INTRODUÇÂO 

O presente artigo retrata sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, pois nesta evolução do dia a dia que estamos vivendo a escola precisa adaptar-se para que o professor trabalhe com o lúdico em sala de aula e mesmo fora da sala, trabalhando através do concreto e não só da imaginação entre quatro paredes. Dentro desta perspectiva de inovação, atualização e de mudar a sala de aula para algo novo e atraente para que os alunos não se sintam ociosos com aulas massacrantes.

Esta pesquisa foi dividida em quatro capítulos, no primeiro capítulo discorre-se sobre de: Como os autores estudados explicitam a relação entre desenvolvimento da criança e interação com o social. No segundo capítulo discorre relatando: Quais são os objetivos, os conteúdos, orientação metodológica e avaliação da linguagem oral e escrita na educação infantil, nas escolas municipais de Sorriso? Porém, no terceiro capítulo enfatiza: Qual a relação entre os materiais produzidos, a teoria das ciências e o desenvolvimento infantil. Já no quarto e último capítulo relata sobre: Quais contribuições que o estudo da matemática trás para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. No decorrer desta pesquisa será relato através destes capítulos, sobre a importância do desenvolvimento infantil e aprendizagem, trabalhado com o lúdico, um trabalho prazeroso para o educador e educandos. 

1 COMO OS AUTORES ESTUDADOS EXPLICITAM A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E INTERAÇÃO COM O SOCIAL. 

Sabe-se que a criança ao entrar em alguma escola ela precisa se adaptar mesmo antes de ela entender que as palavras são usadas para representar objetos e ações, a criança precisa saber brincar, explorar o lugar onde foi inserida e conhecer os objetos. A criança deve saber brincar e jogar de diversas maneiras e de forma apropriada, pois constitui algo essencial para o seu desenvolvimento e a sua comunicação efetiva.

Pesquisou - se que a escola é um lugar onde deve criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas livremente e, ao mesmo tempo, poder de  empregá­­-la como estratégia de ensino-aprendizagem. O professor deve abordar temas na educação infantil como trabalhar com o lúdico para que  os alunos sintam-se  valorizados, pois quando as atividades são prazerosas com certeza os alunos irão gostar cada vez mais da escola e de seu professor. A importância do brincar na educação infantil, a criança aprende sobre normas, tempo e espaço.

Sabe-se que o professor precisa ter serenidade em escolher o tema trabalhado com a educação infantil, pois sendo um tema com a ludicidade renova suas emoções e sacia sua necessidade de conhecer e reinventar a realidade.

Nota-se que é que a criança junto com outro coleguinha vai conhecendo o mundo que a cerca através da brincadeira na troca com o outro, vai se constituindo sujeito humano. Visto que o ser humano não fica sozinho ele necessita de estar rodeado com outras pessoas para se socializar-se.

Como afirma VIGOTSKI "o comportamento do homem é formado por peculiaridades e condições biológicas e sociais do seu crescimento" (2001, p.63).  Desde quando o ser humano nasce ele se socializa com outro e  vai se familiarizando com o local.

A história do desenvolvimento das funções psicológicas superiores seria impossível sem um estudo de sua pré história, de suas raízes biológicas, e de seu arranjo orgânico. A raiz do desenvolvimento de duas formas fundamentais, culturais, de comportamento, surge durante a infância: o uso de instrumentos e a fala humana. Isso, por si só coloca a infância no centro da pré-história e do desenvolvimento cultural. (VIGOTSKI, 1998, p.61)

Percebe-se que interação do ser humano é fundamental para o desenvolvimento da mente, sendo que os alunos em sala de aula necessitam de conversar se interagir para que se construam novos conceitos. Segundo VIGOTSKI, a criança precisa estabelecer esta relação.

Sabe-se que antes de freqüentar uma escola, a criança participa antes do grupo familiar, e de grupos ligados à família.

BENJAMIN (1984) acrescenta que no início do século XVII, a criança surge como “ser” de importância na sociedade, com a família moderna que se constitui paralelamente ao hábito de educar a criança na escola.

 O professor também pode brincar com as crianças, principalmente se elas o convidarem, solicitando sua participação ou intervenção. Mas deve procurar ter o máximo de cuidado respeitando sua brincadeira e ritmo. O professor poderá, igualmente, organizar atividades que ajudem a criança a descobrir as possibilidades que certos materiais possuem; os jogos de grupo para crianças mais velhas, ou os de construção para as mais novas, desenvolvendo outros níveis de competência, além de permitir verificar o interesse da criança. (BRANCO; MACIEL; QUEIROZ, 2006 pag. 35 ).

Nota-se que os pesquisadores, como decorrência da importância do lúdico para a criança e da constatação de que é uma prática que auxilia o desenvolvimento infantil.

