DESVALORIZAÇÃO DO PENSAR

Por Alison Evangelista D. Sipauba.

Assaré-CE 28/10/2014

 

RESUMO:

                 Neste trabalho que produzo trago e discuto e fico livre a disposição de conversas sobre os conceitos fundamentais e a grande importância que as ciências humanas têm em nossa vida e em nosso desenvolvimento intelectual. Através de meus saberes sobre a área do conhecimento que defendo trarei o porquê de defender a ciências humanas como a principal área do conhecimento de qualquer ser humano através do pensar filosófico, histórico, das ciências sociais e das outras disciplinas de humanas. Mostrar aos educadores e aos educando que hoje em dia esta tendo uma desvalorização de nossa área do saber. Que o pensar esta sendo desvalorizado, e o pensar é característica da nossa área, das nossas disciplinas, pensar e refletir. Não venho excluir as outras áreas do saber, porque necessitamos delas, mas que essa e a fundamental para o entendimento da nossa própria racionalidade, seria a mãe das outras áreas.

Palavras- Chave: Importância, Ciências Humanas, conhecimento e pensar.

 

 

  1. CULTIVAR O PENSAR, NÃO IGNORA-LO.

O objetivo das ciências humanas diferente de outas áreas do conhecimento como às ciências exatas, naturais e linguagens que é algo memorizando, que segue uma regra que da mesma forma que é estudada aqui no Brasil em qualquer parte do mundo, como por exemplo: Uma regra gramatical da língua portuguesa, como A=A, 2+2= 4. O objetivo das humanas é fazer que o individuo pense, reflita sobre as ações da natureza, das sociedades e do mundo, ações que mudam durante o tempo. E o que vemos nas outras áreas do conhecimento e que memorizando, por exemplo, uma lei de Newton, uma regra gramatical, uma equação do 2º grau chegamos ao verdadeiro conhecimento sobre qualquer tema, onde quer que estejamos, por que diferente das humanas essas áreas de conhecimento dão uma resposta concreta sobre seus assuntos.

            Para a formação de todos os cidadãos de uma sociedade todas as disciplinas são importantes e tem as suas importâncias, e uma leva a outra, mas o que em acontecendo em nossa sociedade, na realidade de nossas escolas e jovens e hoje em dia é a “desvalorização do pensar”. A partir daí podemos perceber a importância das humanas a sua vasta importância e imprescindível valor para o ser humano, e como isso vem sendo desvalorizado.                                             Filosofia, Psicologia, Ciências Sociais, História e Pedagogia. Quem escolhe trilhar um desses caminhos deve se desfizer de preconceitos e não se contentar com o óbvio. Buscar conhecer e entender. Não vamos trazer a verdade absoluta, a explicação total do passado, do planeta, do universo, da mente, do humano, mas vamos tentar entender tudo que se passa e gira pelo o universo de conhecimento que nos denomina de ciência humana.

Vemos poucos são aqueles adolescentes, jovens e adultos que tem o senso critico sobre os problemas da sociedade, dos países, entre outras questões que são relacionadas a o social, a área de ciências humanas, a nós seres humanos, pensarem, refletir, buscar o porquê das coisas, entender a nossa historia o nosso desenvolvimento na historia, problemas que não é procurando calços matemáticos que ira nos trazer, que não é um assunto da linguagem e da área biológica que ira explicar, assuntos das ciências humanas que nós temos que investigar e tentar entender, isso só quem faz é a humana, e aqui nós começa a tentar mudar essa historia, de trazer uma importância maior para as humanas.

 Proporcionar o pensar, esse é o deve de todas as áreas, mais só que mais que pensar e refletir sobre esses pensamentos, isso difere as humanas das outras, isso nós nos tornamos mais importantes para o conhecimento de um individuo,

             Nas áreas de humanas como o próprio nome diz, á uma humanização, que desde a antiguidade o ser humano está envolvido, no processo histórico. Nós como personagens do processo histórico da sociedade precisamos compreender essas passagens da história, da antiguidade passando pelo medievo, modernidade e chegando até hoje em nossa contemporaneidade. E por ter o ser humano como responsável por desenvolver todo o processo histórico, por que sem ele não haveria história, que coloco as ciências humanas a frente da outras áreas do saber. Como diz Vinícius Luiz que “As ciências humanas através de suas disciplinas tenta desvenda as complexas ligações que definem a própria humanidade”.

