DETERMINAÇÃO

Determinação pode ser vista como algo que determina a ação de alguém que tenha um objetivo definido. Pode ser traduzida também como alguém que tenha forte inclinação a ser persistente no que se quer. Em nossas vidas o que nos “move” são nossas crenças, ou seja, nossas atitudes são determinadas por nossas crenças (aquilo que eu acredito que seja a verdade), e não por puro conhecimento que possamos ter adquirido.

Para nos mantermos em nossos caminhos traçados dentro de um objetivo proposto, precisamos estar atentos ás nossas “desculpas internas”. Veja: quantos de nós já iniciamos um curso de inglês? Sei que encontrou muitos problemas para continuidade em alguns projetos, passou por vários problemas que não necessariamente estavam “á altura” de terem sido um impedimento ou obstáculo para sua continuidade: tudo isto porque há uma profunda tendência de confundirmos dificuldade com problema.

Veja uma definição que encontrei no livro “Atitudes Vencedoras” de Carlos Hilsdorf: Dificuldades teremos em vários momentos de nossa vida, as Atitudes que tomarmos perante a estas dificuldades é que determinam se teremos ou não problemas, ou seja, se tomarmos as Atitudes Corretas diante de uma dificuldade teremos Sucesso, se tomarmos Atitudes não pertinentes diante de uma dificuldade, neste caso teremos problemas. Veja que tudo novamente fica em torno de nossas Atitudes.

Como exemplo, gostaria que você agora imaginasse uma personalidade que você admira. Veja quais características mais marcantes que te levam a ter esta pessoa como referência. Observará que em sua grande maioria são suas Atitudes que lhe chamam a atenção e com certeza levaram essa pessoa ao sucesso. Vamos resumir esta nossa tendência ás desculpas com algo que nossos pais ás vezes nos diziam: “Filho – você sempre começa algo e deixa pela metade deste jeito não dá!

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

MBA em Gestão de Pessoas

Pós em Sociologia