DESENVOVILMENTO DE UM APLICATIVO PARA AUXILIAR O CONSUMIDOR A OBTER O MENOR PREÇO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

 

Resumo

O artigo teve como objetivo propor o desenvolvimento de um aplicativo que apresente as melhores promoções para que um cliente possa, com base em sua localização geográfica, adquirir bebidas alcoólicas de forma rápida e segura. As tecnologias utilizadas envolvem a criação de uma API (Application Programming Interface) feita em Java Script(Linguagem de programação ) e NodeJS(Framework  do Java Script Open Source) , manipulação de banco de dados MySql. Ressalta-se que o aplicativo será que o aplicado é  indicado para pessoas acima de 18 anos, visando que é um aplicado de consumo de bebidas, pois caracteriza-se como um aplicativo de consumo de bebidas alcoólicas .  Logo, contará com a praticidade de um sistema de classificação que garanta a compra de vendedores qualificados. Contribui-se no sentido  de  que  o usuário  poderá manipular na palma da  sua mão tudo  o que procura e o que deseja com agilidade suas necessidades em relação ao tipo de bebida que deseja usufruir  e  também conta com um método de avaliação que garanta a compra do usuário junto a vendedores qualificados.

 Palavra-chave: API , Java Script, Node Js

 

1-Introdução

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 feita pela  Associação Brasileira de Indústria  de Cerveja(Cerv Brasil), o Brasil consome anualmente  cerca de 14,1 bilhões de litros de bebida – fazendo com que o brasileiro chegue a  gastar 14% de um salário mínimo, segundo o jornal  O GLOBO. Além disto, o alto consumo  de bebida em datas comemorativas, como por exemplo, o Carnaval, faz com que o brasileiro ingira até 1,4 bilhões de litros de bebida no mês, sendo 45 milhões somente em Pernambuco. Utilizado de forma social, o álcool é apreciado em função de seu sabor e outros efeitos inebriantes que dele provêm.

Portanto, a utilização de um aplicativo móvel com a função de ajudar o consumidor a localizar o menor preço das bebidas dentre os estabelecimentos já cadastrados, facilitará a busca e localização em tempo real do produto de sua necessidade.
Este aplicativo (que se chamara BIRITA) auxiliará  o consumidor na busca do menor preço de bebidas alcoólicas  em  mercados, conveniências e bares de acordo com sua localização atual. Com isto, o consumidor, através de um Smartphone, terá comodidade em obter informações sobre o melhor estabelecimento comercial que lhe trará o custo de benefício desejado. Também será inclusa a opção “avaliar” e “comentar”,  para garantir a qualidade do serviço.

O Artigo apresentará em seu desenvolvimento os conceitos de um aplicativo móvel e descreverá como será o funcionamento lógico do BIRITA.

 

            2- Desenvolvimento.

            2.1- Conceitos e definições de um app móbile


Uma aplicação móvel ou aplicativo mobile é um software desenvolvido para ser instalado em smartphones e iPads. É baixado de uma loja on-line, como Google Play ou App Store

Eles são excelentes meio de iniciar um negócio, pois eles podem servir de pontes entre soluções e os usuários que necessitam dela. Os aplicativos podem ser classificados em diversas formas e seguimentos. Para o desenvolvimento destes aplicativos, utilizaremos como base do tipo Serviços – que são aplicativos que viraram pontes para serviços, entre eles de mobilidade urbana como a Uber, prestação de serviços como o Sem Patrão, delivery e fretes, dentre outros .

Falando em mobilidade Urbana , os aplicativos de mobilidade urbana existem para facilitar a locomoção, seja em trajetos curtos ou longos. Se tratam de ferramentas que reduzem os impactos ligados aos meios de transporte, esbarrando também em causas ecológicas.

 

2.2- Metodologia  da pesquisa

O Birita será feito em Java, com o front-end em JavaScrit/CSS/HTML5 , juntamente com  um banco de dados  SQL Server e contará com a unificação do Waze/Google Maps(o cliente poderá escolher a opção de sua preferência ). Além disso, o projeto será disponibilizado no GOOGLE PLAY.

Foi realizada uma pesquisa junto a uma amostra de vinte pessoas, sobre a utilização desse tipo de aplicativo. Todas as pessoas participantes disseram que o usariam esse aplicativo para adquiria sua bebida desejada.

 

 

 

2.3- Conceitos e informações do aplicativo a ser desenvolvido

O Aplicativo se se encontra em fase de desenvolvimento. Foi feita uma pesquisa em alguns locais comerciais e o cliente mostrou interesse pelo produto oferecido. A figura 1 ilustra o layout da tela desenvolvida para este aplicativo.

Figura 1 - Menu

 

Fonte: próprio autor

A figura 1 apresenta os seguintes itens:

  • Apresentação do Menu Principal.
  • As principais opção se encontram no fundo preto do menu, são elas : Notificação ,            avaliação e suas buscas.
  • As demais funções são opções opcionais para que o usuário possa acessar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 2 - Tela Principal

 

Fonte: próprio autor

A figura 2 apresenta as seguintes informações:

  • Aplicativo em execução
  • Vimos na tela: Uma barra de pesquisa; a opção do menu ;o mapa com os trajetos nele; dois botões de avaliações ( tanto positiva , negativa) e o botão central que inicia o aplicativo.

 

3- Resultados esperados

O aplicativo se encontra em fase de desenvolvimento. Foi feita uma pesquisa em alguns locais comerciais e os clientes demonstraram interesse pelo produto. Os clientes podem adquirir as ofertas da empresa e com o método de avaliação no aplicativo podem classifica-la em um nível mais alto nos mecanismos de busca, aumentando o trafego de vendas e tornando a marca mais acessível, melhorando assim a interação com o público-alvo.

4- Referencias

 

BARBOSA, M., Carnaval amplia em 40% a venda de cervejas. Disponível em URL Acesso em 23 de setembro de 2020

BOCARD, T., O que são aplicativos? Definição da desenvolvedora Usemobile. Disponível em URL <https://usemobile.com.br/aplicativo-movel/>

 

FIGUEIREDO, D., Brasileiro gasta 14% do seu salário com cerveja. Jornal O Globo. Disponível em URL. Acesso em 21 de setembro de 2020.

 

Google Maps. Disponível em URL Acesso em 23 de setembro de 2020

 

Java Script, Disponível em URL. Acesso em 23 de setembro de 2020

 

MYSQL, Banco de Dados. Disponível em URL >. Acesso em 23 de setembro de 2020.

 

Node JS. Disponível em URL Acesso em 23 de setembro de 2020

 

O que é um aplicativo de mobilidade urbana?

Disponível em URL <https://usemobile.com.br/aplicativo-mobilidade-urbana/> .

 Acesso em 13/04/2021

 

O POVO, CEARÁ. , Lojas de conveniência têm preços até três vezes maiores que em supermercados. Disponível em URL < https://www.sincovaga.com.br/lojasde-conveniencia-tem-precos-ate-tres-vezes-maiores-que-em-supermercados/ >. Acesso em 23 de setembro de 2020

 

React. Disponível em URL < https://pt-br. reactjs.org/ >. Acesso em 23 de setembro de 2020

 

Waze. Disponível em URL < https://www.waze.com/pt-BR>>. Acesso em 23 de setembro de 2020