvimento com os outros, não sendo indiferente, mas é preciso ampliar a comunidade de amor e prolongando-a no tempo. Jesus Ressuscitado permanece no amor do Pai e isso significa que Ele observa e cumpre o que o Pai ordenou. Não se trata de uma obediência cega, como a de um inferior a um superior, mas de uma união amorosa de vontades. Deus é amor e quem permanece no amor, permanece com Deus.

Portanto, a união e a permanência em Jesus que é nossa videira,  é a garantia do nosso amor por Ele. É a nossa certeza que Deus é amor; mas é preciso permanecer no seu amor, assim como Ele permanece no amor de seu Pai. Quem ama Deus, demonstra com sua vida esse amor.