Segundo KISHIMOTO, (1988, p. 26) “Educar e desenvolver a criança significa introduzir brincadeiras mediadas pela ação do adulto, sem omitir a cultura, o repertoria de imagens sociais e culturais que enriquece o imaginário infantil.”

O adulto deve somente observar a brincadeiras e regras ditadas pelas crianças, o mesmo não deve interferir na brincadeira, percebe-se que através do lúdico a criança desenvolve várias coordenações motoras, mas para isso o professor precisa ser um professor que traz novidades para a sala de aula,  trabalhar com o concreto onde a criança possa se interagir através do seu faz de conta e sua imaginação, não somente  trazer coisas tradicionalista como um giz e um quadro negro, a criança não gosta de  aulas massacrantes. Quando sua atenção não consegue prender na atividade, o aluno começa a ficar ocioso.

A transformação do mundo necessita tanto de sonho quanto a indispensável autenticidade deste depende da lealdade de quem sonha às condições históricas, materiais, aos níveis, de desenvolvimento tecnológico, científico do contexto do sonhador. Os sonhos são projetos pelos quais se luta. (FREIRE, 2000, pg. 120).

Nota-se que o aluno precisa se movimentar, ele se comunicar através de sua linguagem, e da expressão e principalmente no seu convívio com outras crianças. Todo o ser humano é social ao lazer, distração, bem estar e as atividades em grupo que são fundamentais para todos.

Na escola os materiais pedagógicos precisam ficar sempre ao alcance dos alunos, desde a mobília deve ser adequada para receber estas crianças, como já foi comentada neste artigo a criança deve ter aulas que despertem a curiosidade e envolvam brincadeiras e desafios nunca será algo cansativo.

Nas escolas que em turmas que têm acesso à cultura escrita, a alfabetização ocorre mais facilmente. Por observar os adultos, ouvir historinhas contadas pelos pais e brincar de ler e escrever algumas crianças chega a Educação Infantil em fases avançadas. Por isso, oferecer o acesso ao mundo escrito desde cedo é uma forma de amenizar as diferenças sociais e econômicas que abrem um abismo entre a qualidade da escolarização de crianças ricas e pobres.

O professor diariamente em sala de aula precisa ler a lista do que vão brincar em sala e quais as atividades que iram fazer, as leituras, o professor precisa ter sempre em mãos livros de historinhas para que as crianças possam folhá-las, ver as figuras ler os desenhos.

[...] rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, que precisa se adaptar a uma nova realidade, ou seja, longe do convívio com seus familiares, de sua casa, de seus brinquedos. Como deve ser a criança precisa sentir-se bem na escola de educação infantil, pois, como já foi dito, lá é o local onde permanece o dia todo, com um adulto, que no primeiro momento é um estranho para ela. Se não houver mudanças na rotina, a mesma também desconsidera o adulto, tornando seu trabalho monótono, repetitivo e pouco participativo (BRASIL, 1998, p. 73).

 

Nota-se que a convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará a criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como relacioná-la as demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática. O professor não pode trazer atividades que não atrai o aluno, pois o aluno não tendo atividades para fazer ele  começa a fazer barulho em sala e se dispersa dos estudos.

Quando proporcionamos o brincar, criamos um espaço para que as crianças experimentem e descubram o mundo, de maneira alegre, divertida, dinâmica, criativa. Oportunizamos que a criança seja feliz, seja humanizada (RCNEI, 1998). 

 

Verifica-se através de leituras que as novas linguagens dentro de uma sala de aula vêm conquistando o mundo escolar, pois os alunos apreciam mais as atividades feitas através do lúdico. Sabe-se que estas mudanças que vem acontecendo aceleradamente somos sempre levadas a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. Pois se percebe que  trabalhar com o lúdico atrai a criança e com certeza não tem evasão escolar.

Percebe-se que a atuação do professor em sala de aula é de suma importância, pois o mesmo na educação infantil ele vai proporcionar aos alunos uma base sólida e os alunos através do lúdico ela aprende a gostar da escola e professor. Através da relação entre desenvolvimento da criança e interação com o social, aprendemos que a escola tem  o papel fundamental de dar todo o apoio para o professor e ao aluno para que se segue ao objeto alcançado. E toda a escola precisa ter o seu projeto político pedagógico onde estão todas as normas de uma escola, os objetivos da mesma, os conteúdos, orientação metodológica e avaliação da linguagem oral e escrita na educação infantil.

  • QUAIS SÃO OS OBJETIVOS, OS CONTEÚDOS, ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SORRISO? 

