Desfralde.

O desfralde é um marco muito importante para o bebê e um momento muito aguardado pelos pais, o que gera muitas vezes uma certa angústia e ansiedade por ambas as partes neste processo. Mostra que a criança está crescendo, se desenvolvendo e ganhando independência. Essa fase do desenvolvimento costuma se iniciar entre 02 anos e 02 anos e meio de idade, quando a criança já desenvolveu a musculatura da pélvis e consegue “segurar” o xixi e o cocô. Deve-se estar atentos aos possíveis atrasos, sem nunca traumatizar os pequenos tentando acelerá-los. Então como saber se chegou o momento da retirada das fraldas?

Quando as fraldas começam a ficar secas por um longo período pode ser um sinal que a criança está começando a entender o controle dos esfincteres. Além disso, se a criança já estiver falando ela pode começar a pedir o “xixi” ou sentir incômodo excessivo quando a fralda estiver suja.

Lembre-se, esta é uma nova fase e pode ocorrer rapidamente ou ser um longo período de educação para a criança. Nesta fase é essencial respeitar o tempo de desenvolvimento da criança, não apressar as etapas e ser muito paciente com o seu filho. Para que o processo de desfralde seja tranquilo para o bebê e papais.

Dicas para um desfralde tranquilo:

  • Deixe a criança algumas horas sem fralda

  • Converse e explique sobre o uso do banheiro.

  • Priorize a retirada da fralda durante o dia

  • Observar se a criança demonstra incomodo com a fralda.

  • Ela aponta e sinaliza o xixi e cocô na fralda.

  • Evitar falar do xixi e do cocô como algo negativo.

  • Deixar a criança ver os pais indo ao banheiro: assim ela tem o exemplo.

  • Evitar fazer o desfralde durante o inverno: por ser uma época fria, caso aconteça algum escape e a criança fique molhada, ela pode criar uma resistência em fazer fora da fralda;

  • Deixar a criança escolher o penico ou o redutor, sempre colocando-o no lugar adequado. Evite colocar na sala ou quarto, por exemplo. Além de não ser o local que o restante da casa faz as suas necessidades, o excesso de informação e de distração pode atrapalhar o processo;

  • Tornar o momento do desfralde divertido: fique perto dela, conte uma história;

  • Alegre-se com as pequenas conquistas da criança: se ficou algum tempo sem fralda, se conseguiu fazer o xixi no banheiro, se conseguiu avisar que estava com vontade…

  • Não brigue ou castigue a criança porque ela fez xixi ou cocô na roupa, pois alguns escapes serão bem normais neste período.

Tendo sempre em mente que o desfralde é um processo que não deve ser apressado, pois cada criança mostra-se pronta em diferentes momentos. Começamos o processo de desfralde quando a criança já apresenta os sinais de prontidão, pois algumas atitudes que aceleram o processo, podem prejudicar o desfralde, atrasando assim esse importante marco do desenvolvimento infantil.


 

Artigo escrito pelas professoras de Ed. Infantil Josiane Ballardin Drago, Neli Pacífico Marteninghi, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.