Todas as áreas do conhecimento têm sem dúvida, sua importância, é impossível lermos um documento histórico, sem saber o que é uma vogal, uma consoante, desenvolver a gramatica correta, aprender os números para compreender certas datas históricas que marcam a humanidade como o inicio da Revolução Francesa em 1789, o processo de independência dos países sul-americanos a partir do século XVIII, compreenderem as equações, as formas geométricas para construir patrimônios históricos.  Todas as áreas do saber e importante por que necessitamos de uma para avaliar a outra, mas para o saber humano, para o intelecto as humanas por tratar do (ente), do movimento da humanidade, larga na frente.

  1. UM PROBLEMA CHAMADO HUMANAS

As ciências humanizadas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado. A principal área do conhecimento, a matriz das outras ciências, é a mais difícil de ser compreendida e de investigada; necessita de esforço, vontade, determinação para compreender os seus assuntos e temas que são os mais discutidos entre as sociedades universais.

3.    A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SEU PROFISSIONAL E DO SEU INTERESSADO.

Um dos grandes problemas da nossa sociedade, por exemplo, e a falta de interesse de refletir sobre assuntos que são do próprio conhecimento humano, mas que a sociedade despreza, não tem interesse, não busca saber, conhecer, aceita idéias práticas, fáceis, são muito fácil de ser enganadas por não buscarem refletir, por não terem o costume de refletir.                                                                                A grande questão envolta da ausência da reflexão humanista mais apurada está atrelada a invisibilidade do outro, o individuo, o ser humanos possui dificuldade para entender o mundo em que vive e a importância de suas ações para o progresso da humanidade.                                                                                Neste sentido, antes de aprofundar a discussão sobre a importância das Ciências Humanas na formação profissional, definindo inicialmente uma composição mais detalhada para as humanidades.

  1. HUMANAS E A SUA FUNÇÃO.

 

A função, a importância das Ciências Humanas na vida profissional e na nossa própria existência e como em qualquer área e em qualquer outra profissão, é muito mais ampla do que nós podemos imagina, ela ampliam a nossa percepção, estimulando a formação de um senso crítico intensamente questionador e transformador da realidade, fato esse que é, compreendo assim, um dos principais objetivos da área de humanas, uma área humanizada.                 Essa formação critica pela nossa sociedade, nos proporciona que nós não vivamos de forma enganadora e que tenhamos tanto com o acesso, o interesse a participação de conhecer para desenvolver o ponto de critica de Cada individuo. Mas é nessa formação do censo critico que está o problema, a busca por buscar conhecer, entender, buscar os princípios da razão que a sociedade não se interesse, deseja buscar aquilo que for mais fácil e prático, por isso que é enganadas e alienadas, esse é o problema das ciências humanas, e é em busca desse desenvolvimento e enriquecimento cada vez maior das humanas que nós buscamos cultivar as disciplinas dessa área do saber.                                                          Esta investigação, esse resgate da totalidade transforma o desempenho cidadão, individual daquele que busca o saber e a consciência do mundo. Hoje é mais difícil alienar e ser alienado, as informações corre, o conhecimento está por toda parte, mesmo muitas vezes sem querer, as pessoas tem informações e adquirem conhecimentos, mas o ser que mesmo assim se deixa ser iludido, esse cidadão se torna alienado, esse é um derrotado na sociedade, derrotado na questão da ignorância por saber que tem o problema e não ter a ousadia de provar a sua opinião.       

  1. UMA VISÃO EM BUSCA DA HUMANIZAÇÃO

Tentamos trazer uma mostra sobre essa área do conhecimento que completa buscar e trazer para nós, humanos, o ser, o que de fato pensar e agir, e buscar uma  felicidade humanizada. Nós temos que construir o caminho da busca da felicidade coletiva da sociedade em sentido amplo.

Entender nossos primeiros passos na civilização, nosso desenvolvimento e influencias trazida do passando até hoje, para entendermos o que somos, para que servimos afinal e busca uma felicidade através de ações de nossa própria historia.