Ao analisar o Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal Flor do Amanhã, nota-se que os objetivos da mesma, os conteúdos, orientação metodológica e avaliação da linguagem oral e escrita na educação infantil, se resumem na primeira etapa da Educação Básica, é reconhecida pela Escola Municipal Flor do Amanhã, situada na Rua: Iraí nº 1100 Bairro Industrial II, como importante aliada na promoção do desenvolvimento da criança pequena.    A escola, como instituição educativo-pedagógica, revela-se como espaço privilegiado para as crianças viverem, também, de diferentes modos, a sua infância. Uma de suas principais características é a possibilidade que cria, diariamente, encontros entre criança-criança, crianças-adultos, adulto-adultos e adultos-crianças-familiares que compartilham tempos e espaços no dia-a-dia educativo.

Ao considerar as crianças como sujeitos de direito, cidadãs e portadoras de vez e voz, a Escola Flor do amanhã e seus profissionais se dispõem a reconfigurar o ideário moderno de infância e de criança. Isso porque percebem a necessidade de ter clareza de que infância é um tempo social eivado de singularidades e de que os modos de viver a condição de criança se manifestam, no cotidiano institucional, sob-roupagem com diferentes formas expressivas.

A Escola Flor do Amanhã considera como objetivo central da ação pedagógica na Educação Infantil a ampliação do repertório cultural das crianças, tendo como eixos curriculares as interações e as brincadeiras, permeadas pelas linguagens musical, oral e escrita, matemática e corporal.      Orienta-se que os professores planejem atividades desafiadoras para e com as crianças; atividades que as desafiem a fazer narrativas, descrições, comparações, relações, construções em várias dimensões, explorando diferentes espaços e materiais; atividades que as provoquem a pensar, tomar decisões e resolver problemas; atividades que tomem como referência conceitos fundamentais que precisam ser explorados em espaços coletivos de Educação Infantil, conforme mapa conceitual e expectativas de aprendizagem definidas em sua Proposta Curricular. Essas dimensões do planejamento sinalizam a necessidade e a possibilidade de uma rotina heterogênea e de um planejamento que seja centrado na partilha entre adulto e criança por meio de Projetos.

A Escola atende nessa etapa de ensino, à criança pequena de quatro anos e realiza a transição para o Ensino Fundamental por meio da documentação pedagógica.

Quanto à organização dos trabalhos a Escola parte do pensamento  de que as experiências escolares ver todos os aspectos do ambiente escolar, para aqueles que compõem a parte do currículo, como os que contribuem de forma para a aquisição dos conhecimentos  socialmente relevantes.

 É, portanto, imprescindível organizar os processos educativos de modo a acompanhar e atender às exigências de aprendizagens em cada etapa do percurso formativo, uma vez que estes se dão em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos estudantes. (BRASIL, 2010).

Na Escola Flor do Amanhã o importante é que, por meio dessas atividades, as crianças tenham condições de desenvolver uma imagem positiva de si, de conhecer progressivamente o próprio corpo, de estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças, de ampliar relações sociais, de observar e explorar o ambiente, de utilizar diferentes linguagens e de ter acesso a manifestações culturais. Sabe-se que o aluno faz parte de uma sociedade, mas os seus primeiros passos é na escola como aluno, neste local ela vai aprender a se socializar com os demais colegas, pois muitos até nesta data ele só se socializava com a família. A criança passa ser um cidadão.

Nota-se que no Projeto Politico Pedagógico da escola Flor, consta que a criança faz parte de uma sociedade, mas neste meio o aluno precisa da orientação dos professores para guiar os seus passos numa sociedade.          Percebe-se que o currículo da Escola baseia-se  na concepção  da construção da identidade da criança. A linguagem, oral e escrita entende-se que o aluno  se comunica através de gestos, cantos, pois sabe-se que a comunicação entre as crianças  é de suma importância. Os alunos também se comunicam através do desenho, muitas vezes é através do desenho que a criança expressa suas emoções. Para isso o professor precisa ficar atento aos desenhos dos alunos, organizando as atividades diariamente, conversar com os mesmos.

Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de tudo, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. É importante que o educador observe o que as crianças brincam como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaço prefere ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momento do dia está mais tranquilo ou mais agitado. (BARBOSA e HORN, 2001, p. 68).

Destaca-se que o professor precisa observar o aluno de que maneira o mesmo vem brincando, o professor precisa desta observação para ver se seu objetivo que planejou está sendo alcançado, sabe-se que o brincar no pensamento escolar da educação infantil constitui-se um desafio por ser ainda interpretado de maneira equivocada por alguns professores, mas que deve ser encarado como uma realidade do processo educacional.

