RESUMO:

Aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um desafio para os educadores, pois as crianças vêm a matemática como a matéria que reprova. Neste sentido, este artigo busca compreender o processo de ensino aprendizagem de matemática, de forma que a criança tenha prazer em desenvolver as atividades propostas nas aulas de matemática. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, onde autores como Bertoldo (2004),Borin (1996), Kami.

(1990), PCN´s (2001), Nunes (1990), dentre outros, contribuíram para aprofundamento sobre o tema. Assim as informações contidas nesta pesquisa buscam evidenciar o lúdico, como ferramenta importante no ensino da matemática. E que a partir do mesmo, a disciplina de matemática nos anos iniciais poderá ser trilhada por caminhos que levem os alunos a uma aprendizagem prazerosa e desafiadora.

Palavras-chaves: Matemática. Aprendizagem. Lúdico.

1 - INTRODUÇÃO

A matemática é uma disciplina importante e que faz parte do nosso dia a dia, sendo assim, há necessidade de ser trabalhada com jogos e atividades lúdicas, principalmente nas séries iniciais. Portanto, o conhecimento matemático construído de forma prazerosa poderá favorecer ao educando a estruturação do pensamento, e desenvolvimento do raciocínio lógico.

Com a finalidade, o presente artigo tem como objetivo geral apresentar o lúdico como um recurso mediador, favorecendo o ensino aprendizagem da matemática onde o aluno desperte o gosto e interesse em aprender esta disciplina.

Neste sentido as pesquisas bibliográficas foram realizadas em periódicos retirados da internet, levantamento bibliográfico em livros, revistas e artigos científicos que abordam o tema em questão. Portanto trata-se uma pesquisa de caráter exploratório.

Segundo Marconi e Lakatos (2011, p. 43), a pesquisa bibliográfica tem como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito anteriormente sobre determinado assunto, permitindo-o fazer uma análise paralela, definir e resolver não só problemas que já são conhecidos como também explorar novas áreas, visto que, a pesquisa bibliográfica nos traz conhecimentos comprovados do tema abordado.

Diversos autores da área da educação têm desenvolvido estudos sobre a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem da matemática e argumentam sobre a importância deste recurso metodológico em sala de aula.

Assim, espera-se que esse tema possa trazer contribuições para as futuras práticas docentes e também para reflexões sobre a importância da inclusão de jogos nesta disciplina. [...]