Aldirene Rodrigues Marcos
Elisangela Crepaldi de Souza Alves
Lourival Alves de Araújo.
TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROF.ORIENTADOR: MARCOS ANTONIO
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E
TECNÓLOGIAS
PORTUGAL
LISBOA-2014

RESUMO

O nosso meio habitat é um meio de diversidades que sempre é merecedor de muitos cuidados por parte do ser humano, os nosso rios, lagos, banhados, encostas das nascentes merece uma atenção bem maior, procuramos sempre orientar os desbravadores do meio ambiente para que observem o mal que faz uma destruição a onde vivem vários seres vivos, sentimos em nosso ambiente de trabalho, o quanto faz falta a conservação do meio em que vivemos, observamos cada vez maior a preocupação do homem em adquirir bens matérias, onde derrubam, cavam, queimam e outros, mais tudo em busca de poder aquisitivo que é o objetivo, e as nossas vidas sempre mais precária, onde as queimas de materiais vegetais soltam a poluição que chega a tingir em grandes proporções a atmosfera, onde as mudanças climáticas causam fortes impactos na vida de todos, essas mudanças climáticas propagam as doenças, sensíveis a diferenças de temperaturas repentinas, como por exemplo, a malária, dengue e outras.
PALAVRAS CHAVE- MEIO AMBIENTE. SUSTENTABILIDADE.

INTRODUÇÃO

Efetivar políticas que garantam uma melhor qualidade de vida traduz o sentimento maior da sociedade humana. Independentemente de cor, credo ou nível de desenvolvimento é legítimo o desejo por alcançar padrões econômicos e sociais mais elevados. O que se constata, todavia, é uma complexidade das definições em torno do que seja, em seu sentido mais amplo, qualidade de vida. A grande questão que se engendra é a perspectiva de crescimento econômico como meta maior para alcance do real bem estar das populações. Seria este o único e exclusivo objetivo sócio-político para efetivar uma melhor qualidade de vida? Como atingir os patamares do desenvolvimento econômico sustentável preconizado por todos? Quais seriam os principais elementos a serem considerados? Em meio às análises das situações que realçam a magnitude dos problemas enfrentados a nível mundial para estabelecer políticas de desenvolvimento mais justas e equitativas, surgem, com cada vez mais evidências, como importantes componentes: as novas tecnologias, os recursos naturais e o equilíbrio ambiental. A inserção gradual da temática ambiental nas inúmeras discussões em torno do crescimento econômico que já foram propostas e realizadas revela a vigente necessidade de considerar com muita atenção e urgência o sustentáculo da economia mundial que são os referidos recursos e a manutenção de um ambiente sadio e equilibrado. Nesse contexto, situa-se um dos termos mais mencionados nas últimas décadas: o desenvolvimento sustentável. É imprescindível a inclusão da temática ambiental nos modelos de desenvolvimento que se delineiam na esfera global, entretanto como o fazer, ainda é uma pergunta sem respostas definitivas. São várias as vertentes que surgem a partir dos conceitos que se apresentam para o desenvolvimento com sustentabilidade, muitas interpretações e poucos exemplos efetivos de como implementá-lo. É natural que ainda se perceba certa desconfiança quando se trata da questão. Entretanto, não há como não recorrer a este termo na atualidade. Ele é mais do que fundamental nas discussões que buscam alternativas de crescimento e desenvolvimento econômico em termos mundiais.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Todos nos influenciamos o nosso meio ambiente e esta influência pode ser negativa ou positiva, as influências negativas são as que causam poluição e modifica o habitat natural, nós podemos tomar decisões de mudanças em nosso atos, para que esses atos possam ser transformado e sejam de um impacto positivo no meio ambiente, preservando, cuidando e admirando quão grande é a beleza natural.
Tudo o que fazemos estamos em interação constante com o meio ambiente, seja ela direta ou indiretamente. As mudanças climáticas estão danificando o ciclo da água que precisamos, essa modificação do clima local é porque as florestas influenciam nas distribuições regionais de chuvas, essas tão valiosas florestas estão diminuindo em condição espantosa, para que seja amenizado o problema é preciso Substituir árvores isso chama-se manejo florestal sustentável. Reforçando o termo sustentabilidade a utilização dos recursos da natureza, de modo que seja possível sua reposição. Diante de tantos problemas ambientais como desmatamento, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, ou até mesmo para o planejamento de obras que poderão causar impacto no meio ambiente como a construção de hidrelétrica e de mais problemas causados pela ação antrópicas, deve haver participação de representantes de diversas ciências como: geografia, sociologia, biologia e antropologia tanto para o estudo como para a tomada de decisões para minimizar os possíveis impactos causados ao ambiente.
Quando se usa a expressão desenvolvimento sustentável, tem-se em mente a expressão da atividade econômica vinculada a uma sustentabilidade tanto econômica quanto ecológica. Desenvolvimento sustentável implica, então, no ideal de um desenvolvimento harmônico da economia e ecologia que devem ser ajustadas numa correlação de valores onde o máximo econômico reflita igualmente um máximo ecológico.1 DERANI.
Para obter-se um controle sobre o meio ambiente seria necessário um estudo sobre um controle como uma cadeia de custódia, o rastreamento constante e eficaz, sendo um assunto preocupante como o ambiente natural, devemos observar mesmo de longe o que está sendo feito para os futuros controladores de um sistema que é necessário obter nos próximos anos não tão distante, para termos um ecossistema comparativo com os nossos pensamentos, em produzir algo importante para os outros que possam advim após nos.
Em várias partes do planeta existem degradações ambientais sem uma preocupação para com as vidas que ali existe, como destruição das florestas, animais, fauna e flora. Todo o planeta tem uma preocupação globalizada, na questão já divulgada pelos estudiosos que a terra e as águas estão mais quentes em virtude do uso desenfreado dos recursos naturais.

....