O governador Cid Gomes autorizou nesta quinta-feira (25) ao Detran na abertura de inscrições, a partir da segunda-feira, (1º de março), exclusivamente pela Internet (www.detran.ce.gov.br), para habitantes de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana, do programa Carteira de Motorista Popular, para a categoria A (condutores de motocicleta). Os beneficiários obtêm a sua CNH de graça, desde as aulas nos centro de formação de condutores (CFCs) até os exames no Detran.

Segundo o Superintendente do Detran, João Pupo, com a inclusão de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana a meta de emissão de CNH Popular sobe para 42 mil, beneficiando novos condutores de todos os 184 municípios cearenses. Desde 2009 que continuam abertas as inscrições para os moradores do Interior.

Só podem se inscrever pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e se enquadre em um dos seguintes critérios: ser beneficiário do programa Bolsa Família, do Governo Federal, ou ter estudado ou estar estudando em escola pública; ser egresso do sistema penal ou ser portador de necessidade especial em condições de conduzir moto.

O Programa Carteira de Motorista Popular começou a operar no ano passado, quando 25 mil pessoas, residentes em quase 70 municípios, receberam o certificado de gratuidade, para se inscrever nos CFCs, frequentar as aulas de legislação e prática de direção e realizar os exames médico, psicotécnico, legislação e prática de direção.

Após as inscrições, todas as fichas serão submetidas ao processo de validação, em que os candidatos terão de apresentar os documentos exigidos (original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, número da inscrição no Bolsa Família ou certificado ou declaração de que está matriculado em escola pública ou ter sido egresso do sistema penal ou atestado médico que comprove ser portador de necessidade especial).

Quem já tem CNH, de qualquer categoria, não pode se inscrever. Pelo CPF ou nome o Detran tem como saber se o candidato já tem ou não habilitação.
Paulo Ernesto Serpa ([email protected] / 85 3101.5813 - 3101.5819)

confira esta e outras no blog: http://www.gersondovalleoreporter.com