Dinamizo que as disciplinas de humanas fazem propor analisarmos sobre nos mesmo, sobre os seres humanos, sobre a humanidade, essa é a questão, a humana produz no em nós a atitude questionadora, formando o senso crítico apurado e aberto ao dialogo com o outro.                                                                             Ao estudarmos nossas idéias se expandi nosso conhecimento flui, ultrapassar montanhas, a dúvida aumenta, as perguntas se congestionam, isso e a diferença que nossa área do saber faz e se preocupa, sendo isso que outras superam a importância de conhecer mais do que outras áreas.                                                Expandir o horizonte do nosso pensamento, a filosofia ela não trará um conceito absoluto, ela pode trazer com que possamos vê coisas novas, entende-las, nós percebemos coisas desconhecidas que o mundo, as pessoas vão ignorando, por isso que procurar o conhecimento e difícil.                                                      Experiência de conhecimento, romper algumas convicções, olhar para o mundo com olhos críticos, desempenhar novas expectativas. Ela nos liberta da ignorância. Poucos são os que têm essa capacidade de buscar o conhecimento, a não ignorância, mas isso exige uma determinação, um exercício, que apesar de todos terem acesso a essa busca, poucos são os que a ela procuram.                                  A defesa sobre as matérias de humanas e que, em qualquer profissão, dependendo da área do entendimento racional que for a formação em Ciências Humanas, das disciplinas já citadas e compreendidas conduz a humanização do conhecimento, engrandecendo o desempenho profissional em vários sentidos, auto-sustentando a relação do sujeito com tudo que o rodeia e consigo mesmo, ela como mencionou acima, essa área de humanizada por ser referente a cada um de nós e a principal fonte de saber, a mãe da exata, biológica e da linguagem e isso precisa ser visto e defendido nos meios acadêmicos, nos profissionais de humanas precisamos enriquecer este conhecimento, pesquisar, aprofundar nessa causa justa e importante.                                                                                                              Nós educadores da área de humanas necessitamos cada vez mais de uma formação, de um estudo humanístico, que conduza nossas reflexões e diálogos, principalmente em sala de aula, e para quem não tem essa visão, seres humanizados, mas que não contem esse saber sobre sua humanização precisar ter essa visão, esse saber sobre a função das ciências humanas.

 

  1. TUDO COMEÇA POR ELA – FILOSOFIA Á CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS.

 

Em uma visão que causará algumas controvérsias, mas e o que a ciências humanas oferece que todos possam ter suas opiniões teorias sobre respectivos temas, entendo que para o homem, desde o seu surgimento a ciência mais fundamental que sempre buscou o saber das coisas, a ciência primeira que auxiliam todas as outras é a filosofia, essa é a mãe de todas as ciências, nas só as de nossa área, a área de humanas, mas também exatas e biológicas e linguagens.

Como ciência primeira ciência de todas as ciências, essa que busca proporcionar respostas para as questões do mundo, não oferecer respostas exatas, por que não é a preocupação da filosofia dá a respostas concretas, absolutas, por que ela não tem esse poder, mas perguntar o porquê que á perguntas que são respondidas e buscar respostas para as que não são respondidas, como por exemplo, do criacionismo.

A filosofia dita acima não trará as respostas absolutas, mas respostas que não eram respondidas, ela dará caminhos e oportunidades para que possamos buscar determinadas respostas, mas como disse, não conseguiram as respostas absolutas, por que a filosofia não tem esse dom.

É fundamental que saibamos que a Filosofia pode, e muito, contribuir no processo de aprendizagem de nossas crianças, adolescentes e jovens, na sua formação humana e cidadã. Por ser uma ciência que se diferencia das demais, a filosofia apresenta conteúdos e metodologias específicas, que proporcionam ao educando o estabelecimento de relações com outras áreas do conhecimento, ampliando seu horizonte intelectual e cultural.       Filosofia é a ciências geral dos princípios e causas, ou sistemas de noções gerais sobre o conjunto das coisas; esforço para generalizar, aprofundar, refletir e explicar; força moral e elevação de espírito com que o homem se coloca acima dos preconceitos; sabedoria. A história da filosofia coloca em perspectiva o conhecimento filosófico e apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje.

