Para quem ainda não sabe, a profissão de consultoria de imagem está elencada entre as 10 mais promissoras para os próximos anos, ou seja, um mercado a ser explorado!

É justamente por isso que muitas pessoas estão investindo em cursos de personal stylist.

Porém, sabemos que começar um negócio do zero pode ser desafiante, mesmo com o melhor preparo e conhecimento, não é mesmo?

Esse processo é ainda mais dificultado no ramo da consultoria de imagem, uma vez que estamos falando de profissionais de alto gabarito, isto é, responsáveis por construir uma identidade pessoal nos mínimos detalhes.

É o personal stylist que orientará o cliente a definir a sua imagem, planejando o vestuário, indicando as melhores combinações e acessórios, como ter etiqueta social, como organizar seu armário, quando usar determinado modelito, entre outros atributos.

Assim, ingressar no ramo de styling não é para amadores e é por isso que preparamos esse material para você, para que possa fazer seu negócio ser um sucesso.

A seguir você aprenderá direitinho como começar a trabalhar com o serviço de consultoria de imagem, através de dicas preciosas de quem já está no ramo! Confira!

  1. ESTUDE O MERCADO DE PERSONAL STYLIST

Por ser um serviço ainda inovador aqui no Brasil é preciso muito estudo de mercado, para que você aposte no que realmente irá dar lucro.

Mesmo que seja um negócio com diversas possibilidades (consultoria para empresas, consultoria pessoal, consultoria para marcas, realização de cursos e workshops e etc.), é essencial avaliar onde há a maior demanda de mercado.

Nesse sentido, já lhe adiantamos então que as consultorias mais procuradas são por profissionais ligados à moda, política, comércio, celebridades.

Dentro disso há infinitas possibilidades para se trabalhar como personal stylist, como ajudar empresas a desenvolver a uniformização adequada, ensinar profissionais a apresentar em treinamentos e palestras, indicar à marcas o que é tendência nas passarelas e pode dar certo nas ruas, enfim.

O ideal é que você escolha um nicho que tenha mais afinidade e pesquise sobre ele na sua região, avaliando o público-alvo e as suas oportunidades.

Além disso, fazer uma análise dos seus concorrentes e dos serviços e produtos que ofertam é muito importante, pois isso lhe dará uma visão ampla do mercado e mostrará o caminho para seguir com sucesso.

  1. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIOS

A maioria dos empreendedores brasileiros não fazem um plano de negócios, levando ao fracasso em pouco tempo.

Isso devido a que esse documento, por mais chato que pareça (e realmente é...) é de suma importância, especialmente no início da sua empresa.

É por meio desse plano que você terá noção real e clara sobre a sua empresa e o mercado que está investindo.

E já que será preciso fazer, o ideal é que seja feito da melhor forma possível, certo? Bom, para não haverem dúvidas, confira a seguir os principais pontos que devem constar no seu documento:

  • O que se trata o seu negócio de consultoria de imagem
  • Qual será seu público-alvo (clientes em potencial)
  • O que você irá oferecer para sanar as necessidades de seus clientes e se destacar no mercado
  • Onde localizará o seu negócio físico
  • Qual será o investimento inicial necessário
  • Qual o seu rendimento mensal esperado
  • Tempo de retorno do capital investido

Desenvolvendo o seu plano de negócios com esses pontos, pode ter certeza que estará bem amparado para enfrentar a concorrência e ter sucesso!

  1. ESCOLHA UM BOM LOCAL DE TRABALHO

Por mais que os negócios digitais estejam em alta e tendam a crescer cada dia mais, na área de personal stylist é indispensável ter um local de trabalho físico.

            Sendo assim, é preciso pensar em um lugar estratégico, isto é, que seja a caminho e concentre o seu público-alvo.

Mas, não é só isso! Estamos falando de um serviço de consultoria, onde os principais interessados são pessoas com bom poder aquisitivo e dessa forma, pense em um estabelecimento localizado em bairros nobres.

Caso não tenha capital para investir na infraestrutura no começo do seu negócio, você pode pensar em trabalhar como home office, diminuindo os custos, mas não é o ideal.

  1. PENSE NO INVESTIMENTO

Quando você decide trabalhar de forma própria, independentemente de ser com consultoria de imagem ou não, saiba que será necessário dinheiro para investir, mesmo que pouco.

Assim, saiba que, no mínimo, será preciso pensar na estrutura que localizará sua empresa, sendo o recomendado um ambiente de mais ou menos 30m2, com boa flexibilidade e visibilidade.

Outro ponto a se considerar é com relação aos equipamentos básicos para manter o seu negócio, como:

  • Mesas e cadeiras para atendimento ao público
  • Poltronas para recepcionar os clientes enquanto aguardam atendimento
  • Computador
  • Acesso à internet
  • Impressora
  • Rede de Telefone
  • Máquina de cartão de crédito
  • Entre outros acessórios responsáveis pela decoração do espaço.

Isso tudo é investimento e precisa ser ponderado antes de começar o seu empreendimento, visto que de nada adiantará montar o seu negócio pela metade ou já estourando o orçamento.

  1. ABRA A SUA EMPRESA

Como a consultoria de imagem é um serviço altamente rentável, as pessoas que lhe contratarão gostarão de sentir segurança em seu negócio, certo?

O que melhor para transmitir credibilidade que a regularização da sua empresa? É justamente por isso que você deve abrir a sua empresa antes de começar a captar clientes.

Além do mais, a emissão de notas fiscais e a regularidade perante a lei lhe darão muito mais oportunidades e vantagens no mercado.

Entretanto, sabemos que um dos maiores desafios dos novos empreendedores é com relação à abertura de firma, o que demanda muito tempo e paciência.

Mas, dependendo do seu objetivo, uma das melhores opções é registrar o seu negócio como MEI (Micro Empreendedor Individual), visto que se trata de uma forma mais prática, rápida e barata de abrir a sua própria empresa.

Ah, e não se esqueça de solicitar um alvará de funcionamento, ok?

  1. APOSTE EM UMA DIVULGAÇÃO BOMBÁSTICA

Como muitos dizem por aí, a divulgação é a alma do negócio e no mundo da moda isso é ainda mais precioso. Então, nada de economizar na propaganda do seu negócio, certo?

Por essa razão, apostar nas melhores estratégias do marketing digital a sua empresa e os seus serviços é crucial, sendo esse o seu melhor instrumento para ganhar visibilidade no mercado.

Além disso, pense em uma divulgação focada nos seus clientes em potencial, no porte do seu negócio, seja por meio de redes sociais, sites, divulgação em noticiários e revista ou qualquer outro canal de comunicação de bom alcance.

 Bom, se você queria saber como montar um serviço de personal stylist, nessa lista tem tudo o que você precisa!

Aproveite dessas dicas e comece o seu negócio com o pé direito!

Mais Sobre Tania Carvalho Personal Stylist formada pela escola Panamericana, Coach de Mães e Blogueira apaixonada por moda, alta gastronomia e viagens que decidiu unificar isso em um só lugar ajudando mamães de primeira viagem a se reencontrarem de forma visual e emocional.