Sugestão para ter sucesso nos negócios usando o bom humor.

Trabalhando em uma multinacional vi excelentes projetos naufragarem porque as pessoas não sabiam lidar com as pressões e ao mesmo tempo trabalhar em equipe com sinergia e motivação, o que conseguiriam facilmente aplicando alguns princípios. Para quem quer destacar-se dos demais, o bom humor pode conceder aquele algo mais. Considere alguns dos princípios que abordo em palestras de empresas e instituições:

USE ANALOGIAS – Não se vê por universitários exclamando: “que saudade da aula de estoque”, ou “Como foi envolvente a apresentação de logística!”. Quando iniciei como Professora de Administração vi a necessidade de aulas com bom humor. Uso intensamente analogias, pois elas sintetizam argumentos ou pontos de vista de modo divertido, mesmo quando esses conteúdos são enfadonhos. A velha e fumacenta Variant II que usei enquanto me graduava já foi comparada a empresas em vários sentidos: de implantação da qualidade total a impacto ambiental. Uma boa analogia é como leite condensado, torna até chuchu mais saboroso! E tornará suas apresentações ou relatórios mais claros e memoráveis.

CHAME ALGUÉM PARA CONTAR ALGO ENGRAÇADO – A frase mais importante para trabalhar em equipe é: “o que você acha?”. Há pessoas na sua equipe ansiosas para sugerir inovações e aprimoramentos, mas não o farão se a atmosfera for critica. O bom humor favorecerá o surgimento de novas ideias. Comece reuniões perguntando a alguém sobre algo engraçado na infância, no primeiro encontro ou qual o presente mais estranho que já ganhou.

Em uma reunião tensa, para quebrar o gelo, pediram a um engenheiro de software, tímido e não acostumado a falar em público que contasse uma história engraçada ocorrida quando era garoto. Titubeante e sem técnica alguma, ele contou sobre o tio, que morava no interior, e tinha uma cama com grandes bolotas de madeira em cada um dos quatro cantos. O tio brincava dizendo que premiaria em dinheiro quem conseguisse colocar uma daquelas bolotas na boca.

Ele e os primos sempre tentavam, e uma noite, depois de muito esforço, um deles conseguiu... e ficou com a bola presa entre os dentes! Tiveram que desmontar o pé da cama e o garoto foi para o hospital, onde conseguiram desentalá-lo. Os integrantes do grupo riram efusivamente. Diante da pergunta se aquela história poderia ilustrar algo para os alvos do departamento, um engenheiro respondeu: “conheça seus limites. Não morda aquilo que não possa mastigar”. A gargalhada foi geral, e até hoje a equipe lembra desse slogan.

O humor flexibiliza equipes para sugerir soluções criativas.

Enfim, destaque-se da maioria de maneira suave e marcante através do bom humor. Pratique os passos acima para trabalhar e viver mais feliz. Não dói e você ainda vai se divertir.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas

Pós - Graduação em Sociologia