Nós não aprendemos filosofia, nós somente tentamos entende-la, e para compreendê-la necessita de tempo, de cultivo, de buscar saber algo sobre ela, porque com disse Kant: não aprendemos filosofia, simplesmente porque não há nada para aprender. Mas ela necessita do pensar para que possamos de fato entender o grande papal que essa área do saber tem em nossa docência, e para isso necessitamos de leitura e de pensar. “disciplina” não acabada, em construção permanente; ela é um sistema em evolução e contradição perpétuo e que só se aprende no seu exercício, ou seja, pensando por si mesmo.

A filosofia é, assim, na sua origem, uma ciência universal. Para os primeiros “sábios” gregos, compreendia não só o que chamamos ciências, isto é, a explicação das causas, como também o que denominamos sabedoria, isto é, a prática da virtude, a prudência na conduta. Essa sabedoria era, porém, puramente prática e essa ciência toda voltada para o mundo exterior. Inspiravam-se na tradição lírica dos velhos poetas criadores de teogonias que explicavam a historia do mundo pela vida dos deuses. Idêntica era a preocupação dos primeiros “sábios”. Procuravam também elucidar a formação do mundo e o aparecimento do homem sobre a terra. Investigavam a origem das coisas nos elementos, nos átomos ou nos inúmeros. Sua filosofia era uma cosmogonia que abrangia todo o domínio do conhecimento humano na época (SANTOS, 1986 p. 20).

 

6.1 MEU SABER, MINHA FILOSOFIA

A Filosofia busca o porquê dos porquês, O que faz a ciência ser ciência, ou a arte ser a arte? A resposta nem sempre é simples, e é esse o tipo de questionamento com que depara o profissional da área de refletir sobre a realidade, sobre o principio, sobre algumas questões que nós definimos como completas, inquestionáveis, mas que afinal, não são respostas claras, concretas, que não proporcionem duvida isso é filosofia, isso é filosofar, buscar, os princípios das coisas, não trazer a verdade, mas buscar a verdadeira verdade das coisas mundanas, dos problemas que giram no mundo, no social, dever essa, tão filosofia.

Expandir o horizonte do nosso pensamento, a filosofia ela não trará um conceito absoluto, ela pode trazer com que possamos vê coisas novas, entende-las, nós percebemos coisas desconhecidas que o mundo e as pessoas vão o ignorar, por isso que procurar o conhecimento e difícil.

A experiência de conhecimentos rompe algumas convicções. Olhar para o mundo com olhos críticos, desempenhar novas expectativas. Ela nos liberta da ignorância. Poucos são os que têm essa capacidade de buscar o conhecimento, a não ignorância, mas isso exige uma determinação, um exercício, que apesar de todos terem acesso a essa busca, poucos são os que a ela procuram.

  1. O SOCIAL FALA NA SOCIOLOGIA

            No caso da sociologia e da história que estuda o envolvimento da sociedade, o comportamento dela durante sua história, suas mudanças, elas nos trará a realidade do que cada indivíduo em um geral passa desde sua origem, dos mesopotâmicos, da colonização até os dias atuais.

Mostra todo o envolvimento social diante do envolvimento de todas as outras do conhecimento busca que nós como seres racionais faça que nós busquemos entender um pouco de nós, do social, da humanidade, dinamizar e entender as estruturas sociais: origem e forma das sociedades, tipos de organizações sociais, econômicas e políticas; a suas transformações, isso é ciência humana.

  1. ESTAMOS DENTRO DA HISTÓRIA.

Nós estudiosos do passado nós que buscamos propiciar as transformações das sociedades e comunidades como resultados e expressão de conflitos, lutas, contradições internas às formações sociais, nos pesquisadores dos acontecimentos que, em cada caso, determinaram ou determinam a preservação ou a mudança de uma formação social em seus aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais; isso é um básico da importância dessa disciplina que todo cidadão deve ter e compreender, isso é história.                  

8.1 TUDO ESTÁ NA HISTÓRIA

A História busca o que aconteceu no passado e suas implicações ainda hoje na sociedade. Nossa formação, nosso desenvolvimento e transformações durante a vida, as épocas passadas, as influenciam que temos hoje em dia que não uma coisa nova, mas que vem de gerações passadas, isso é história.  O ensino da disciplina de história permite aos alunos, crianças, jovens e adultos, para a sociedade no geral, que ela tenha uma visão mais crítica sobre os fatos do presente e do passado, algo raro hoje em dia, mesmo apesar o desenvolvimento da tecnologia, da educação e do social, a formação de um ponto critico na sociedade.                                                                                                                                  Há área das ciências humanas, pela visão que incluo podemos perceber que sua importância é vasta e imprescindível para o ser humano.