Diante disso, percebemos o importante papel da escola para com o aluno, pois é na escola que o mesmo vai aprende a socializar através da brincadeira, e através da escola que o mesmo vai aprender as primeiras letras, por isso é indispensável que o profissional da educação infantil esteja de fato envolvido com o educando.

Na instituição de educação infantil, podem-se oferecer as crianças condição para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil. (RCNEI 1988, p. 23)

Percebe-se que o ato de brincar é defendido pelo Referencial Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), pois é relatado que através do brincar o aluno se desenvolvem em relação a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade, entre outros.

Sabe-se que o brincar como rege no Projeto Político Pedagógico que o brincar é realmente uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia, pois se percebe que a criança se comunica através de sons, músicas, canto, desenho, gestos, choro. O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.

Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a auto-estima. (RCNEI, 1998, v.1, p. 31)

Percebe-se que existe professores que ainda não tem a consciência  da importância do seu papel no ensinar as crianças, a responsabilidade que tem em suas mãos, nota-se que professores brincam com as crianças, mas no sentido de dar um descanso para os mesmos, soltando os alunos e deixando os a vontade sem nenhum objetivo.

Com o estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Flor do Amanhã percebemos que  os professores desta unidade tem experiências diferenciadas das outras, pois lá funciona o Mais Educação, onde tem oficinas para as turmas e junto com estes alunos tem a turma da Educação Infantil, onde os professores trabalham a coordenação motora, corrida, música e dança.

O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados. (RCNEI, 1998, p.24).

É muito importante para uma escola ter o período integral, onde os alunos possam ficar com atividade extra na escola onde estudam, e o mesmo tem novas experiências, o professor se torna um mediador das atividades dando oportunidade de novas experiências e não privando os mesmo em aprender através do lúdico descobrindo novo conhecimento, a sua capacidade de perceber e descobrir o mundo em que vive, através das atividades feitas fora da sala de aula, vivenciando o concreto.

  • QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS MATERIAIS PRODUZIDOS, A TEORIA DAS CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 

De início é interessante destacar que ensinar ciências aos alunos da Educação Infantil é um grande desafio ao professor, o mesmo deve estimular os alunos à descoberta, desafiando-os sempre deixando os mesmos olhar o ambiente, para que a criança possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse, e possibilitar a sensibilidade e percepção através das categorias que envolvem a natureza, vivenciarem diferentes experiências que permitam, através dos sentidos, a compreensão dos elementos e fenômenos da natureza.

A partir da interação entre a criança e o objeto, as crianças criam vínculo com a linguagem científica e desenvolve a capacidade de reflexão, o professor precisa sempre que puder levar os alunos para estudar  fora da sala de aula.          Nota-se que é muito importante estudar ciência com o lúdico, sabe-se que o professor deve passar o conteúdo ao aluno, não só passar o conteúdo e sim estimular a curiosidade do aluno.

Percebe-se que o tema ciências na educação infantil não é visto como uma matéria que o professor é obrigado a passar, mas sim é um acontecimento diário, existem alunos que são desanimados e nada serve para ele, cabe o professor estimular este aluno a ver o mundo com outro olhos, levando-o para fora da sala, existem sementes, animais, plantas, folhas diferentes, pedras diferentes, o que o aluno gosta é ver  coisas diferenciada e não somente  giz e papel dentro de uma sala de aula.

Verifica-se que a missão do professor é justamente expandir os horizontes com atividades práticas, como o simples ato de desenhar. O pátio da escola deve ser usado com freqüência. O professor fazer tarefas ao ar livre, mesmo que sejam conversas simples, são muito produtivas e ajudam o aluno a assimilar o conteúdo, sendo sempre orientado pelo educador, pois  em contato com o meio ambiente ajuda estimular os sentidos das crianças, existem aqui em Sorriso parques ecológicos que o professor pode levar os alunos lá, não só ter contato com árvores e sim ver os peixes tamanho, espécie que existe no lago.

Sabe-se que existe também formas das crianças com o professor ver o modelo de sementes, plantá-las ver quantos dias levam para nascer, crescer, isso é gratificante ao aluno, poder participar  do nascimento de uma planta que é plantada por eles mesmos, isso ensina a criança dar valor ao meio ambiente e cuidar das plantas desde pequenos, ela transportará essa preocupação com a natureza à suas relações sociais. O aluno aprenderá a cuidar dos pertences, a escolher amigos para brincar, a problematizar e a buscar respostas para outros questionamentos.

Com estas atividades o professor deve e tem a oportunidade de avaliar os alunos, percebe-se que o professor enfrenta grandes desafios em ensinar ciências, muitas vezes o professor acha difícil em planejar algo diferente,o professor precisa ter  a formação contínua e o acompanhamento dos docentes em sua tarefa são a chave para enfrentar os obstáculos.

[...]