Desgraça pouca é bobagem

Félix Maier

Vivemos o pior momento da pandemia da Covid-19, com o sistema de Saúde nacional entrando em colapso, por falta de leitos de UTI. E tende a piorar, pois o Ministério da Saúde já fez uma previsão catastrófica, de que poderão ocorrer 3.000 mortes diárias neste mês de março. Um apocalipse!

Como desgraça pouca é bobagem, o garoto-propaganda de Dilma Rousseff nas eleições de 2010 - o petista e defensor do MST, Edson Fachin -, anulou todas as condenações de Lula feitas pelo ex-juiz Sérgio Moro, na Vara Federal de Curitiba. Não por causa do mérito em si, as provas contra Luladravaz são muitas e consistentes, e poderão ser usadas em futuro processo pela Vara Federal de Brasília, mas por picuinhas processuais que deveriam ter sido resolvidas há pelo menos 5 anos, a de que Sérgio Moro só poderia ter analisado processos de meliantes envolvidos diretamente na roubalheira da Petrobras. 

Por que Fachin não separou e encaminhou para as Varas competentes os processos contra Lula lá atrás e só se pronunciou agora, apesar de a defesa de Lula ter solicitado reiteradamente tal ação nos últimos 5 anos? Para tornar Lula elegível a presidente em 2022?

Isso me faz lembrar a Operação Castelo de Areia, em que houve provas contundentes contra os larápios, mas que teve os processos anulados porque o conhecimento da roubalheira veio a público por denúncia anônima. Havia, então, a mão pesada de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro de Justiça de Lula, em defesa dos meliantes, cujos honorários na época eram de R$ 20 milhões para início de conversa. Deu no que deu.

Quantos milhões de reais a defesa de Lula já recebeu, nessas centenas de recursos e habeas corpus solicitados a várias instâncias judiciais ao longo dos últimos anos? Dinheiro desviado de estatais, propina pura, que a OAB acha tudo muito natural, fazendo cara de paisagem.

A absolvição de Lula segue a velha fórmula de pagar pelos serviços prestados ao PT, pois Fachin teve sua indicação ao STF feita por Dilma Rousseff, ou seja, a máxima de lavar a bunda suja uns de outros. O mesmo favor que devem ao PT e Lula os ministros petistas Ricardo Lewandovski e Dias Toffoli, aquele velho amigo da família Lula, este, advogado do PT e de Lula e subordinado de José Dirceu na Casa Civil. O balcão de negócios escusos foi visto com clareza no processo do Mensalão, em que nenhum desses ministros petistas condenou os petralheiros amigos do peito, como José Dirceu.

Resta esperar que a decisão do petista Fachin seja revista e anulada pelo plenário do STF. 

Quando o Brasil vai sair desse pesadelo sem fim?

@STF_oficial

#STFVergonhaMundial