1. Contexto do desenvolvimento sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu com o nome de eco-desenvolvimento nos anos 1970. Foi fruto do esforço para encontrar uma terceira via opcional àquelas que opunham, de um lado, desenvolvimentistas e, de outro, defensores do crescimento zero. Para os zeristas1 os limites ambientais levariam a catástrofes se o crescimento econômico não cessasse. (Romeiro, 2011, p. 68).

O nascimento oficial do conceito de desenvolvimento sustentável remonta ao ano de 1987, por ocasião do relatório Brundtland. Seu nome se deve a Gro Harlem Brundtland (ex primeira ministra da Noruega) que era quem presidia a comissão da ONU que elaborou o relatório.

O crescimento global que se verificou na segunda metade do século XX, não foi suficiente para disfarçar as consequências geradas em alguns pontos do planeta terra sob o olhar ambiental como consequências deste mesmo crescimento só para destacar a crise do petróleo de 1973 e 1978 assim como o acidente da central nuclear de Chernobyl.

Por tanto, enquanto era notabilizado o crescimento global, também se verificou a crise do bemestar devido a generalização da crise capitalista registando-se assim níveis altos de desemprego, grandes inflações e acentuadas desigualdades sociais.

Contudo, o conceito do desenvolvimento sustentável passou a chamar a atenção do homem quanto a super-exploração do ambiente, enfocando o desenvolvimento econômico e o crescimento da preocupação global quanto aos objetivos do desenvolvimento e limitações ambientais, quanto a incerteza de como as futuras gerações poderão suprir as suas necessidades básicas. Segundo FUNIBER (2018)2 , nesse contexto global, a International Union for The Conservation of Nature (IUCN) cunhou o termo desenvolvimento sustentável, tornada clássica e popular no conhecido relatório "Nosso futuro comum" ou Relatório Brundtland (WCED3 , 1987), preparado pela Comissão Brundtland da Organização das Nações Unidas, no qual se cita: Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. De acordo com UNRIC (2016), na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foram construídos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável:  Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;  Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;  Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;  Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;  Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas;  Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;  Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos;  Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos; [...]