  1. AS HUMANAS SÃO MUITO MAIS DO QUE PENSAMOS.

As ciências sociais compreendemos ela como as relações que o homem, o ser atuante estabelece com o outro e com o mundo, é papel dele tentar compreender as relações humanas, isso é sociologia. A Psicologia se coloca dentro das nossas mentes e frente aos comportamentos, a Geografia com sua visão sobre o universo, os planetas, a nossa terra, nossa ação sobre a vida em nosso planeta água e visão sobre vidas fora desse papel reflexivo e do geógrafo e a Pedagogia toma para si o desafio de entender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Diversas são as formas, os caminhos, mas a intenção de todas as matérias é semelhante: estudar, entender e melhorar a condição do ser humano.                                                                                                                       Diante de todo o choque no espaço como o absolutismo, a democracia entre outros conceitos históricos somos nós da área ciências humanas que através do discurso, das reflexões que formamos o cidadão, a sociedade. Uma das riquezas que as humanas têm sobre as outras ciências e que somente nós professores e orientadores de historia, filosofia, sociologia e geografia e que podemos trazer debates sobe todos os tipo de questionamentos.                                      Nós educadores de humanas temos o compromisso de se atualizar, acompanhar as mudanças que a sociedade propõe para que possamos ter novos diálogos. Ciência que investiga o passado tal qual aconteceu.                                       Ciências Humanas, ciência que se preocupa do globo terrestre, com o solo, ar e as manifestações do planeta que são causadas pela a humanidade como o efeito estufa. Ciência que estuda os comportamentos entre os seres humanos, exemplos de algumas das ciências humanas que tem como ponto central o homem e a sociedade. É pouco exemplos as mais convincentes para colocar as ciências humanas como a área de estudo mais importante para o ser humano.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

          Principal área de estudos por que além de estar se envolvendo com o ser humano, ele está sempre se renovando e nós precisamos acompanhar esse processo de renovação da historia. Compreender, a realidade do ser e ter uma visão de como era no passado, é grandioso, enriquecedor trabalhar, estudar as ciências humanas por que além de você providenciar essa realidade como visualizar as anteriores, você, eu, o barbeiro, o professor de biologia, a psicóloga, o advogado cada um tem sua opinião sobre determinado assunto, cada um tem uma visão, cada um defende sua tese, e só nas ciências humanas traz essa liberdade de opinar, e defender o que pensa, não é aquela coisa presa, absoluta que as outras áreas colocam em nossas mentes.

Nós educadores da área de ciências humanas temos que tomar muito cuidado com nossas manifestações, porque o que e certo pra min pode não ser certo para outro. Nossas ciências humanas ela te obriga a refletir, por isso que ela é mais importante e mais difícil de convivê-la, mas ela saborosa de experimentá-la.

 

REFERENCIAS:

 

Jaspers, Karl, 1883-1969. Introdução ao pensamento filosófico,

Welsch, Wolfgang. Mudança estrutural nas ciências humanas: diagnóstico e sugestões. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/556/386>. Acesso em 2/10/2013

Ciências humanas e suas tecnologias: livro do estudante: ensino médio / Coordenação Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília : MEC : INEP, 2006. 202p. ; 28cm.

 

Ciências humanas (Ensino Médio). I. Murrie, Zuleika de Felice. CDD 300

MONDIN, B. Definição filosófica da pessoa humana. Bauru: Edusc, 1998.

http://www.renatojanine.pro.br/ciencia/reuniaotematica.html

Salles, Marisa Moreira. Tendências/Debates. Folha de São Paulo, de 25 de abril de 2012.

Acesso em 02/10/2013 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/faced/article/viewFile/556/386 

ARTIGOS:

21/11/2013 | Ricardo Ernesto Rose. A importância das ciências humanas para a educação. http://www.consciencia.org/a-importancia-das-ciencias-humanas-para-a-educacao

 

22/09/2014 | A construção do conhecimento na modernidade e na pós-modernidade: implicações para a universidade

18/08/2014 | Escola de Campinas: uma linha de pensamento econômico