Apesar deste objeto não ser indicado para higiene bucal, além de ter a sua utilidade aprovada, que é pegar os petiscos numa boa rodada em qualquer restaurante, este pequeno objeto de madeira continuará por muito tempo desobedecendo às recomendações dos dentistas, os quais sempre afirmam que os tais palitinhos só dão a falsa impressão que tiram os resíduos de comidas dos dentes, limpando-os, gerando muito controvérsia.

             Mas, o que trato aqui é sobre um simples detalhe imperceptível que é na hora de utilizar este pequeno objeto, tanto para a sua verdadeira utilidade ou objetivo, que é pegar petiscos ou fingir que está fazendo uma higiene bucal.

      Existirá alguém que, ao usar um palito de dentes, por acaso, escolherá uma das suas pontas para tirar algum resíduo de comida que ficou nos seus dentes? Tudo indica que não. Nem mesmo a pessoa mais detalhista do mundo se preocupará com este pormenor. Mesmo assim, apesar desta indiferença, os fabricantes deste produto tradicional jamais pensarão em inová-lo. Afinal, não tem nenhum motivo para isto, pois os palitos de dentes continuarão atingindo o seu objetivo, apesar da concorrência do fio dental, cuja utilização é sempre feita de maneira mais discreta, ou seja, reservada. Sendo assim, aquele palitinho que se usa em casa ou restaurantes, lanchonetes etc. continuará por muito tempo tendo a sua utilidade, quando o assunto é higiene bucal. Agora, a maneira como cada pessoa o utiliza, aí são outros quinhentos... Escolher qual é a ponta mais apropriada é simplesmente um detalhe que ninguém em sã consciência irá se preocupar. Mas como cada pessoa tem a sua mania, vai saber! O mais importante é que aquele palitinho atinja a sua finalidade sem ferir a gengiva de ninguém, por mais incauta que seja no momento de palitar seus dentes.