Cada dia vivido é um privilégio e muitas vezes não nos damos conta ou não damos o seu devido valor. O que é triste ou não deixa de ser um desperdício. Não saber ou não poder captar ou ainda entender e poder apreciar tamanho privilégio. Decidi escrever sobre os detalhes do nosso dia-a-dia com base em situações que passei. E com certeza muitos de vocês também passaram e ou terão diferentes experiências inusitadas ao longo da vida. Então, saber reconhecer também é uma virtude que devemos tentar aprimorar ou conquistar. O mundo hoje está girando tão rápido e muitas vezes não percebemos que num piscar de olhos tudo pode mudar. Sim, sabemos que essa possibilidade é inevitável, porque mudanças sempre surgem de forma inesperada. Porém muitas vezes o estresse e os afazeres diários nos mantêm tão ocupadas que seguimos em frente sem pensarmos muito em probabilidades que possam ser remotas ou possam parecer impossíveis.

O que quero dizer é que a realidade às vezes pode não ser tão agradável. Isso não quer dizer de forma alguma que eu seja negativa, muito pelo contrario, uso todas as minhas energias para ver o lado positivo e bom em tudo. Entretanto, o que quero enfatizar, ou melhor, apontar aqui é que o tempo não para, o mundo voa e desastres eventualmente podem acontecer. Que surpresas boas sempre encontrem o nosso caminho, mas devemos nos manter preparados para os imprevistos. Por isso da importância de cada dia, dos pequenos detalhes das memórias que todos os dias construímos e que temos que nos atentar. Focar mais na nossa família, dar prioridades a quem amamos e a quem nos valoriza. E perceber num sorriso de um estranho aquele singelo e genuíno desejo de um bom dia. E se lembrar de que quando chegar em casa seu animal de estimação estará lá esperando por você com o carinho inimaginável de quem fielmente te esperou e sentiu cada minuto a sua ausência (mesmo na maneira deles). E poder olhar para o seu filho e ele te fazer dar aquele sorriso genuíno, aquele sorriso que não precisa de nenhuma palavra para irradiar amor. E em algum momento, ao encontrar seu esposo e terminarem a frase com a mesma palavra como uma canção em sintonia e acabarem sorrindo juntos. E perceber esses pequenos detalhes diários como riquezas em nossas vidas, nossas memórias e reconhecer o nosso ou o legado de cada um, realçando o valor dos pequenos detalhes e pequenas coisas do dia-a-dia que às vezes passam desapercebidas ou que se tornam memórias remotas e só recordar com nostalgia. E tentar perceber e parar um pouquinho durante a loucura diária e simplesmente sorrir para você mesma e celebrar em silêncio sua vida, celebrar seus momentos e apreciá-los.

Aos 29 anos, fui brutalmente atingida assim como um país inteiro foi atingido. O mundo foi atingido e assim entramos em uma nova era. Era esta tão avassaladora, destrutiva, sem coração ou com muita falta de fé. O mundo á partir de 2001, foi marcado oficialmente por um ataque terrorista de alta escala. E minha vida num piscar de olhos teve seu rumo alterado, assim como muitas vidas. Por anos não consegui perceber e valorizar os momentos lindos, não conseguia apreciar a grandeza das oportunidades que muitas pessoas não tiveram. Não conseguia ver momentos simples e pequenos detalhes como um privilégio como mencionei acima. Não conseguia e até hoje não consigo compreender porque seres tão destrutivos e sem fé e esperança no coração podem gerar atos tão horrendos, celebrar e ainda pensar em recompensas celestiais.  Sim, vi e presenciei mudanças e situações muito brutais, tristes e tão doloridas até hoje e tão difíceis de descrever. Mas perceber a oportunidade de ainda estar aqui e sim olhar o mundo ainda com fé e esperança de um dia não haver pessoas ou ideologias tão destrutivas e sim com força para resistir os desafios de fazer com que essa esperança se torne realidade e não mais meu sonho. Portanto, do fundo do meu coração desejo que nunca mais tenhamos que enfrentar tanta dor e que um dia tenhamos mais curas do que novas epidemias. E que não precisaremos esperar situações tão avassaladoras para poder perceber o valor dos pequenos detalhes do dia-a-dia. Perceber e valorizar a vida e que esse privilégio seja uma meta e um dia seja também uma prioridade na lista. 

Que ao perceber a importância de detalhes diários, você seja apresentado a um sentimento nobre e lindo chamado gratidão. E que esse sentimento possa se tornar um adoçante em sua vida.

Que em algum momento em nossas vidas cruzemos com o poder do sorriso. E que altere nossos lábios em uma curva linda e positiva, tão forte que possa também produzir uma curva sutil ainda mais positiva para alguém no decorrer do seu dia.

Tire um minuto para sentir o sol, ou mesmo para sair um minuto na chuva e pisar em uma poça d’água e ainda sorrir como uma criança fazendo tais travessuras. Ou ainda escutar sua rádio preferida se permitindo um momento exclusivo para você. Que os detalhes diários se tornem e te toque de maneira positiva e, que assim, uma onda de energia possa sempre estar ao seu redor. Não, não é impossivel, difícil sim e, porém não impossível.

E assim termino esta pequena reflexão com uma frase conhecida de alguém que infelizmente sofreu muito e teve uma vida maracada por momentos muito difíceis e marcantes. E que apesar de ser tão jovem e com tantas experiências fortes, ainda tentava sorrir e passou uma força extraordinária e reconhecida até os dias de hoje.  O que faz com que me esforce ainda mais sempre que me lembro da importância dos detalhes em nossas vidas... a frase é mais ou menos assim: “Maravilhoso é saber que ninguém precisa esperar um único momento para começar a melhorar o mundo”, Anne Frank.

Então você se pergunta: o que tem a ver com o tema? Eu simplesmente te digo... Quando percebemos o valor e o que temos, percebemos o valor dos detalhes, reconhecemos a gratidão e quando começamos a mudança dentro de nós, começamos a mudar um pouco o nosso redor.

Sorria para o mundo sempre

Adriana Maluendas